Iniciante

Felicidade à venda

  • 2

Madame Bovary, a burguesa personagem de Gustave Flaubert, busca suprir as frustrações amorosas com o ato de consumir assiduamente. Atualmente, esse comportamento tornou-se crescente, intrinsecamente ligado à realidade contemporânea, em que o indivíduo associa prazer com o consumo. Com isso, surge a problemática do consumismo desenfreado, sendo ele, produto da insuficiência de orientação familiar e da ausência de programas de educação financeira.

É indubitável que a construção social, inserida pelo sistema capitalista, de associação do bem-estar com a compra, esteja entre as causas potencializadoras desse problema. Conforme Marx, o termo ideologia pode ser compreendido como um cimento social introduzido pela classe dominante. De maneira análoga, observa-se que o desenvolvimento da sociedade industrial exige, de modo constante, um número maior de consumidores, justificando a aplicação ideológica.

Segundo pesquisas, 76% dos brasileiros não praticam consumo consciente, ressaltando o relacionamento desarmonioso entre consumidor e produto. Como consequência, nota-se uma população gradativamente imediatista, hedonista e individualizada. Gerando, então, distúrbios psicológicos ligados a compulsão.

Infere-se, portanto, que o consumismo é um mal para o país. Dessa forma, é necessário que o Governo implante programas de conscientização através de propagandas que estimulem o pensamento crítico. Assim como, cabe a escola o papel de introduzir a educação financeira na grade curricular e palestras educativas, visando informar crianças e jovens. Além disso, a família deve orientar os filhos, proporcionando, no futuro, cidadãos conscientes. Assim, poder-se-á desenvolver consumidores informados que estarão distantes do perfil de Madame Bovary.

Compartilhar

7 Correções

  1. Boa noite,
    Vamos lá espero poder ajudar
    Ao meu ver seu texto ficou bem claro e redigido, Relacionou as ideias adequadamente, tanto e alusões.
    continue, só tome cuidado para não se prolongar demais, é isso :)
    Peço que se puder, corrija a minha última redação também, afinal estamos aqui para nos ajudar :)

    • 3
  2. Lí , gostei…
    No começo não entendi de que de tratava o tema ,mas deu a entender que era sobre o romance ,algo do tipo ,VC fez bem ,eu faria a mesma coisa , usou dados , que isso é importante , sempre lembro de colocar também…
    na introdução , abriu os caminhos pra dar um rumo a redação…
    Parabéns

    • 2
  3. Essa correção foi editada.

    Oi querida. Bom, apesar do seu texto não ter tema ( ele está oculto), ter apenas um título, na sua introdução pude perceber mais ou menos qual seria o tema proposto.
    Gostei da forma que vc pontuou. Não achei nenhum erro gramatical. Entretanto ( como vc não nos apresentou um tema) subentendi que o assunto ( de acordo com o apresentado na intro.) fosse algo relacionado ao amor, mas seu desenvolvimento prova o contrário, ou seja, foi contra o que apresentou na introdução. E por isso seu texto está incoerente, mesmo não tendo nenhum outro erro…
    Da próxima vez tome cuidado pra não fugir do tema, pois isso zera a redação.
    Bjo, espero ter ajudado
    : D

    • 2
  4. Gostei do tema de sua redação, você faz bons usos de conectivos e seu texto foi bem fluido, ganharia boa nota no enem, continue assim e treine muito redações, nunca pare de procurar melhorar sempre que possível, ler redações nota mil me inspira muito, então fica aí uma dica minha…. se cuida

    • 1
  5. Opa, Heloise. Como c tá? Caramba, q redação boa! Acho que nem precisava de correção kkk Porém, como quero meus 25 pontinhos, vamos a ela!
    Então, acredito que os únicos pontos a se observar, em minha análise, são o 3º parágrafo e a conclusão. Naquele, acho que você poderia ter contextualizado mais, porque ele pareceu um pouco objetivo demais. Você, provavelmente, deve ter feito isso pelo uso de linhas, mas, nessas situações, tente “descartar” o primeiro parágrafo do desenvolvimento, pois a atenção do leitor aumenta até a conclusão: se seu II parágrafo de desenvolvimento for bom, é provável que o corretor olhe com bons olhos pra sua intervenção, seja mais atencioso. Já sobre a sua conclusão, é interessante ver que você apresentou soluções pros dois pontos apresentados na introdução. Muito bom! Porém, tente sempre responder às questões: “quem?; o que?; como?; para quem?; a fim de quê?”, elas detalham mais a conclusão e, na dúvida, tente sempre detalhar mais do que apresentar mais propostas de intervenção.
    Como disse, seu texto ficou muito bom, por isso a minha correção foi basicamente sobre dicas. Ótimo texto, parabéns. Boa sorte e até mais! ;)

    • 1
  6. Oie Meu Bem
    Gostaria de iniciar dizendo que você soube se expressar muito bem,Eu vir que você soube respeitar a INTRODUÇÃO,DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO
    Você fez um problema e soube resolver ele muito bem,de uma forma simples e muito bem detalhada
    Meus parabéns meu anjo que você continue assim,arrasando na redação
    Minha nota : 980

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.