Conforme a Carta Magna promulgada em 1988, um dos desígnios essenciais da República Federativa do Brasil é construir uma sociedade livre, justa, solidária e garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, muitos direitos negados às mulheres no decorrer dos anos impossibilita que essa parcela desfrute desse direito universal na prática. Nesse contexto, dois aspectos fazem-se relevantes para pertinência desse entrave: Fatores histórico-sociais e falta de apoio aos movimentos feministas.
Historicamente, a mulher obteve uma vida limitada ao âmbito familiar, além de possuir liberdade restrita e ser tratada como cidadã inferior. Na sequência, no Governo Vargas, o voto feminino só foi estabelecido após fortes campanhas e reivindicações do sufrágio feminino, onde as mesmas lutavam pelos seus direitos e pela igualdade de gênero. Todavia, apesar de serem maioria entre os eleitores, elas não traduzem essa tendência em termos de participação política. Dados divulgados no processo eleitoral, em 2018, indica que apenas uma mulher se elegeu governadora entre as 27 unidades da federação.
Similar a isso, a escrita Maya Angelou enunciou: “Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.” Na década de 1920, feministas eram chamadas de “solteironas” e eram comuns artigos especulando sobre suas preferências sexuais. Tal pensamento fez com que ocorresse a subjugação da mulher, juntamente com atos de violência a ela direcionados. Devido esses fatores, o país ainda não conseguiu se desagregar da herança de visões patriarcais.
Por todos esses aspectos, medidas fazem-se necessárias para solucionar essas adversidades. É dever do Governo, por intermédio do Poder Legislativo, promover políticas eficazes que deem suporte às mulheres, através de campanhas que viabilizam o debate acerca dos direitos femininos. Ademais, é preciso utilizar a mídia, como meio de comunicação e elemento persuasivo para promover maiores informações acerca de movimentos feministas e a importância deste para alcançar uma sociedade mais igualitária.
Ps: Se vcs corrigirem com base no Enem, vou agradecer muito.
LarianeCamp
Sou estudante e procuro aprender aqui com as redações. Vou corrigir com base no que eu sei. Texto muito bem escrito e ótimo tema. Um adendo: na introdução foi citado “falta de apoio aos movimentos feministas” porém este não foi desenvolvido. No mais, parabéns e continue assim.
Competência 1: Dominar linguagens: 180
Competência 2: Compreender fenômenos: 180
Competência 3: Enfrentar situações-problema: 160
Competência 4: Construir argumentação: 160
Competência 5: Elaborar propostas: 160
Total: 840
MaluSilwa
Oi! Acabei de ler a sua redação e aqui vai a minha correção:
Eu particularmente amei o seu texto, me chamou muita a atenção pelo tema já que eu, pessoalmente, sou feminista, então o tema me pegou mesmo.
Na sua introdução a tese foi muito bem colocada e os argumentos ficaram muito claros.
Nos descritores, você utilizou bem dos fatores históricos, só senti a falta dos seus argumentos, achei que ficaram um pouco ”escondidos” no meio dos fatos.
Na conclusão você usou dois importantes meios de propagação da informação, e isso é extremamente importante e bem válidos.
Eu adorei! Parabéns!
Jennyferjacinto
A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres
Conforme a Carta Magna,(aposto precisa ser virgulado) promulgada em 1988, um dos desígnios essenciais da República Federativa do Brasil é construir uma sociedade livre, justa, solidária e garantir o desenvolvimento nacional. No entanto, muitos direitos negados às mulheres no decorrer dos anos impossibilita que essa parcela desfrute desse direito universal na prática. Nesse contexto, dois aspectos fazem-se relevantes para pertinência desse entrave os Fatores histórico-sociais e falta de apoio aos movimentos feministas. (você trouxe as causas do problemas e não A IMPORTÂNCIA)
Historicamente, a mulher obteve uma vida limitada ao âmbito familiar, além de possuir liberdade restrita e ser tratada como cidadã inferior. Na sequência, no Governo Vargas, o voto feminino só foi estabelecido após fortes campanhas e reivindicações do sufrágio feminino, onde na qual/em que(onde é para lugar físico) as mesmas lutavam pelos seus direitos e pela igualdade de gênero. Todavia, apesar de serem maioria entre os eleitores, elas não traduzem essa tendência em termos de participação política. Dados divulgados no processo eleitoral, em 2018, indica que apenas uma mulher se elegeu governadora entre as 27 unidades da federação.
Similar a isso, a escrita Maya Angelou enunciou: “Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.” Na década de 1920, feministas eram chamadas de “solteironas” e eram comuns artigos especulando sobre suas preferências sexuais. Tal pensamento fez com que ocorresse a subjugação da mulher, juntamente com atos de violência a ela direcionados. Devido esses fatores, o país ainda não conseguiu se desagregar da herança de visões patriarcais. (só dois períodos, o mínimo é 3)
Por todos esses aspectos, medidas fazem-se necessárias para solucionar essas adversidades. É dever do Governo, por intermédio do Poder Legislativo, promover políticas eficazes que deem suporte às mulheres, através de campanhas que viabilizam o debate acerca dos direitos femininos. Ademais, é preciso utilizar a mídia, como meio de comunicação e elemento persuasivo para promover maiores informações acerca de movimentos feministas e a importância deste para alcançar uma sociedade mais igualitária.
Geovanaparente
introdução
– repertório pertinente, legitimado e produtivo.
– tese bem colocada
– argumentos explícitos
obs: “desse entrave: Fatores histórico-sociais” – desnecessário a letra maiúscula
d1 : fatores histórico-sociais
– tópico frasal, muito bem! Mas após você coloca “Na sequência, no Governo…”, o que não ficou legal. DICA: “Isso porque desde do Governo tal…”
– “Todavia, apesar de serem maioria entre os eleitores..” essa conjunção você não cita nenhum fato anteriormente relacionado e mesmo assim faz uma contradição.
d2: falta de apoio aos movimentos feministas.
– esse parágrafo há muitos repertórios, isso não deixa em evidência falas propriamente suas. Lembre-se que na redação mais importante que o repertório são seus argumentos!!
– “Tal pensamento fez com que ocorresse a subjugação da mulher, juntamente com atos de violência a ela direcionados. Devido esses fatores, o país ainda não conseguiu se desagregar da herança de visões patriarcais.”
obs : Temos um problema aqui, pois na introdução você escreve a falta de apoio como a2, mas percebe que nesses períodos do seu texto você coloca a violência e, novamente, fatores históricos. DICA: faça um planejamento antes de iniciar seu texto!
Conclusão: duas propostas
agente: Governo//mídia
ação; promover políticas eficazes que deem suporte às mulheres // promover maiores informações acerca de movimentos feministas
meio/modo: através de campanhas que viabilizam o debate acerca dos direitos femininos. // ??
detalhamento: detalhamento do modo (que viabilizam o debate acerca dos direitos femininos) // como meio de comunicação e elemento persuasivo
finalidade: ?? // importância deste para alcançar uma sociedade mais igualitária.
c1: não tenho muito respaldo para falar sobre essa competência, mas percebi alguns erros de vírgulas e crase : 180
c2: você usou bons repertórios legitimados e pertinente, faltou estabelecer uma produtividade em alguns, mas de acordo com o ENEM ter 1 repertório pertinente, produtivo e legitimado atinge a nota máxima nessa competência : 200
c3: sua introdução é bem organizada, mas seu texto não cumpri por completo aquilo que foi escrito na introdução. Além disso, traga -repertório e + argumentos: 120
c4: melhore seu conectivos intra parágrafos: 140
c5: você apresentou duas medidas de intervenção a mais completa é considerada: 160
N = 800
Desculpe qualquer equívoco, pois assim como você sou apenas uma estudante. Deixo meus parabéns e qualquer coisa é só chamar ! ;)
giovannasilva2812
Oiii, não sei corrigir com base nas notas por competência, mas vou dar minha opinião.
Amei muito seu texto, vc escreve muito bem e expôs direitinho seu ponto de vista.
DICAS>
.Tome cuidado, pois no tema não disse o país Brasil, então vc não pode restringir para o Brasil, mas sim abordar esse tema numa esfera ampla.
.Na introdução procure terminar com uma frase, tipo um desfecho (não sei o nome kkkk) mas tipo assim :
Logo, é imprescindível transformar esse cenário a fim de prover todas as garantias às mulheres na contemporaneidade. (algo assim … )
. Nessa parte : “Todavia, apesar de serem maioria entre os eleitores, elas não traduzem essa tendência em termos de participação política. Dados divulgados no processo eleitoral, em 2018, indica que apenas uma mulher se elegeu governadora entre as 27 unidades da federação.” …. como são dois períodos falando da mesma coisa não sei se precisava ter separado eles, por exemplo :
“Todavia, apesar de serem maioria entre os eleitores, elas não traduzem essa tendência em termos de participação política, como comprovado por dados divulgados no processo eleitoral, em 2018, que indicou que apenas uma mulher se elegeu governadora entre as 27 unidades da federação.”
. Na minha opinião a citação daquela escritora vc poderia ter explorado e relacionado ao tema um pouquinho mais, pq logo depois vc já vem falando um alusão histórica de 1920…
.Sua conclusão ficou maravilhosa, só acho que para melhorar mais ainda vc pode fechar o texto, exemplo >
Assim, com essas ações em prática a luta feminista será um símbolo de vitória no alcance de direitos pelas mulheres .
VC VAI ARRASAR <3 BEIJOOO