Iniciante

Feminicídio

  • 0

Tendo em vista a ideia de Simone de  Bevoir, que afirmou que ninguém nasce mulher, torna-se, é vero afirmar que fora desse pensamento da mulher definida pelo ambito atitudinal, esta, no entanto, intrinsecamente possui suas qualidades físicas, e, isso leva a figura masculina a aplicar força, que pode levar a quadros extremos de morte. O feminicídio, desta forma, é uma problemática global e grave, que engloba os direitos fundamentais humanos, o direito a vida e, assim deve ser debatida a fim de descontruir estigmas e atitudes.

Primeiramente, é possível apontar o cenário retrógrado da sociedade atual, que ainda define a mulher como um ser inferior. Nesse cenário, pode-se mencionar o Afeganistão, onde a mulher ainda é submetida a normas de vestuário que impõem que devem cobrir o corpo, em adição é possível mencionar entre elas a obrigatoriedade de andar acompanhada por um homem, por exemplo, além da proibição de frequentar escolas. Diante disso, cita-se a questão dos esteriótipos sociais que alimentam ideias equivocadas da figura feminina como frágil e submissa, assim, é encorajada a violência contra a mulher, vítima de uma sociedade patrialcal desigual entre os sexos. Nessa premissa a desconstrução de ideias obsoletas torna-se urgente e imprescindível para o combate ao feminicídio.

Ainda é possível mencionar o movimento feminista que teve grandes avanços, representado por ícones como Frida Khalo, artista cujas pinturas são símbolos de liberdade da mulher, evidente na forma como a beleza é retratada fora dos padrões comuns, em que a mulher é apresentada com pelos na face, e cores vivas nas telas, o que pode ser interpretado como uma quebra a tons claros e insípidas, sinônimos do  chamado “ideal feminino”. Apesar do afirmado, é um fato que a sociedade em todas as suas esferas ainda tem a progredir quando considerado o efeito do pensamento patriarcal enraizado, isto em todas as suas esferas, desde os órgãos públicos a mulher em si e o que é acreditado por ela merecer diante disso. Assim, é evidente o despreparo geral a casos de violência, que não são tratados ao ponto do feminicício, o que demanda ação imediata.

Dessa forma, a fim de evitar o abuso desconstruindo estigmas sociais, é imprescindível o papel de Organizações Não Governamentais na promoção de espaços de discussão sobre o tema, assim como no compartilhamento de informações em conjunto com plataformas digitais para tornar o assunto um tema cotidiano a ser debatido e conhecido, para que a partir disso a sociedade em geral receba consciência do assunto e o tema possa ser tratado de uma forma mais efetiva pelos locais que recebem casos de violência contra a mulher em uma base diária, evitando o feminicídio.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiii :D

    Introdução:
    •» “ambito” é proparoxítona, portanto, necessita de acento circunflexo na primeira sílaba.
    •» Assim como não existe “quadro leve de morte”, não há “quadros extremos de morte”, pois morreu, está morto!
    •» “direito a vida” necessita de crase no “a”, pois quem tem direitos, tem direitos a alguma coisa.
    •» Faltou uma vírgula após “assim”, ficando “e, assim, deve ser[…])

    Desenvolvimento 1:
    •» Há a repetição excessiva de “mulher”, troque por “imagem feminina” ou “elas”.
    •» “normas de vestuário que impõem que devem cobrir o corpo” ficou um pouco confuso ou barulhento. Troque por “normas de vestuário que impõem a cobrição do corpo”.
    •» Antes de “em adição”, recomendo colocar ponto final, visto que, depois de “em adição”, o texto apresenta outra situação.
    •» “patrialcal” no lugar de “patriarcal”
    •» Acredito que, se uma sociedade é patriarcal, ou seja, prevalecem as relações de poder e domínio dos homens sobre as mulheres, dizer que ela é desigual entre os sexos pode ser redundante, pois já está implícito isso.
    •» Faltou vírgula após “Nessa premissa”.

    Desenvolvimento 2:
    •» Ainda algumas repetições de “mulher”, o que não seria um problema tão grave, caso essa palavra estivesse no tema da redação.
    •» Como já foi citado “patriarcal” no parágrafo anterior, acredito que trocar um deles por “falocêntrico(a)”, pode ser uma boa.

    Conclusão:
    •» Aconselho trocar “assim como” por “por meio de”, assim, fica mais claro que o modo/meio da intervenção está por vir. Não é exatamente um erro, só um conselho mesmo!

    Espero que tenha gostado da minha correção, lembrando que sou estudante, não professor. Se gostou, por favor, marque-me como melhor correção :D

    • 4
  2. Olá! Não sou profissional, sou uma estudante como você! Sua redação está boa!

    Mas, senti falta de conectivos na introdução, achei muito soltas as informações. Achei ótimo o início da sua introdução, logo com uma área do conhecimento😉
    Adorei o seu D1e D2, achei tudo bem colocado, com ótimas palavras, fluiu tudo super bem.

    Gostei da sua conclusão, mas você poderia acrescentar algo, além da conscientização, o que pode ser feito? Para os corretores só conscientizar não é algo positivo. Continue assim! Vc é fera!

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.