Iniciante

Fome no Brasil – Como enfrentar esse problema?

  • 1

Segundo Oscar Wilde, “O primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”, o escritor britânico se refere à necessidade de progressão na sociedade. Similarmente, é preciso dar o primeiro passo em relação à fome no Brasil, pois ainda é um impasse a ser resolvido. Nesse contexto, a ineficiência estatal e a má distribuição dos alimentos corroboram a problemática.

Diante desse cenário, vale ressaltar que a ineficácia estatal é um fator contribuinte com o problema da fome. Ademais, conforme pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a insegurança alimentar grave atinja 7 milhões de pessoas no Brasil. Partindo desse pressuposto, o Estado não realiza investimentos suficientes para suprir as necessidades básicas da população, uma vez que não investe na agricultura de subsistência nem na agricultura familiar. Sendo assim, é inadmissível que em um país onde se cobra altas taxas de impostos, não seja possível oferecer alimentação de qualidade aos cidadãos.

Outrossim, a má distribuição dos alimentos também é um fator que contribui com o imbróglio. Nesse sentido, a Revolução Verde, ocorrida no século XIX, trouxe vários avanços na produção agrícola e aumentou a oferta de alimentos. No entanto, nota-se que, apesar dessa evolução, a fome não foi sanada, isso porque não é causada pela falta de comida, mas sim pela sua má distribuição. Dessa forma, pessoas de baixa renda são prejudicadas pelo difícil acesso a esses recursos vitais, devido ao seu alto preço.

Portanto, o Governo Federal deve investir na agricultura de subsistência, por meio de contratação de pequenos agricultores, com o envio de verbas para aumentar essa produção agrícola, a fim de melhorar a alimentação dos cidadãos. Além disso, cabe ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, como instância máxima responsável pela agricultura no Brasil, promover uma melhor distribuição dos alimentos produzidos, por meio de destinação desses produtos para o consumo em pequenas e grandes regiões. Espera-se, com isso, dar o primeiro passo citado por Oscar Wilde e reduzir a fome no Brasil.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oie, vou avaliar sua redação, espero te ajudar!

    Introdução: Impecável, bem embasado o repertório, soube conectar com o tema e, o mais importante, conseguiu problematizar bem.

    Desenvolvimento 1 e 2: Estão bem diretos, sem enrolação. Cuidado com o uso do “Porque”, estude os 4, sendo eles.
    “Porque” = Resposta.
    “Por que” = Pergunta.
    “Porquê = Motivo.
    “Por quê” = “por qual razão” ou “por qual motivo”, no final de frase e, portanto, antes de ponto-final, ponto de exclamação ou de interrogação.

    Estão bem escritos, mostra que realmente houve um planejamento ao realizar esta redação.

    Conclusão: Tome cuidado ao colocar meio/modo antes da ação. Primeiro vem o agente, depois ação (logo em seguida o detalhamento, se preferir detalhar a ação) e só depois o meio/modo, por último a finalidade.
    Recapitulando = Agente + Ação + Detalhamento + Meio/Modo + finalidade.

    Competência 1 = 160 pontos.
    Competência 2 = 200 pontos.
    Competência 3 = 200 pontos.
    Competência 4 = 160 pontos. (Cuidado com os conectivos).
    Competência 5 = 160 ponto. (Faltou detalhar mais, devido à desordem na conclusão, ficou confuso e dá a entender que falta algo).

    Total = 880 pontos.

    Parabéns, mandou muito bem!!
    Não desista, sempre pratique a escrita de pelo menos 1 redação…confie na sua capacidade, esse é o segredo para melhorar, pois seu cérebro precisa de incentivo e isso é o “remédio”.
    Bons estudos, qualquer coisa estou à disposição!

    • 1
  2. Olá, vou corrigir sua redação, espero que te ajude de alguma forma!

    Introdução: apresenta uma contextualização sobre a temática, apresentação e tese sobre o assunto a ser discutido. Acredito que estão claros e coesos ao padrão do Enem, porém há alguns ortográficos.

    Desenvolvimento: seus argumentos estão bons, mas para atingir nota máxima é preciso exemplificar sobre o contexto atual, cite exemplos que são impactados pelo fator citado no segundo paragrafo de desenvolvimento.

    Conclusão: acredito que sua conclusão esta nos parâmetros do ENEM.

    C1:160
    C2:200
    C3:160
    C4:200
    C5:200

    TOTAL: 920

    • 1
  3. Vamos lá!

    C1 (DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA
    PORTUGUESA)
    Encontrei erros na pontuação, como por exemplo no início do texto, onde vc poderia ter escrito da seguinte forma:
    Segundo Oscar Wilde, “o primeiro passo é o mais importante na evolução de um homem ou nação”. O escritor britânico se refere à necessidade de progressão na sociedade.

    E também no segundo parágrafo, onde acredito que tenha sido um erro de digitação: “[…]a insegurança alimentar grave ATINGE 7 milhões de pessoas.”

    C2 (COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS
    DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO)
    Achei muito bom o seu repertório.

    C3 (SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES,
    FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA)
    Achei que você poderia ter explicado e detalhado essa má distribuição de alimentos dando exemplos, não apenas afirmando que é um fator.

    C4 (DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS
    NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO)
    Relacionou as partes do texto com poucas inadequações (não percebi nenhum erro nesse sentido)

    C5 (ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA
    ABORDADO)
    Perfeito

    Eu daria nota 840.

    Continue treinando e bons estudos!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.