FOME (ENEM)

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Na obra “Vidas Secas” de Graciliano Ramos, é retratada a fuga de Fabiano e sua família da seca e miséria do Nordeste, e onde, em certo momento, foi-se necessário matar e comer o papagaio de estimação da família, buscando saciar a fome. Embora a obra date décadas passadas, ao se analisar a conjuntura brasileira atual, a fome é persistente na sociedade brasileira pois é um assunto negligenciado pelo Poder Público. Diante disso, algumas medidas são necessárias para solucionar a questão, a qual tem como causas o descaso governamental e a insensibilidade social.

Nesse sentido, constata-se o desserviço estatal como uma das causas da fome no país. Sob esse viés, o filósofo Aristóteles afirmou que a política, por meio da ética, deveria promover a felicidade e o bem-estar dos cidadãos. Entretanto, no contexto brasileiro, a premissa do filósofo não é efetiva na prática, pois o Poder Público falha na erradicação da fome e da miséria, onde para milhões de pessoas não há a possibilidade de acesso à alimentos. Dessa forma, devido à omissão governamental, a problemática é agravada no meio social.

Ademais, a sociedade tem papel determinante na permanência da fome no Brasil. Nesse contexto, o sociólogo Zygmunt Bauman, em seu livro “Cegueira Moral: a perda da sensibilidade na modernidade líquida”, elucida acerca de como as pessoas comportam-se de modo indiferente em relação ao outro. De maneira análoga, na realidade nacional, essa tese pode ser exemplificada com a insensibilidade da sociedade e falta de auxílio para com pessoas que passam fome. Desse modo, como consequência da apatia coletiva diante da problemática, o impasse perdura no país.

Logo, é preciso soluções para reverter a questão da fome. Para isso, cabe ao governo, juntamente com a mídia, promover campanhas, oficinas e palestras na escola junto de um profissional especializado no assunto, com o fito de conscientizar e sensibilizar a comunidade escolar sobre a fome que ocorre no Brasil, pois assim, seria estabelecida a harmonia social no país. Dessa forma, tais medidas, quando cumpridas, formarão uma sociedade a qual destoe da obra “Vidas Secas”.

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2 Correções

  1. Olá, tudo bem? Espero que sim! Vamos lá:

    Introdução: ótima introdução. Apresenta citação coerente ao tema e teses bem marcadas facilitando o entendimento sobre o quê o texto irá tratar, só mais atenção na quantidade de vírgulas e no titulo que é generalizado.
    Desenvolvimento:

    D1: bom parágrafo. Possui tópico frasal, repertório e argumentos que justificam tal citação, além de relacioná-lo com a realidade da nossa sociedade.

    D2- adorei esse desenvolvimento, esta muito bem escrito e apresenta argumentos pertinentes ao que foi dito na tese.

    Conclusão: a sua conclusão apresenta: agente + ação + efeito + detalhamento, ou seja,apenas 4 elementos necessários para se construir uma proposta de intervenção, ainda falta o meio/efeito nesse paragráfo. Por seguinte, fato de você ter retomado o que foi dito no primeiro parágrafo também contribui para a sua nota final.

    Comp. 1- gramática: 200
    Comp. 2- repertório: 200
    Comp. 3- Projeto de texto: 140
    Comp. 4- Coerência: 200
    Comp 5- Proposta de intervenção: 160
    Total: 820
    Peço desculpas se interpretei alguma parte errada! Continue treinando, você possui muito potencial!
    Espero ter ajudado e bons estudos!!!

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  2. Olá, não sou corretora mas vou seguir as observações feita pelos Cira Redação!
    Em geral, seu texto é muito bem articulado, você tem uma ótima escrita! Você retomou o tema, usou repertórios bem elaborados e soube como mostrar sua opinião.
    Observação:
    Primeiro Parágrafo: “a fome é persistente na sociedade brasileira pois”[…] – brasileira, (uso da vírgula) pois.
    Apenas isso, em geral, sua nota é 840! Espero ter ajudado

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  3. ERRO GRAVISSÍMO – NÃO TREINE COM TEMAS AMPLOS COMO, SIMPLESMENTE, FOME, PESQUISE TEMAS ELABORADOS NO PADRÃO ENEM
    ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS CONFORME O ENEM :
    C1: 12O – INÚMEROS ERROS DE VÍRGULA E CONCORD NCIA NOMINAL E VERBAL
    C2: 200
    C3: 160 – PARTES MUITO ABRANGENTES
    C4: 200
    C5: 160 – CADÊ O MODO/MEIO?
    TOTAL: 840 PONTOS

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