Por gentileza… Corrija seguindo os padrões do ENEM.
Espero que gostem
Em “Vendemos nossa alma para o celular?” de Luca Martini, que é youtuber, escritor e missionário; descreve que a internet, em uma visão geral, começou bem, mas com o avanço da tecnologia, tem levado a população brasileira – e as demais populações – a “vender sua alma” para o que antes deveria trazer liberdade de informação, contudo, atualmente tem levado para problemas físicos e mentais.
O Psicologista social, Jonathan Haidt, no documentário “O Dilema das redes”, mostra que, entre o ano de 2009 até 2018, o número de suicídios entre as meninas de 10 até 14 anos foi de 151%; a causa: as mídias sociais. Em aplicativos, como o Instagram, é visto a grande busca pela “aprovação da massa”, como chama Luca Martini. Aprovação da massa nada mais é do que a busca pela aceitação de pessoas e, essa busca, tem induzido os adolescentes a seguirem as coisas “do momento” para ter uma grande quantidade de curtidas e seguidores. Mas a situação só piora quando é compreendido que, a grande causa de suicídios não é por não alcançar grande números de curtidas, mas sim pela quantidade de pessoas que menosprezam, oprimem e ofendem as postagens de qualquer indivíduo. Para uma geração, chamada por Tristan Haris de “Geração Z”, tão diferente das anteriores, a depressão surge e, com o passar do tempo, o suicídio, que é eminente.
Entretanto, as redes sociais não apresentam apenas problemas mentais, mas físicos. No site do Dr. Drauzio Varella, relata que a obesidade é a nova faceta que a tecnologia das telas de celular tem proporcionado. Mesmo que o estudo mostre que há uma diminuição de acesso a Tv no meio infantil, as telas de celular têm levado a crianças – e adolescentes quanto adultos – a uma vida de sedentarismo. A falta de atividades físicas pela troca dos smartphones está sendo o grande vilão para a saúde humana, assim como o grande brilho das telas apresenta um grande aumento de pessoas com problemas de visão – principalmente no meio pré-adolescente.
O Ministério da Educação e Cultura precisa, de forma urgente, projetar atividades escolares e não escolares, palestras educacionais e campanhas para pais e filhos, lhes ensinando a como ter uma boa conduta em meio a tecnologia.
belatrix
o repertório sociocultural da introdução e demais pesquisas no desenvolvimento são ótimos! O tamanho dos parágrafos também é bom. Acredito que apenas os conectivos deveriam ter sido mais usados, e na conclusão, usado a regra dos 5 porques: o que (ação), quem (agente), como (modo), onde (data, momento) e porque (finalidade). Parabéns pelo texto!!
Ana Leticia G
Olá, não sou especialista no assunto mas vou tentar ajudar com o que sei…
Introdução- gostei muito da menção ao youtuber, achei que enriqueceu bastante o texto, porém senti falta de uma tese explícita, na qual você deixa bem claro os seus dois argumentos e a problematização
D1- Também gostei da menção ao “Dilema das redes”, dados estatísticos para enriquecer ainda mais o texto. Gostei bastante do parágrafo como um todo, e acho que você poderia falar sore essa “aceitação da massa” na intro, pra fortalecer sua tese.
D2- Gostei também desse parágrafo, mostrou que tem um profundo conhecimento acerca do tema abordado, mas também seria interessante falar sobre a questão da saúde na intro, visto que ela é um resumo do que virá depois nos desenvolvimentos.
Conclusão- ela não segue o padrão do enem porque não possui as cinco competências cobradas ( Agente, ação, detalhamento, finalidade, modo) na sua eu só vi o agente e a ação, é legal também desenvolver um fechamento para o texto retomando a introdução.
Em suma você possui o conhecimento acerca do tema, basta agora desenvolver uma estrutura modelo enem.
Ana Kelly
Gostei muito da tese e dos argumentos. Só tenho algumas ressalvas a fazer em “tem induzido os adolescentes” me soou um pouco estranho, tenta simplificar para “induz”, em “grande quantidade” não é esteticamente bonito, tenta “excesso ou abundante” e
houve um erro de concordância nominal em “grande números” também ficou repetitivo, faltou a crase em “acesso a tv”, “têm levado” mudaria pra “levam” e para melhorar o texto, uma dica é ler e ver se as palavras se repetem mais de 3 vezes e se sim, tentar variar mais os termos utilizados. Só esses pequenos tópicos pois na questão de construção textual, tá de parabéns!