A representação da favela na telenovela “Duas Caras” se tornou polêmica por causa da romantização acerca dela, como um lugar sem tiroteios, assaltos ou tráfico de drogas. Paralelo à telenovela, sabe-se que também ocorre uma romantização em relação às cidades, como um lugar sem problemas estruturais ou sociais. Embora essas romantizações aconteçam, ainda é presente a distância social, por que isso acontece?
Em primeiro plano, é preciso fazer um resgate histórico para responder esse questionamento. Com a abolição da escravidão, os negros deixaram de ser escravos, porém não tinham direitos igual todo mundo, eram segregados pela população. Sem trabalho, faziam “bicos”, sem moradia, construíram barracos em lugares considerados pela população como “excluídos”. A partir dessa situação as distâncias sociais foram crescendo e algumas permanecem até hoje.
Em segundo plano, destaca-se que as distâncias sociais são de caráter estrutural, construções e localizações, social, aparência e etnia, e econômico, condição e estilo de vida. Vale ressaltar também que essas distâncias sociais são vistas de forma preconceituosa, é um preconceito enraizado devido a origem histórica em meados do século XIX.
Portanto, compete ao Governo Federal juntamente com o Ministério de Ciência e Tecnologia e o Ministério da Cultura, criar o projeto “Favela+”, que visa o desenvolvimento das favelas do Brasil, por meio de melhorias na infraestrutura, construção de hospitais e escolas, serviço de segurança e assistência à famílias carentes. Espera-se assim reduzir as distâncias sociais entre favelas e cidades.
giovanadrzo
Oi! Tudo bem?
Sou leiga em correções, por isso não atribuirei nota para não acaba errando. Vou apenas pontuar o que notei nos parágrafos, ok?
– Introdução: boa contextualização do tema. Não encontrei nenhum erro gramatical, e está bem escrito e coeso. Gostei muito de ter utilizado a pergunta para introduzir a sua tese, é algo complicado para fazer, mas no seu caso, ficou bom.
– D1: erro de concordância em “não tinham direitos igual todo mundo”. Bem escrito, respondeu à pergunta feita na introdução. Parágrafo coeso.
– D2: achei a parte “destaca-se que as distâncias sociais são de caráter estrutural, construções e localizações, social, aparência e etnia, e econômico, condição e estilo de vida.” confusa, como sugestão, poderia ter aprofundado em uma ou duas das condições citadas.
– Conclusão: apresentou uma intervenção boa, não consegui notar no texto o elemento de finalidade explicitamente.
Gostei do seu texto, é evidente que você possui um bom conhecimento. Te sugeria utilizar citações, exemplos, dados, etc., nos seus desenvolvimentos, eles além de acrescentarem pontos na sua redação, mostram um bom repertório sociocultural.
Espero ter ajudado de alguma forma, continue treinando que só irá melhorar! :)