Iniciante

fome um retrato da desigualdade social no brasil

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  A fome é a ausência de alimentos por longos períodos em um corpo humano. no Brasil existem mais 212 milhões de habitantes sendo que 116,8 milhões deles passam fome, apesar do grande progresso da redução substancial da fome comparado aos anos 2000 a falta de comida para milhares de pessoa no Brasil continua. esse processo é resultado da desigualdade de renda. nessa perspectiva, observa-se que a fome e a desigualdade social caminham lado a lado no século XXI e vale analisar as suas causas e consequências. 

  Apesar da iniciação das fábricas industriais terem aumentado a produção alimentícia, não foi suficiente para erradicar a fome no mundo, visto que o grande problema é o acesso dos alimentos, as pessoas não têm como pagar. os países desenvolvidos detêm uma maior quantidade dessa produção, hoje tem se mais do que o suficiente para alimentar toda a população mundial, e ainda sobraria para jogar um terço dessa produção fora. assim fazendo necessária a prática das fábricas indústrias, porém ainda há estorvo para mitigar essa problemática 

  No livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano mata o seu papagaio de estimação para servir de alimento a ele e a sua família. é possível perceber que a uma relação com a desigualdade social, visto que o mesmo recebe menos alimentos por fazer parte de um nível social baixo. e assim permanecendo e passando adiante. 

  Portanto, a fome também é um problema econômico e social. logo, o serviço público deve tomar uma iniciativa maior com relação a distribuição de renda de alimentos, como a assistência social, o bolsa família. incentivam a população a repensar nos desperdícios alimentares e na distribuição de alimentos. assim, o Brasil poderá atenuar os efeitos dessa problemática.

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9 Correções

  1. Olá!

    C1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. 160

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. 160
    Nota final: 800

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  2. Algumas correções:
    A fome é a ausência de alimentos por longos períodos em um corpo humano. (1)no Brasil existem mais 212 milhões de habitantes(2) sendo que 116,8 milhões deles passam fome, apesar do grande progresso da redução substancial da fome comparado aos anos 2000(3) a falta de comida para milhares de pessoa(4) no Brasil continua. esse processo é resultado da desigualdade de renda. nessa perspectiva, observa-se que a fome e a desigualdade social caminham lado a lado no século XXI e vale analisar as suas causas e consequências.
    (1) Vou apontar esse erro somente uma vez, apesar de você ter cometido ele durante todo o texto. Após o ponto final, inicie a próxima frase com letra maiúscula. É uma regrinha simples e básica.
    (2) (3) Vírgula.
    (4) Concordância. Milhares de pessoaS.

    Apesar da iniciação das fábricas industriais terem aumentado a produção alimentícia, não foi suficiente para erradicar a fome no mundo, visto que o grande problema é o acesso dos(1) alimentos, (2) as pessoas não têm como pagar. os países desenvolvidos detêm uma maior quantidade dessa produção,(3) hoje tem se mais do que o suficiente para alimentar toda a população mundial, e ainda sobraria para jogar um terço dessa produção fora. assim fazendo necessária a prática das fábricas indústrias, porém ainda há estorvo para mitigar essa problemática
    (1) Acesso “AOS” alimentos seria melhor, não acha?
    (2) Seria interessante colocar um “pois as pessoas…” ou simplesmente terminar a frase aqui. Evite criar frases longas no ENEM, a chance de você acabar errando é maior.
    (3) Acredito que aqui seria um ponto final ou você precisaria reestruturar essa frase.

    No livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano mata o seu papagaio de estimação para servir de alimento a ele e a sua família. é possível perceber que (1)a uma relação com a desigualdade social, visto que o mesmo recebe menos alimentos por fazer parte de um nível social baixo.(2) e assim permanecendo e passando adiante.(2)
    (1) Aqui o correto é “há” de haver. “A” é um artigo.
    (2) Não entendi esse final. Esse permanecendo e passando adianta não era em relação a oração anterior? Seria melhor ter colocado uma vírgula ali, e não um ponto final.

    Portanto, a fome também é um problema econômico e social. logo, o serviço público deve tomar uma iniciativa maior com relação a distribuição de renda de alimentos, como a assistência social,(1) o bolsa família.(2) incentivam a população a repensar nos desperdícios alimentares e na distribuição de alimentos. assim, o Brasil poderá atenuar os efeitos dessa problemática.
    (1) Se você utiliza a vírgula aqui e utiliza o ponto final logo em seguida (2), tem algo errado. Caso você fosse terminar a listagem ali mesmo, utilizasse “como a assistência social E o bolsa família” e não a vírgula, que indicia que há mais exemplos.
    (2) Aqui seria melhor nem pontuar. Ficou estranho.

    Você escreve bem e parece que já entendeu como o ENEM quer a redação. Minhas dicas é você procurar entender sobre pontuação, pois o seu texto possuem vários problemas de pontuação que tirariam sua nota 200 na C1.
    Precisa se ligar nesse começo de frase com letra minúscula também, aqui na internet tá liberado, mas com certeza, na hora da prova, não.
    Último ponto, dê uma lida quando você terminar a sua frase e veja se está tendo sentido realmente. Algumas partes, que eu já pontuei acima, não tinham relação com as pontuações que você utilizou ou com o que foi dito anteriormente. Ademais, vale a pena dar uma olhada em redações nota mil também.

    Boa sorte, e continue treinando!

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  3. Olha , eu não sou muito boa em redação, mais na “minha” opinião você esqueceu algo que é de extrema importância, algo muito cobrado no ENEM, e em qualquer vestibular, que é a pontuação é você pecou um pouquinho com isso, mais tirando isso esta perfeita, e antes que eu mês esqueça, o seu título está com letras minusculas, acho que em um vestibular isso ia ser motivo pra perder pontos, apesar do titula não ser obrigatório no Enem, e sempre bom colocar é escrever de maneira correta. :)

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  4. Estou começando as correções agora, vou realmente ser sincera, sua redação está ótima, mas existem alguns erros de pontuação, também na questão da construção dos argumentos e na sua conclusão, que precisa de maior explicação por eu não ter identificado todos os pontos exigidos, ademais, focando nesses erros, terá um grande progresso.
    C1= 160
    C2 = 200
    C3 = 160
    C4 = 160
    Nota = 820
    C5 = 140

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  5. Não tenho ciência e ainda não estou pronta para citar erros e acertos na redação
    Mas gostei bastante, retratou bem a infeliz realidade principalmente no Brasil . O terceiro parágrafo ficou excelente, sem nenhum defeito de ortografia ou pontuação. Em sua conclusão não tem defeito algum porém poderia ter sido acrescido retomando o primeiro parágrafo do seu texto que ele ia fechar e sem muito bem coeso. São apenas pontuações que espero que te ajude! No mais você tem um bom domínio da linguagem culta, não evidenciei muito erros de ortografia e nem de pontuação. Parabéns! Nota: 840

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  6. A fome é a ausência de alimentos por longos períodos em um corpo humano. no Brasil existem mais 212 milhões de habitantes sendo que 116,8 milhões deles passam fome, apesar do grande progresso da redução substancial da fome comparado aos anos 2000 (1) a falta de comida para milhares de pessoa no Brasil continua. esse processo é resultado da desigualdade de renda. nessa perspectiva, observa-se que a fome e a desigualdade social caminham lado a lado no século XXI e vale analisar as suas causas e consequências.
    Apesar da iniciação das fábricas industriais terem aumentado a produção alimentícia, não foi suficiente para erradicar a fome no mundo, visto que o grande problema é o acesso dos alimentos, as pessoas não têm como pagar. (3) os países desenvolvidos detêm uma maior quantidade dessa produção, hoje tem se mais do que o suficiente para alimentar toda a população mundial, e ainda sobraria para jogar um terço dessa produção fora. assim fazendo necessária a prática das fábricas indústrias, porém ainda há estorvo para mitigar essa problemática.
    No livro Vidas Secas, de Graciliano Ramos, o personagem Fabiano mata o seu papagaio de estimação para servir de alimento a ele e a sua família. (3) é possível perceber que a uma relação com a desigualdade social (2) , visto que o mesmo recebe menos alimentos por fazer parte de um nível social baixo. (1) e assim permanecendo e passando adiante.
    Portanto, a fome também é um problema econômico e social. logo, o serviço público deve tomar uma iniciativa maior com relação a distribuição de renda de alimentos, como a assistência social, o bolsa família. incentivam a população a repensar nos desperdícios alimentares e na distribuição de alimentos. (3) assim, o Brasil poderá atenuar os efeitos dessa problemática.
    Observações:
    1= coloque uma vírgula.
    3= coloque um conectivo e/ou deve iniciar com letra maiúscula.
    2= explique como se dá a desigualdade no país.

    C1(200) = A CI te avalia em demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    C2(160) = A CII te avalia em compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    C3(120) = A CIII te avalia em selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    C4(120) = A CIV te avalia em demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
    C5(160) = A CV avalia uma proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
    Nota: 760

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  7. não sou boa em redação, mais avaliando a sua em minha opinião está ótima.
    as citações são bem importantes e se destacaram muito bem, pela a avaliação dos comentários faltou muito pouco para chegar em nota:1000, com o tempo e desenvolvimento das técnicas sua redação deixara todos de boca aberta, inclusive eu.

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  8. Pontuações importantes, é relevante dizer de qual meio de comunicação você retirou os dados mencionados no primeiro parágrafo do texto. O segundo parágrafo do seu texto está muito bom, porém, faltou repertório para validar a sua opinião, é importante ressaltar que o repertório tem que ser produtivo PRO MODELO ENEM. O terceiro parágrafo ficou excelente, sem nenhum defeito de ortografia ou pontuação. Em sua conclusão não tem defeito algum porém poderia ter sido acrescido retomando o primeiro parágrafo do seu texto que ele ia fechar e sem muito bem coeso. São apenas pontuações que espero que te ajude! No mais você tem um bom domínio da linguagem culta, não evidenciei muito erros de ortografia e nem de pontuação. Parabéns! Nota: 840

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  9. Concordo plenamente com sua Redação
    Não tenho ciência e ainda não estou pronta para citar erros e acertos na redação
    Mas gostei bastante, retratou bem a infeliz realidade principalmente no Brasil .
    Ainda sou iniciante mas pelo o que aprendi aqui no site com as correções na minha redação é a falta de opinião no texto
    Indico essa dica a Você também
    Mas na minha opinião esta de parabéns
    👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

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