Estudante

Feminicídio

  • 1

Convivemos diariamente com as consequêcias do feminicídio no mundo.A Declaração Universal dos Direitos Humanos(DUDH),de 1948,defende a manutenção do respeito entre os povos de uma mesma nação.Entretando,observa-se o contrário,quanto à questão da violência contra a mulher,tanto moral quanto física.Desse modo,percebe-se um grave problema que deve ser solucionado,em virtude do aumento persistente da problemática e a impunidade de muitos casos que não são de fato resolvidos.

Em primeira análise,é preciso atentar para  a causa do feminicídio ainda ser muito ocorrente na sociedade contemporânea.Segundo o físico alemão,Albert Einstein,o mundo não é um lugar perigoso apenas por causa dos que fazem o mal,mais sim também por causa daqueles que não fazem nada e deixam o mal permanecer.Sobre esse viés,pode-se sintetizar que se essas vítimas por razão de ter medo de denunciar,trás maior dificuldade para amenizar o problema no que tange o tema.

Outro fator que muitas vezes justifica o silêncio das mulheres vítimas é que,se a denuncia é feita muitos dos casos ela é esquecida ou arquivada.Em virtude disto há,como consequência o medo ainda maior,pois se isso de fato acontece,quem é mais prejudicada é  quem denunciou.Essa liquidez que permanece sobre a questão do feminicídio funciona como justificativa para que essa problemática seje solucionada.

Portanto,uma medida plausível e prática seria que,o Ministério da Justiça promova mais competentes na área para que os casos que são arquivados não venha acontecer constantemente.Assim,os culpados seriam punidos conforme a lei estabelecida.Já para o fator do silêncio que muitas mulheres sofrem por medo e vergonha,a melhor solução seria que a Organização da Nações Unidas(ONU),juntamente com o governo,criassem ouvidorias públicas para denúncias anônimas de forma mais segura.E com tais implementações,a idéia de Cury na qual diz que “Frágeis usam a violência,e os fortes usam as idéias”seria uma realidade futuramente para a questão do feminicídio.

Compartilhar

3 Correções

  1. Oi Vanessa,
    Então, quero lembrar que deve atentar-se nas suas citações, sempre colocando aspas nas frases do seu citante, também, em suas conclusões é sempre importante dar uma retomada em suas teses, e um pouco mais de detalhamento no modo em que o agente utilizará para a resolução do problema. Estes simples problemas poderiam fazer com que perdesse alguns pontos no seu vestibular ou ENEM. No mais é isso, continue treinando e desenvolvendo seu texto, você com certeza tem um grande potencial. Parabéns :D

    • 1
  2. Tem alguns erros gramaticais, e virgulas inadequadas. Mas no geral ficou boa, não se esqueça também que sempre deverá existir um inicio, em meio e um fim, no mais é só dar mais atenção à esses pontos que destaquei e ficará excelente! abraços…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………..

    • 1
  3. Sua redação realmente segue o modelo dissertativo-argumentativo, mas você perde pontos em alguns detalhes.
    No 1º parágrafo:
    – “convivemos…” Não se escreve redação dissertativa-argumentativa em 1ª pessoa (seja singular ou plural).
    – “contrário,quanto…” Vírgula usada de maneira errada. Retira-se a vírgula.
    – Na terceira frase, na qual acredito que esteja sua tese, há alguns erros gramaticais e falta clareza. Por que os números de casos estão aumentando? Por falta de impunidade e o que mais? Consigo identificar apenas um núcleo na sua tese.
    Exemplo de tese com 2 núcleos:
    “Os casos de feminicídio no Brasil estão aumentando por causa da carência de iniciativa da mulher em relação ao crime e por falta de impunidade das autoridades.” Na frase dita anteriormente, há a presença de dois núcleos, os quais serão desenvolvidos no 2º e 3º parágrafos, respectivamente.
    No 2º parágrafo:
    – “dos que fazem o mal,mais sim também”
    Correção: “Mas também”
    Em geral, você defende uma ideia que não foi citada na sua tese, perdendo pontos em coerência.
    No 3º parágrafo:
    De maneira geral, sua ideia centra foi citada na sua tese e defendeu corretamente seu ponto de vista, porém falhou na gramática.
    No 4º parágrafo:
    Conclusão um pouco confusa e incoerente. Você propõe 2 propostas de intervenção, mas que ficam incompletas, podendo ser muito bem utilizada apenas 1.
    Portanto, embasando-me nas diretrizes do ENEM, avalio sua redação com uma nota de 520.
    Competências analisadas:
    1. Demonstrar domínio da escrita formal da língua portuguesa
    Nota: 100
    2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limiter estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    Nota: 120
    3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    Nota: 100
    4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    Nota: 100
    5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos
    Nota: 100

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.