FOME NO BRASIL: COMO GARANTIR DIREITOS HUMANOS EM UM MUNDO CONSUMISTA?

  • 0

No filme “Parasita” uma família de sul-coreanos vive um drama, onde pela causa do desemprego, moram em um lugar não adequado a condições humanas e passam fome, ao contrário de muitas pessoas que vivem a realidade inversa. Isso também ocorre no Brasil, onde cerca de 1,7% das pessoas não têm sempre um alimento à disposição.

Em primeiro lugar, segundo a revista “Pragmatismo político”, cerca de 805 milhões de pessoas no mundo lutam por comida diariamente, equivalente a 10% da população mundial. O continente que mais sofre com esse problema é a África, onde 236 milhões de habitantes vivenciam isso, segundo a FAO, Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura. No Brasil, essa crise vem diminuindo a cada ano, de 1990 a 2014, a taxa de pessoas que passam fome no país foi de 14,8% a 1,7%, porém esse número ainda é gritante, pois a porcentagem atual implica cerca de 3,4 milhões de indivíduos necessitando comida.

Além disso, segundo o representante da FAO no Brasil, Allan Bojanic, cerca de 43 milhões de crianças são alimentadas diariamente nas escolas, sendo que grande parte delas vão à escola com o intuito de se alimentar, já que em suas casas isso não ocorre. Porém, ainda há uma falta de incentivo do governo a essas escolas, como por exemplo em 2016, onde as crianças de uma escola pública do Rio de Janeiro,foram impossibilitadas de receber a refeição pois não haviam panelas.

Portanto, é necessário que o governo tome providências para melhorar o quadro atual. Para que a fome seja combatida em um mundo consumista, o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos faça um investimento a famílias necessitadas, por meio de cestas básicas ou dinheiro, e também com a ajuda da população que não passa por esta situação,com a ajuda de doações para as famílias necessitadas, ao invés de comprar mais que o necessário e acabar jogando no lixo o que passou da validade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá, Leitee. Assisti esse filme e realmente se enquadra muito no tema da redação . Lendo sua redação, tive a sensação de estar lendo uma matéria em um jornal ou na internet; o que é muito bom. muitos dados interessantes, muita informação . Mostra que você está por dentro do assunto . Sua redação está muito boa e com treino a tendencia é somente melhorar . Rumo aos mil pontos!
    Boa sorte!

    • 1
  2. Olá! O fato de começar a introdução citando um filme é muito interessante, e em conjunto com os dados apresentados vc consegue demonstrar que entendeu bem a proposta do texto, além disso, outro ponto que explicita essa compreensão é quando vc afirma o tema logo no primeiro parágrafo (fome no Brasil). Apesar do grande volume de dados citados, eu sinto falta da interpretação desses por meio de argumentação, por exemplo, está claro que a tese do segundo paragrafo é o fato de muitas crianças serem alimentadas na escola, em cima disso vc discorre sobre o episódio (que se vc estendesse um pouquinho mais ficaria ainda melhor- por que essas crianças não tem comida em casa? Quais refeições elas fazem? Elas só tem oportunidade de alimentar-se nesse ambiente? ) e apresenta uma problemática (a falta de investimento do governo), entretanto, isso não ocorre no segundo paragrafo. Em resumo sua redação ficou muito boa, creio que sua nota gire em torno de 850. Parabéns!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.