Iniciante

Favela ainda é senzala

  • 1

Em “Boa Esperança”, canção do rapper brasileiro Emicida, a luta de classes e a discriminação são expostas como impasses sofridos pelo negro no Brasil. “Onde o inimigo é quem decide quando ofende”, “Perseguição se esquece? Tanta agressão enlouquece”, entre tantos outros versos proferidos pelo cantor, retratam uma realidade incompreensível no país: a persistência do racismo. Diante do exposto, é imprescindível compreender como essa tese surgiu, o porquê de sua insistência e como é possível combatê-la.

Com um passado histórico marcado por desigualdades sociais e opressão, o Brasil, sendo facilmente nomeado como um dos países com mais diversidade étnica e cultural, é, em contrapartida, considerado extremamente racista. Essa ideia pode estar vinculada ao processo de colonização, quando negros oriundos da África eram trazidos ao país de maneira forçada, alusão histórica também feita por Emicida no verso “O tempero do mar foi lágrima do preto”, onde a apropriação da liberdade negra foi desencadeada. Esse episódio histórico está plenamente associado a ideia do racismo estrutural e ao eurocentrismo, já que, ao ter-se o branco como colonizador, é mister criar-se exaltação a tudo que seja do branco.

Ainda convém lembrar que o racismo tornou-se intrínseco de diversas formas. Além do abandono de um viés declarado para adotar um viés velado, a falta de representatividade em diversos âmbitos sociais, a insuficiência, ou até mesmo a ausência, de acesso à educação, saúde e a moradia de qualidade e a constante marginalização do negro são apresentados como obstáculos para o tão distante fim da luta contra o racismo. Tais pontos são abordados em “Um País Chamado Favela”, livro de Renato Meirelles, que traz uma pesquisa que aponta 72% dos moradores de favelas como negros.

Perante a problemática exposta, é incontestável afirmar que o racismo não pode ser travado, mas sim reduzido e para essa proposta ser efetuada, providências são necessárias. Assim sendo, o Ministério da Educação, por meio do incentivo ao estudo da história afrodescendente e com a inserção de tópicos voltados para a educação sociocultural de crianças e adolescentes, deve incentivar a criação de uma consciência sobre este entrave desde cedo na vida dos brasileiros afim de haver uma redução significante de casos de racismo. Além disso, a implementação de palestras voltadas para o tema em diversos níveis de educação podem ser uma grande arma contra a desigualdade, afim de promover a integração da cultura e da realidade negra do brasileiro.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi, Ellen! No geral, sua redação é quase perfeita. Facilmente uma nota acima de 800.
    Você demonstra bom domínio da língua portuguesa, usa bem os conectivos, trouxe bons conhecimentos culturais e soube relacionar com a proposta da redação. Houve pequenas falhas no excesso de conectivos, mas ainda assim, é uma redação muito melhor e bem elaborada do que a maioria apresenta. Então, na minha perspectiva, essas seriam as pontuações:
    C1-160: Faltou pontuação em trechos, acentuação em algumas palavras. Mas no geral, um texto bem escrito.
    C2- 200:Você compreendeu muito bem a proposta e soube demonstrar isso com elementos culturais relevantes.
    C3-180: Você trouxe uma argumentação forte, concisa, mas peca em frases muito curtas. Eu também faço isso bastante, então sei que repetidas vezes, tiram pontos da gente. As vezes uma frase poderia continuar, mas a gente interrompe para iniciar com um conectivo e fica conectivo demais. Tem gente que peca pela falta, a gente peca pelo excesso.
    C4- 180: Senti a parte da alusão desconexa também, como citou o amigo ali em cima.
    C-5: 200:Sua conclusão é bem feita, atende o que é pedido. É simples, mas não é comum. É um simples interessante.
    Nota: 920
    Essa é a minha perspectiva, então talvez oscile para muitos. Mas pelas redações que já vi com notas entre 880-920, a sua se encaixa nesse padrão. Coerente, direta e bem feita.
    Espero ter ajudado. ABS.

    • 1
  2. Oi, boa noite. Vou corrigir por competências (o meu ver sobre o texto) e depois dou um parecer geral.
    Competência I – 180
    Achei a norma culta da Língua Portuguesa muito bem aplicada ao texto, porém, na correção “de verdade” do ENEM, os corretores tiram pontos quando uma palavra não encaixa muito bem ao contexto ou não apresenta um significado que enriquece. Tais palavras podem deixar a leitura do texto um pouco maçante ou até mesmo confusa. No seu texto, achei a expressão ” (…) a fim de haver…”. Sinto que essa expressão utilizada poderia ser substituída por outra que não alterasse em nada o sentido, mas deixasse a leitura do texto mais fluida.
    Competência II – 200
    Acho que você demonstrou habilidade em compreender a proposta do tema e mostrou isso por meio de seu texto.
    Competência III – 120
    A coleta, seleção e interpretação dos dados referentes ao assunto foi feita de maneira muito precisa, porém, ao colocar todas essas no texto, sinto que você se perdeu um pouco e acabou colocando informações demais sem se aprofundar muito em nenhuma. Tomemos como exemplo o seu comentário referente ao livro de Renato Meirelles: foi um dado pouco desenvolvido e que agregou pouco valor final ao texto.
    Competência IV – 180
    Mecanismos linguísticos usados com eficiência, porém, senti falta de uma conclusão relacionada a alusão citada. Penso que a alusão ficou meio perdida e desconexa do texto como um todo.
    Competência V – 200
    Proposta de intervenção muito pertinente ao tema e muito bem trabalhada, levando em consideração a exposição dos órgãos responsáveis, como iria ser feito, etc.
    Nota final: 880
    * lembrando que esse é o meu parecer
    Achei o texto muito bem escrito e desenvolvido. Parabéns!!

    • 1
  3. Olá tudo bem ? Olha vc está de parabéns se saiu muito bem com essa redação o uso da música do Emicida foi ótimo excelente para esse tema e foi bem colocada na introdução, sua introdução está ótima porém vc não colocou suas teses nela então ficou faltando isso, algumas partes do seu texto ficaram um pouco redundantes com frases parecidas escritas de maneira diferente, achei interessante a retomada da música no desenvolvimento mostra que você tem projeto de texto ,vc de fato escreve muito bem só achei que você tangenciou um pouco visto que o tema era a persistência do racismo,aí no caso você falou mais do racismo mesmo não da persistência, a conclusão está completa e muito bem feita parabéns pelo todo espero ter ajudado e bons estudos; )

    • 0
  4. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa= 120.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo= 120
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista=120
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação= 200
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural=80.
    nota= 640.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.