“A tontura da fome é pior do que a do álcool […] Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”, diz um trecho do livro “Quarto de despejo”, obra de Carolina de Jesus feita em 1960, mostrando que a fome é um problema persistente ao longo da história do país, e que prevalece nos dias atuais. Diante da atual situação brasileira, esse empecilho foi ainda mais agravado pelo atual vírus da Covid-19 e pela desigualdade social, que atinge, majoritariamente, as mesmas vítimas.
Carolina era uma mulher preta e favelada que trabalhava como catadora de lixo, e na maior parte de sua vida, lutou contra a fome e a miséria. Assim também, essa é a realidade de muitas pessoas no Brasil, que vivem ou sobrevivem sabendo que terão sorte se houver pelo menos uma refeição ao dia, mães que como ela, deixam de comer para alimentar seus filhos, que crescem acostumados com a fome. Nesse sentido, a desigualdade social é o principal fator que agrava a miséria, pois os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres, assim sucessivamente, de geração em geração prevalecendo a desproporção econômica da população.
Atualmente, com a pandemia de Covid-19, temos como consequência social e econômica no Brasil, a insegurança alimentar. Visto que, essa inseguridade decorre dos pais estarem desempregados, seus filhos que antes faziam de 2 a 3 refeições nas escolas agora só se alimentam em casa, pois as escolas estão fechadas, além dos mantimentos estarem absurdamente caros. Ademais, após uma pesquisa realizada em novembro e dezembro de 2020, nota-se que, em relação à cor da pele das pessoas entrevistadas, os pardos e os pretos, são os que mais sofrem com a carência alimentar, que também é mais frequente em casas chefiadas por mulheres.
Portanto, conclui-se que, esse problema sempre esteve presente em nossa sociedade, com as mesmas vítimas, ou seja, pretos e pardos, favelados e analfabetos que são os principais alvos da fome e da miséria, que sofreram ainda mais ao longo da pandemia. Logo, faz-se necessário, mobilização do Ministério da Cidadania e o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), para realizarem campanhas de doações de cestas básicas, através de ONGs e projetos sociais que promovam assistência social a essas famílias combatendo à fome, e ações que disponibilizem empregos, para que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos, alimento na mesa, boa saúde e consequentemente, uma qualidade de vida melhor.
Fome no Brasil: Um problema persistente. (ENEM)
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Estercar
Boa tarde, os parágrafos não foram definidos muito bem, dê uma olhada na próxima.
“[1]“A tontura da fome é pior do que a do álcool […] Percebi que é horrível ter só ar dentro do estômago”, diz um trecho do livro “Quarto de despejo”, obra de[3] Carolina de Jesus feita em 1960, mostrando[2] que a fome é um problema persistente ao longo da história do país, e que prevalece nos dias atuais. Diante da atual situação brasileira, esse empecilho foi ainda mais agravado pelo atual vírus da Covid-19 e pela desigualdade social, que atinge, majoritariamente, as mesmas vítimas.”
1; acredito que começar já com o trecho da obra não seria muito bom pois a atenção do leitor fica meio dispersa. Na próxima, escreva: “Na obra “Quarto de despejo, da autora brasileira Carolina de Jesus, …”
Uma coisa que eu pensei agora foi ao invés de você escrever o trecho (coisa que raramente você vai lembrar durante a prova), faça menção do eu lírico, ex: “o eu lírico denuncia o cenário de fome em que passa.”
2: uso do gerúndio, ele não tira pontos mas eu não gosto de usa-lo na redação pois acho que deixa o texto informal.
3: o que a autora é? autora, pensadora, educadora?
– a tese que identifiquei (a fome é um problema persistente) estava junto com a contextualização, o que faz parecer que ela faz parte da contextualização e que não tenha uma tese.
– tente separar bem as frases, tipo, não delimite ela por virgulas e sim por pontos finais.
– os seus argumentos são: desigualdade social e covid, mas o que o covid contribui para a fome? tente especificar.
“[1]Carolina[2] era uma mulher preta[3] e favelada[3] que trabalhava como catadora de lixo, e na maior parte de sua vida, lutou contra a fome e a miséria[4]. Assim também, essa é a realidade de muitas pessoas no Brasil, que vivem ou sobrevivem sabendo que terão sorte se houver pelo menos uma refeição ao dia, mães que como ela, deixam de comer para alimentar seus filhos, que crescem acostumados com a fome[5]. Nesse sentido, a desigualdade social é o principal fator que agrava a miséria[6], pois os ricos ficam cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres[7], assim sucessivamente, de geração em geração prevalecendo a desproporção econômica da população.[8]”
1; comece com um conectivo (a priori, primeiramente, em primeira análise)
2: quem é carolina??
3: palavra não dicionalizada, troque por um sinonimo ou escreva entre aspas.
4; de acordo com qual site? não se pode usar informações sem fontes
5; trabalhe melhor o argumento
6; é o mesmo que você falou na introdução; trabalhe isso melhor
7; tem um sociologo que trabalho essa teoria, você poderia usa-lo no texto
8; faltou a finalização do desenvolvimento
“[1]Atualmente, com a pandemia de Covid-19, temos como consequência social e econômica no Brasil, a insegurança alimentar[2]. [3]Visto que, essa inseguridade decorre dos pais estarem desempregados, seus filhos que antes faziam de 2 a 3 refeições nas escolas agora só se alimentam em casa, pois as escolas estão fechadas, além dos mantimentos estarem absurdamente caros. Ademais, após uma pesquisa realizada em novembro e dezembro de 2020[4], nota-se que, em relação à cor da pele das pessoas entrevistadas, os pardos e os pretos, são os que mais sofrem com a carência alimentar, que também é mais frequente em casas chefiadas por mulheres.[5]”
1: adicione um conectivo, ex: ademais, entretanto, contudo
2; ao invés de escrever sobre covid na introdução, você poderia ter escrito isso.
3; adicione um conectivo, ex: nesse sentido, em vista disso
4; qm fez essa pesquisa?
5; faltou a finalização do desenvolvimento
“Portanto, conclui-se que,[1] esse problema sempre esteve presente em nossa sociedade, [2]com as mesmas vítimas, ou seja, pretos e pardos, favelados e analfabetos que são os principais alvos da fome e da miséria, que sofreram ainda mais ao longo da pandemia[2]. Logo, faz-se necessário,[3] mobilização do Ministério da Cidadania e o SISAN (Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional), para realizarem[4] campanhas de doações de cestas básicas, através de ONGs e projetos sociais que promovam assistência social a essas famílias combatendo à fome, e ações que disponibilizem empregos, para que essas pessoas tenham acesso aos seus direitos, alimento na mesa, boa saúde e consequentemente, uma qualidade de vida melhor.[5]”
1; retire a virgula
2; apague isso
3; retire a virgula e adicione um “a”
4; troque por “para a realização de”
5; faltou a finalização da redação
– agente; ministério da cidadania e sisan
– ação; campanhas de doação de cesta básica (se eu fosse escrever, trocaria por “arrecadação e distribuição de cestas básicas” pois a palavra “campanha” sofre bastante preconceito pelos corretores)
-meio; ong e projetos sociais
– fianlidade; pessoas terem acesso ao direito
– dertalhamento; não identifiquei
c1; 120
c2; 120
c3; 120
c4; 120
c5; 160
total; 640
AnakarolinaSilva
Olá
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa- nota 200
Você escreve muito bem.
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa-nota 180
avalia-se, a compreensão da proposta de redação, ou seja, se compreendeu o tema proposto pela prova. Verifica-se se houve atendimento ao gênero solicitado.
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- nota 200
A discussão realizada foi muito boa, além da pertinência das ideias selecionadas para compor o texto.
Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 160
Precisa melhorar na estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência são pontos importantes para atingir a pontuação máxima.
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos- nota 160
Para elaborar uma proposta de intervenção completa, são necessários quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?). Faltou isso.
livsnts
Olá, Dani! Tudo bem?
Eu gostei bastante do repertório que você utilizou e da ligação que fez sobre a escritora no d1.
Percebe-se o foco sobre as vítimas no seu texto e seria interessante se também estivesse especificado na sua tese, deixando-a mais consistente.
Também é muito importante você dizer a fonte da pesquisa e detalhar suas ações na proposta de intervenção. E aah, aproveite os sinônimos!
Além do mais, sua redação está muito boa, clara e com argumentos fortes. Bons estudos e sucesso!!