Iniciante

Fato ou Fake?

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As Fake News são notícias enganosas sobre acontecimentos atuais, que se baseiam em mentiras e com a intenção de viralizar e rapidamente disseminar sentimento de revolta. Por isso, é importante analisar como o povo se comporta ao se deparar com a desinformação, e como a indústria jornalística lida com isso.

Em meio a pandemia da covid-19, o termômetro que tem como objetivo principal ajudar a população em relação a saúde passou a ser o vilão na vida dos brasileiros a partir de uma notícia falsa dizer que o mesmo era prejudicial à saúde. Apesar dessa reportagem ser enganosa, o comércio adotou outros métodos para medição da temperatura. Isso significa que as pessoas não sabem lidar com as Fake News, tornando o cenário brasileiro preocupante.

Outro fator contribuinte para esse cenário é o meio em que as editoras de revistas utilizam para publicar suas reportagens. Os mesmo empregam um mecanismo pouco eficaz, através de querer que a população assine seus jornais, fazendo com que o conhecimento não chegue para todos. Por esse motivo, seria importante realizar outros métodos para que a sociedade tenha de fato informação de fontes confiáveis.

Portanto, a sociedade brasileira está imersa no mundo de notificas adulteradas e para que isso se modifique seria de extrema importância com que as editoras planejassem uma maneira para que a informação ocorresse de forma universal. Além disso, para evitar casos como do termômetro, nas escolas poderia se ensinar como identificar o fato de fake.

 

 

 

 

É minha primeira redação, então provavelmente terá bastante erros, por isso sejam gentis.  O tema era (Como lidar com as fake news na atualidade).

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4 Correções

  1. Oi gatona!
    to aq pra ajudar int ja me desculpe qlqr coisa.

    1 Domínio da norma padrão 150
    2 – Compreensão da proposta de redação 100
    3 – Os verbos que comandam a avaliação de redação do ENEM são: relacionar, selecionar, organizar e interpretar: 100
    4 – Conhecimento da estrutura do texto argumentativo: 100
    5 – Elaboração de propostas de intervenção para o problema abordado: 100
    TOTAL: 550

    vi que você tem conhecimento e é determinada. Porém senti algumas dificuldades, por exemplo na into, onde não encontrei sua tese, mas os demais pontos estão eficientes. que são: definição/citação, tese e antecipação argumentativa.
    em relação aos argumentos, você sitou fatos, mas não disse de onde os encontrou, a referência é algo importante e que não deve ser esquecido.
    já na conclusão vc deve apresentar os seguintes tópicos: Retomada, quem vai fazer, como , pq, pra q e o “final feliz”.
    ESPERO TER AJUDADO E NUNCA DESISTA VC TEM MUITA CAPACIDADE!!!!

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  2. Oii não vou dar nota, vou falar o que achei da sua redação.
    Eu senti ela muito superficial, poderias citar mais dados nela, citando de onde tirasse eles. Outra coisa é que na introdução você colocou “e” “e” duas vezes, tenta tomar cuidado com esses erros de conectivos.
    Gostei bastante do 3° parágrafo.
    E sobre a conclusão, não achei que ficou boa,por que você não deu uma proposta, tenta lembrar sempre de responder essas perguntas: “oque fazer para melhorar? Como podemos fazer isso? Quem poderia? E por que devemos fazer isso”
    Com determinação chegas lá, só praticar mais e não desistir!! Boa sorteeee ❤

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  3. Oi Maihny, tudo bem?

    Eu não sou especialista em redação e eu não fiz muitas correções, então não considere 100% rs. E caso você tenha alguma dúvida pode me mandar uma mensagem. Aliás, eu vou corrigir seguindo os critérios do ENEM, então se você tiver outro objetivo perdoe-me.

    Considerando que essa é sua primeira redação, seu texto no geral está muito bom, parabéns! Gostei da relação que você fez com a fake news do termômetro, porém não encontrei sua tese (ponto de vista). Geralmente você coloca ela na última linha do primeiro parágrafo. Em relação à tese eu posso estar errada, porque é algo que eu tenho dificuldade e ainda precisa muito melhorar.

    Outro ponto que eu quero destacar é a proposta de intervenção. No ENEM, ela deve conter 5 elementos:

    1-Agente: Quem vai fazer
    2-Ação: O que vai ser feito
    3-Meio/modo: Como vai ser feito
    4-Finalidade: Para que vai ser feito
    5-Detalhamento: Explicar um pouco mais da ação

    Se você não estruturar uma proposta de intervenção na redação do ENEM, você perderá pontos, então ela é muito importante! Mas fique tranquila, parece algo assustador no início, mas com o tempo você pega o jeito rs.

    Exemplo do seu último parágrafo com a proposta (precisei modificar bastante para se encaixar nos parâmetros, mas é só pra você ter uma ideia. POR FAVOR, não leve totalmente a sério tudo que eu estou falando, sou apenas uma aluna do nono ano) :

    “Portanto, é evidente que a sociedade brasileira está imersa no mundo de notícias adulteradas. Para que isso se modifique, o ministério da educação – responsável por decidir os temas a serem estudados por todos os alunos – deve garantir que os jovens aprendam desde cedo a fazer boas pesquisas e filtrar as informações, por meio da inserção de conteúdos que conscientizem e ensinem os jovens a identificarem conteúdos caluniosos ou que distorçam a realidade dos fatos. Com isso, espera-se diminuir a divulgação de notícias falsas na internet.”

    Outro ponto importante é o uso de repertório, ou seja, utilizar livros, citações, filmes, séries que se relacionem ao tem ao tema para reforçar seus argumentos. Não sei se você conhece o Lucas Felpi, mas ele tirou 1000 na redação em 2018 e tem um canal no YouTube, é bem legal. Além disso, ele criou cartilhas de redação, nelas você encontra várias redações nota 1000 (ler textos que tiraram nota 100 ajuda MUITO). Vou deixar aqui o link do site, além das cartilhas lá também tem vários exemplos de como utilizar filmes e séries no seu texto (o famoso repertório).
    Site: https://www.lucasfelpi.com.br/

    Parabéns pelo texto, continue praticando!

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  4. Competência 1: 120. Domínio mediano da língua portuguesa.
    Competência 2: 120. Argumentação previsível.
    Competência 3: 120. Apresenta informações pouco organizadas.
    Competência 4: 80. Articula as partes do texto com poucas inadequações, e apresenta repertório insuficiente de elementos coesivos.
    Competência 5: 80. Elabora de forma insuficiente a proposta de intervenção.

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