Falta de estrutura na educação.

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A  Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país,prevê,em seu artigo 6°, o direito a educação a todos cidadãos brasileiros.Conquanto,tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa os desafios da formação de professores ,no Brasil,dificultando a efetivação desse direito tão importante,seja pela falta de investimento governamental,seja pela pouca valorização. Diante  dessa perspectiva, faz-se importante a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

Frente a esse cenário, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estrutura.Nessa analogia,segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ” contrato social”,já que o estado não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação e o trabalho.Isso infelizmente é evidente em nosso país.

Ademais, é fundamental apontar a pouca valorização como impulsionador dos desafios da formação desses educadores,no Brasil.No entanto,segundo o (BID) Banco Interamericano de Desenvolvimento,revelaram que 20% dos estudantes de pedagogia escolheram a carreira como uma alternativa caso não conseguissem outro emprego.Diante disso,a baixa valorização está ligada a falta de entendimento das pessoas que julgam por não conhecerem os motivos de cursarem a pedagogia.Logo,é inadmissível que esse cenário continue a perdurar,pois assim cada vez um número maior de profissionais desqualificados entram no mercado de trabalho prejudicando a educação.

Depreende-se,portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos.para isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de novas leis que visem o aumento salarial dos profissionais da educação,pois tendo uma renda melhor os professores se dedicará mais ou seu trabalho.Espere-se com isso,consolidar uma sociedade mais solidária e resolutiva em relação aos desafios da formação de professores , no Brasil, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”,tal como afirma John Locke.

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3 Correções

  1. Olá

    Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa- nota – 200
    Deve atentar-se à formalidade do texto, evitando o uso de linguagem coloquial e de gírias, ótimo.
    Competência 2 – Compreender a proposta de redação – nota 160
    Compreendeu o tema e trouxe dois tópicos essenciais, contudo as tratou muito superficialmente, avalia-se, primeiramente, a compreensão da proposta de redação, ou seja, se compreendeu o tema proposto pela prova.
    Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista- nota 120
    A forma como foi colocada o repertório não faz sentido, por falta de organização. É importante lembrar que a seleção de argumentos é tarefa importante para a execução de um texto, pois ela ajuda a garantir a progressão textual, ou seja, a evolução do debate.
    Competência 4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para construção da argumentação- nota 100
    O uso dos conectivos foi muito bom, contudo, ainda ocorreram equívocos. quesito central dessa competência é a coesão. Assim, a estruturação dos parágrafos e o uso adequado de elementos coesivos e de referência são pontos importantes.
    Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos – nota 140
    Para elaborar uma proposta de intervenção completa, são necessários quatro elementos: as medidas necessárias (o quê?), o agente responsável por elas (quem?), o meio de efetivá-las (como?) e os efeitos esperados (para quê?). Além disso, ainda deve haver um detalhamento, que pode ser feito, por exemplo, no modo de efetivar as medidas sugeridas.

    Boa sorte !!!

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  2. C1: 120
    Sua maior dificuldade é com o uso incorreto de vírgulas. Por exemplo:

    “formação de professores, no Brasil,” – Todas as vezes que você utilizava de NO BRASIL, colocava uma vírgula antes, está incorreto.

    “pois assim cada vez…” – Nesses casos, houve uma FALTA da pontuação, logo depois do POIS.

    Há outros erros, contudo não listarei todos.

    Além disso, identifiquei alguns erros de concordância e um pequeno equivoco.

    “uma renda melhor os professores se dedicará…” – Iniciou no plural (PROFESSORES) e terminou no singular (DEDICARÁ).
    “Espere-se com isso…” – Deveria ser ESPERA-SE.

    C2: 120
    Compreendeu o tema e trouxe dois tópicos essenciais, contudo as tratou muito superficialmente.

    Além disso, na conclusão incluiu um novo assunto, o baixo salário dado aos professores. Isso não foi mencionado anteriormente e foi citado interligado com outro problema, o da falta de interesse dos profissionais da área.

    C3: 120
    Como foi mencionado, os dois pontos de discussão são muito válidos, contudo, o desenvolvimento que os concedeu foi precário. No primeiro, FALTA DE INVESTIMENTO, apenas mencionou que o governo não investe o suficiente, nada de reportagens, dados estatísticos ou dificuldades que surgem devido a essa falta de investimentos.

    Já no segundo, um dado estatístico foi mencionado, o que valorizou seu texto, mas não o suficiente para suprir a falta de discussão no parágrafo anterior.

    C4: 120
    O uso dos conectivos foi muito bom, contudo, ainda ocorreram equívocos.

    “No entanto, segundo o (BID…” – Quando fez uso do NO ENTANTO, passou ideia de contrariedade, mas não é o que acontece. Você continua enfatizando a falta de interesse, levando-o a perder pontuação pelo uso inadequado do termo.

    Também senti falta de conectivo em dado momento do texto: “Isso infelizmente…”

    C5: 120
    Vale lembrar que uma conclusão deve apresentar 5 elementos: Agente (quem?), Ação (o quê?), Modo (como?), Efeito (para quê?) e Detalhamento (Explicação e exemplos).

    Depreende-se, portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos. para isso, é imprescindível que o governo (AGENTE), por intermédio de novas leis que visem o aumento salarial dos profissionais da educação(AÇÃO), pois tendo uma renda melhor os professores se dedicará mais ou seu trabalho(EFEITO). Espere-se com isso, consolidar uma sociedade mais solidária e resolutiva em relação aos desafios da formação de professores, no Brasil, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, tal como afirma John Locke(EFEITO).

    A maneira como escreveu deixou uniu a ação ao modo, tornando sua conclusão incompleta.

    Além disso, como já falei anteriormente, a ideia de “LEIS QUE AUMENTEM O SÁLARIO” não diz respeito a nenhuma problemática que você citou, mas adiciona um outro problema que não foi discutido. Ou seja, sua conclusão tornou-se incompleta e insatisfatória.

    TOTAL: 600

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  3. Introdução:
    A Constituição Federal de 1988,documento jurídico mais importante do país,prevê,em seu artigo 6°, o direito a [1] educação a todos cidadãos brasileiros.Conquanto,tal prerrogativa não tem se repercutido com ênfase na prática quando se observa os desafios da formação de professores ,no Brasil,dificultando a efetivação desse direito tão importante,seja pela falta de investimento governamental,seja pela pouca valorização. Diante dessa perspectiva, faz-se importante a análise dos fatores que favorecem esse quadro.

    Obs.:

    1 – Ausência de crase, pois se é “direito” é a alguma coisa.

    Desenvolvimento 01:
    Frente a esse cenário, deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para combater a falta de estrutura.Nessa analogia,segundo as ideias do filósofo contratualista John Locke, configura-se como uma violação do ” contrato social”, [1] [2] já que o estado [3] não cumpre sua função de garantir que os cidadãos desfrutem de direitos indispensáveis, como a educação e o trabalho.Isso [4] infelizmente [5] é evidente em nosso [6] país.

    Obs.:
    1 – As iniciais de “Contrato Social” são maiúsculas.
    2 – O local onde foi colocado o repertório não ficou tão bem, pois ele não está conectado, deveria ter argumentado ante e, depois, você usava o repertório, explicando o porquê de configura-se como uma violação.
    3 – Estado*.
    4 e 5 – Ausência de vírgulas.
    6 – Nada de usar primeira pessoa, o correto é “no país”. Não se coloque dentro da redação, sempre será na terceira pessoa.
    – Argumentou pouquíssimo, né? Só fez 9 tópico frasal e jogou o repertório, no final tem um pouco de argumentação, mas não o suficiente. O seu parágrafo de desenvolvimento deve conter ao menos 4 períodos, faltou mais dois, o de argumentação e o de encerramento.

    Desenvolvimento 02:
    Ademais, é fundamental apontar a pouca valorização como impulsionador dos desafios da formação desses educadores, [1] no Brasil.No entanto, [2] segundo o (BID) Banco Interamericano de Desenvolvimento,revelaram que 20% dos estudantes de pedagogia escolheram a carreira como uma alternativa caso não conseguissem outro emprego. [3] Diante disso,a baixa valorização está ligada a [4] falta de entendimento das pessoas que julgam por não conhecerem os motivos de cursarem a pedagogia.Logo,é inadmissível que esse cenário continue a perdurar,pois [5] assim [6] cada vez um número maior de profissionais desqualificados entram no mercado de trabalho [7] prejudicando a educação.

    Obs.:
    1 – Equívoco de vírgula.
    2 – Uso inadequado do conectivo, visto que ele é de “oposição” e, nesse caso, deve ser um de adição, já que você está adicionando o dado. Use: nesse sentido, nesse viés, diante dessa perspectiva, nesse parâmetro, nesse contexto, etc.
    3 – A forma como foi colocada o repertório não faz sentido, por falta de organização.
    4 – Ausência de crase, pois se estar “ligada” é a alguma coisa.
    5, 6 e 7 – Ausência de vírgulas.
    – Tem pouca argumentação.

    Conclusão:
    Depreende-se,portanto, a necessidade de se combater esses obstáculos.para [1] isso, é imprescindível que o governo, por intermédio de novas leis que visem o aumento salarial dos profissionais da educação,pois tendo uma renda melhor os professores se dedicará mais ou seu trabalho.Espere-se [2] com isso,consolidar uma sociedade mais solidária e resolutiva em relação aos desafios da formação de professores , [3] no Brasil, onde o Estado desempenha corretamente seu “contrato social”, [4] tal como afirma John Locke.

    Obs.:
    1 – A inicial deve ser maiúscula.
    2 – Ausência de vírgula.
    3 – Equívoco de vírgula.
    4 – As iniciais são minúsculas.
    – Cadê a ação?
    – Cadê o detalhamento?

    Nota:
    c1:120
    c2: 160
    c3: 160
    c4: 160
    c5: 120
    Total: 720//

    Obs.: sempre que você usar a vírgula é necessário dar um pequeno espaçamento.

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