A sociedade brasileira vivenciou, nestes últimos anos, momentos de pânico frente a doença COVID-19 -popularmente chamada de Coronavírus. Essa enfermidade acarretou uma pandemia, já que sua disseminação foi: em escala interncontinental, célere e com taxas elevadas de contaminação e letalidade. Frente a isso é relevante avaliar como ficou as interações sociais, o bem comum; e as ações de enfrentamento.
A princípio, verifica-se que o bem comum da sociedade foi alterado. Conforme Átila Lamarino, o mundo mudou e aquele mundo (de antes do Coronavírus) não existe mais. Nota-se, atualmente, o isolamento social, a diminuição de contatos físicos, a necessidade de usar máscaras nos rostos e atividades coletivas foram restringidas ou até obstruídas.
Não obstante, é notório que devido o distanciamento provocado pela pandemia houve mudança nas interações sociais. Lev Vygotsky pressupôs que o processo de interação se origina a partir de uma ação partilhada entre os sujeitos na qual ambos se constituem em sujeitos ativos. Dessa forma, com intuito de evitar o contágio do COVID-19, interrompeu-se os contatos pessoais e promoveu um rompimento nesse processo de convivência.
Destarte, algumas ações para enfrentar esse contexto de pandemia se tornam cruciais. O governo federal através dos Ministérios da cidadania e da Saúde pode elaborar campanhas publicitárias para estimular a população a não se isolar completamente e através de redes sociais buscar manter seus vínculos. Ademais, pode disponibilizar mais equipes multidisciplinares de saúde nos municípios para tratar não só os sintomas fisiológicos do COVID-19, entretanto abordar os efeitos psicológicos e sociais. Por fim, inferindo os indivíduos como seres biopsicossociais se alcançará medidas preventivas para reduzir os agravos da pandemia.
Thamirysbds
Oi, Hugo! :) Vou corrigir e qualquer coisa me chama, tá ?! =)
INTRO
-> os dois pontos é desnecessário
-> quando você citou 3 coisas separadamente, deu-se a entender que seriam 3 parágrafos de desenvolvimento, o que não aconteceu
DESENVOLVIMENTO 1
-> fez citação e apresentou os problemas que existe OK, mas… e a problematização? Onde está seu posicionamento a respeito do problema? Causas/consequências? Faltou isso tudo, a sua argumentação, justamente a competência 3
-> ao citar algo/alguem, vc deve especificar: quem é Átila Lamarino ?
-> a ausente argumentação/problematização interferiu na correta estruturação do seu parágrafo
DESENVOLVIMENTO 2
-> “devido ao”
-> novamente, especifique suas citações
-> ausencia de vírgula depois de “entre os sujeitos”
-> “da covid-19”
-> nesse parágrafo a estruturação ficou mais completa, faltando apenas a afirmação
CONCLUSÃO
-> “através” significa atravessar/algo que atravessa, opte por “por meio/intermédio de”
-> todo o termo “através dos Ministérios da cidadania e da Saúde” deve ser isolado entre vírgulas
-> não é “pode elaborar” é “deve elaborar”, usa-se o modo imperativo
-> o “entretanto” é conectivo de oposição, enquanto “não só” é de adição, o correto seria outro conectivo aditivo como o “como também”
-> sempre faça uma retomada a partes do seu texto
C1: 160
C2: 200
C3: 120
C4: 160
C5: 200
= 840 [representativa]