Aprendiz

Fato ou Fake?

  • -1

É notório que o ato criminoso de difamar e caluniar se faz presente e ainda mais recorrente com o passar do tempo, uma vez que a viabilidade de se conseguir informações e consequentemente, informar a outras pessoas, vem aumentando cada vez mais. A facilidade na ponta dos dedos de nos trazer uma falsa notícia torna o ser humano em busca de conhecimento cada vez mais exposto a mentiras com apenas um click. Visto que, grande parte das pessoas que propagam esse tipo de notícia após lê-las, age pela ingenuidade de acreditar que ainda ha jornalismo de boa-fé na internet.
Em síntese, o cuidado com o ato ilegal de disseminar acontecimentos de uma fonte não confiável nunca é demais. E dentre inúmeros exemplos, temos o passado próximo, como o ano de 2018, época de eleição no Brasil, onde a porcentagem de vulgarização de fake news aumentou consideravelmente. Durante o período de apresentar-se, e mostrar aos eleitores seus ideais e planos de governo, a difusão de notícias com o intuito de denegrir candidatos e seus partidos eleitorais se tornou popular, trazendo consigo a forte revolta sem fundamento por parte da população.
E sob o mesmo ponto de vista, o senado aprovou dois anos depois, o projeto de lei que tornava a criação e repasse de fake news, um crime. Em vigor pela primeira vez após 152 emendas, o intuito de tal projeto fora desde o início, o combate à disseminação de desinformação e às redes artificiais de distribuição de conteúdos. Todavia, claro, a lei não deve ser a única prevenção contra a disseminação ilícita; o papel da ética e cidadania também é de suma importância. Pesquisar e se informar  através de fontes confiáveis ajuda para que a legislação seja respeitada na prática.

Compartilhar

2 Correções

  1. Na introdução, você apresentou bem o tema, mas não consegui identificar a tese, o que não pode ocorrer em um texto como o do ENEM.

    No D1, o repertório ficou bem explicado, mas senti falta de um conectivo que finalizasse o paragráfo.

    No D2, tanto seu repertório como a argumentação ficaram de acordo, porém senti falta do uso dos conectivos de finalidade.

    A conclusão ficou faltando, não sei se deu algum erro aí e não deu para enviar, mas caso não tenhha feito, sugiro que faça, seu texto vem a ser melhorado com a proposta de intervenção.

    C1: 160
    C2: 140
    C3: 140
    C4: 140
    C5: 0
    Nota: 580

    • 2
  2. oii meu nome é Samara Sou novata aqui cara tua redação esta excelente sempre bom lembrar que frases de filosofo e novos vocabulário sempre serão bem vindos, muito bom ter colocado etica e cidadania. Continue assim que vc vai conseguir o que, sempre lembre de conhecer palavras novas e vocabulàrio novos continue assim que vc chega aonde vc quiser!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.