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Fantasmas

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Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil

Ser um cidadão, poder escolher seus governantes, frequentar a escola e ter seus direitos básicos garantidos, infelizmente não é a realidade de toda a população brasileira. Logo, essas “pessoas que não existem” estão condenadas a uma vida de privações, devido a ausência de um registro civil.

Nesse sentido, é valido mencionar que tal invisibilidade social é mais uma das mazelas do capitalismo e progenitora de desigualdades sociais. Visto que, os indivíduos cuja existência não foi oficialmente reconhecida pela União são pobres, majoritariamente negros e periféricos, em síntese, indivíduos historicamente marginalizados pela sociedade. Portanto, a dificuldade de acesso a cidadania está presente no esqueleto da formação do país.

Diante disso, quase dois milhões de brasileiros, segundo o IBGE, são fantasmas vivos em território nacional, constantemente negligenciados pelo Estado, o qual deveria garantir e assegurar os direitos de todos. Assim revelando, mais uma questão social que precisa ser tratada com grande esforço e velocidade.

Portanto, espera-se que o Governo Federal juntamente com os pesquisadores do IBGE, por meio de buscas ativas a quem não possui registro civil, proporcione a confecção do documento. Oferecendo todo o apoio e acompanhamento de assistentes sociais, visando assim resolver o problema do acesso a cidadania e ao registro civil no Brasil.

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4 Correções

  1. olá, bom dia, boa tarde ou boa noite :)

    vi que já há algumas correções então só vou falar por alto alguns pontos que farão muita diferença se você melhorar.

    1 – primeiro, na introdução é sempre bom deixar claro SOBRE o que você vai falar
    é sobre desigualdade? pois bem.

    “a invisibilidade é decorrente das desigualdades estabelecidas no país…”
    (você vai ver, que quando fizer assim, os corretores vão amar <3)

    2 – Segundo, capricha nos seus conectivos viu, vi que você já tem um boa noção disso, mas, vi que repetiu o "portanto" e, é sempre bom você ter muitos conectivos em mente que isso vai sempre te garantir um bom desempenho na C4.

    É SÓ ISSO MESMO, obrigado pela atenção, xauuu. S2

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  2. Oii, espero ajudar um pouco.
    Na introdução você poderia colocar as causas que utilizou nos desenvolvimentos – que no seu caso foi a desigualdade e a negligência do estado – (para garantir um bom projeto de texto), assim, você retoma as causas nos desenvolvimentos explicando melhor.
    Nos desenvolvimentos faltou uma maior argumentação, para isso poderia utilizar exemplos e consequências, o repertório você utilizou apenas 1 e esse não foi produtivo, seria bom ligar mais esse repertorio com o argumento.
    Na conclusão o detalhamento ficou mais ou menos , eu arrumaria apenas isso, visto que os outros elementos estão nítidos.
    Obs.: Na minha opinião, melhorar: o projeto de texto, estrutura, os repertórios, alguns erros gramaticais ( crase, formação de frases)
    Parabéns redação boa!!! Boa sorte

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  3. Tema: Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
    Ser um cidadão, poder escolher seus governantes, frequentar a escola e ter seus direitos básicos garantidos, infelizmente não é a realidade de toda a população brasileira. Logo, essas “pessoas que não existem” estão condenadas a uma vida de privações, devido a ausência de um registro civil.

    Nesse sentido, é valido mencionar que tal invisibilidade social é mais uma das mazelas do capitalismo e progenitora de desigualdades sociais. Visto que, os indivíduos cuja existência não foi oficialmente reconhecida pela União são pobres, majoritariamente negros e periféricos, em síntese, indivíduos historicamente marginalizados pela sociedade. Portanto, a dificuldade de acesso a cidadania está presente no esqueleto da formação do país.

    Diante disso, quase dois milhões de brasileiros, segundo o IBGE, são fantasmas vivos em território nacional, constantemente negligenciados pelo Estado, o qual deveria garantir e assegurar os direitos de todos. Assim revelando, mais uma questão social que precisa ser tratada com grande esforço e velocidade.

    Portanto, espera-se que o Governo Federal juntamente com os pesquisadores do IBGE, por meio de buscas ativas a quem não possui registro civil, proporcione a confecção do documento. Oferecendo todo o apoio e acompanhamento de assistentes sociais, visando assim resolver o problema do acesso a cidadania e ao registro civil no Brasil.

    C1 – 160
    C2 – 120
    C3 – 120
    C4 – 200
    C5 – 160
    680

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  4. Você começou seu texto por meio de uma estratégia de abertura, discorrendo sobre o que é ser cidadão. No meio do paráragrafo, você problemantizou, relacionando o repertório anterior com o tema. Na última frase, contudo, seus argumentos não ficaram claros, o que pode te fazer perder ponto na competência 3.

    Apesar de ter utilizado o conector argumentativo no início, você não fez um tópico frasal, apresentando os argumentos ao leitor, o que também te faz perder pontos na competência 3. Senti falta de uma alusão para embasar seu argumento, assim como uma relação dele com o tema. Não precisa ser necessariamente uma alusão, só uma contextualização maior. Há alguns erros de vírgula, principalmente na última frase, o que te desconta pontos na competência 1, que avalia o domínio da norma padrão da língua.

    Já no segundo parágrafo de desenvolvimento, você usou um conector inadequado. Prefira usar “além disso” ou “além do mais”. Assim como no primeiro desenvolvimento, você não fez um tópico frasal e já foi direto para uma alusão, que poderia ter vindo após o argumento. Notei mais alguns erros gramaticais e, também, uma repetição de palavras.

    Você anunciou sua proposta de intervenção com o conector argumentativo “portanto”, porém não fez uma retomada do que foi dito anteriormente. Mesmo não sendo obrigatório, isso mostra para o corretor que você fez um bom planejamento. Identifiquei o agente, meio, ação, finalidade, mas o detalhamento ficou meio confuso. Houve alguns erros aparentes de vírgula, que já não te faria ter 200 pontos na competência 1. Você poderia também ter feito uma circularidade relacionando o primeiro repertório, a fim de fechar o texto de forma mais organizada, o que não é obrigatório também.

    Sendo assim:

    COMPETÊNCIA 1: DEMONSTRAR DOMÍNIO DA MODALIDADE ESCRITA FORMAL DA LÍNGUA PORTUGUESA

    120 pontos – Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.

    COMPETÊNCIA 2: COMPREENDER A PROPOSTA DE REDAÇÃO E APLICAR CONCEITOS DAS VÁRIAS ÁREAS DE CONHECIMENTO PARA DESENVOLVER O TEMA, DENTRO DOS LIMITES ESTRUTURAIS DO TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO EM PROSA

    120 pontos – Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.

    COMPETÊNCIA 3: SELECIONAR, RELACIONAR, ORGANIZAR E INTERPRETAR INFORMAÇÕES, FATOS, OPINIÕES E ARGUMENTOS EM DEFESA DE UM PONTO DE VISTA

    120 pontos – Apresenta informações, fatos e opiniões relacionadas ao tema, mas desorganizados ou contraditórios ou limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista

    COMPETÊNCIA 4: DEMONSTRAR CONHECIMENTO DOS MECANISMOS LINGUÍSTICOS NECESSÁRIOS PARA A CONSTRUÇÃO DA ARGUMENTAÇÃO

    120 pontos – Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.

    COMPETÊNCIA 5: ELABORAR PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O PROBLEMA ABORDADO, RESPEITANDO OS DIREITOS HUMANOS

    120 pontos – Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.

    Total: 600 pontos

    Bem, é isso. Espero que tenha te ajudado. Continue praticando e bons estudos!

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