De acordo com a Constituição Cidadã de 1988, é dever do Estado garantir os direitos normativos à população. Entretanto, faz notória a omissão governamental e a má gestão presente no sistema de saúde pública, uma vez que há precariedade na infraestrutura hospitalar e desigual distribuição dos profissionais no sistema de saúde ,gerando assim, descaso com a população.
Em primeira análise, é evidente a negligência do poder executivo frente ao sistema de saúde público. Dessa forma, é perceptível tal inadimplência diante à precária infraestrutura hospitalar, já que é existente a falta de equipamentos necessários, são eles: leitos, equipamentos, medicamentos, dentre outros amparos necessários à saúde populacional. Nessa ótica, pode-se citar a escassez de aparelhos respiratórios nos hospitais perante à pandemia da COVID-19, visto que tal ausência inviabiliza o uso de leitos vazios, superlotando outros centros de saúde. Logo, a irresponsabilidade do governo para com a saúde pública, desencadeia a discrepância de oportunidades no acesso às profilaxias das doenças dos pacientes, dos quais muitos se encontram nas filas de espera.
Outrossim, observa-se que a má gestão hospitalar é uma entrave. Segundo dados do CFM (Conselho Federal de Medicina), há um médico para cada 470 brasileiros. Nessa lógica, revela-se que há falta da assistência médica, visto que os funcionários do sistema se encontram mal distribuídos nas regiões brasileiras. Dessarte a pesquisa Demográfica Médica do Brasil, destaca que grande parte dos funcionários da saúde então concentrados à uma pequena parcela da população. Portanto, o mal direcionamento da dinâmica hospitalar é um agravante que revela a ineficiência no atendimento aos cidadãos.
Em suma, vale salientar que medidas sejam tomadas diante às falhas no sistema de saúde pública. Nesse viés, cabe ao Ministério da Saúde, órgão governamental responsável pela saúde da população, investir na melhoria da infraestrutura do SUS, por meio da disponibilização de verbas dedicados à medicação e equipamentos, para que seja mais proveitoso e eficiente o sistema público de saúde. Além disso, a gestão do SUS, deve sanar a falta de profissionais de saúde em regiões de grande demanda, através da revisão Demográfica Médica e Populacional, redirecionando os profissionais aos locais de necessidade, a fim estabelecer bom atendimento hospitalar. Garantindo assim o bem estar Nacional.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota.
João Victor
ASPECTOS GRAMATICAIS :
1º- ”é dever do Estado garantir os direitos normativos à população” (ERRO DE CRASE) Não se utiliza crase antes de termos genéricos como ”população” , a não ser que esta viesse delimitada , como por exemplo ” população DE SÃO PAULO , população SULISTA , etc . Mais sobre o uso da vírgula nestes casos – >https://www.tjmt.jus.br/Noticias/40173#.Xu-piGhKi70
2º- ( NÃO SE TRATA DE UM ERRO EM SI , MAS CONTRIBUIRÁ À FLUIDEZ DA IDEIA ) – ” …. uma vez que há precariedade na infraestrutura hospitalar e desigual distribuição dos profissionais no sistema de saúde ” Nesta sentença pode-se observar um erro de paralelismo sintático quando você utilizou o particípio em ”precariedade” e não utilizou na segunda ideia ”desigual” , ficaria mais inteligível e fluída a leitura assim ” uma vez que há precariedade na infraestrutura hospitalar e desigualdade na distribuição …” . Caso queira da uma rebatida em paralelismo , segue o link : https://www.todamateria.com.br/dica-de-redacao-uso-do-paralelismo/
3º ” … tal inadimplência diante à precária infraestrutura hospitalar …” ( ERRO DE USO DA CRASE) – A locução prepositiva que existe na linguá portuguesa é ” diante de” , sendo assim não há possibilidade de uso da crase pós diante , posto que nunca haverá possibilidade da preposição ”a” ser empregada após esse termo . O correto da sua sentença seria ” … inadimplência diante DA precária … ” https://www.dicio.com.br/diante-de/
4º ”… aparelhos respiratórios nos hospitais perante à pandemia da COVID-19…” ( ERRO NO USO DA CRASE ” ”Perante” já se trata de uma preposição , sendo assim traz incoerência gramatical o uso de crase após o mesmo , visto que o fenômeno da crase é ( preposição +artigo) basicamente estaria uma preposição regendo outra preposição , o que não é válido na gramática . Mais sobre : https://duvidas.dicio.com.br/perante-a-ou-perantea/#:~:text=A%20forma%20correta%20de%20escrita,diante%20de%2C%20na%20presen%C3%A7a%20de.
5º ‘ …’irresponsabilidade do governo para com a saúde pública, desencadeia a discrepância de..” (ERRO NO USO DE PREPOSIÇÕES ) ”para” e ” com” são duas preposições , sendo assim para que seu texto fique inteligível utilize apena o ”com” , assim : ” … irresponsabilidade do governo com a saúde pública . ATENÇÃO MANTER O ”A” SEM O ACENTO DE CRASE COMO VOCÊ FEZ , VISTO QUE JÁ HÁ A PREPOSIÇÃO ”COM”
6º ”… concentrados à uma pequena parcela..” ( ERRO NO USO DA CRASE) Como tinha dito a crase é a junção de preposiçaõ(a) + artigo definido (a) , ocorre incorreção o uso do artigo indefinido (uma) após a utilização de uma crase .
7º ” .. diante às falhas no sistema ” (ERRO NO USO DA CRASE) Já mencionado acima :)
8º- ”… verbas dedicados à medicação e equipamentos” … ( Erro de concordância nominal e de crase ) Pode ter sido so um erro na hora de digitar ” verbas dedicADAS ” , como a medicação não está delimitada … sem crase .
ASPECTOS SEMANTICOS/TEXTUAIS
1º parágrafo – Tomar cuidado quando você utilizou na introdução ” Direitos Normativos à população” , leva o leitor a crer que ao longo do texto serão desenvolvidas também ideias acerca de políticas públicas sobre o assunto , inserindo no texto o papel do Legislativo , apesar de você não ter fugido totalmente do assunto inserindo no terceiro paragrafo um pouco da figura do CFM , porém acho que você poderia ter dissertado mais essa vertente regulamentaria/ legislativa mencionada na introdução , visto que a introdução é uma espécie de mapa do texto , por exemplo leis mais favoráveis aos profissionais de saúde , ao desenvolvimento do sus e etc .
CONCLUSÃO : Parabéns pelo amplo vocabulário que você utilizou para desenvolver suas ideias , enriquece de mais a intertextualidade quando você utiliza conjunções para conectar seus parágrafos , como utilizou : outrossim , portanto , dessarte , uma vez que , etc . Consegui notar a manutenção padrão da estrutura de uma dissertação -Introdução , Desenvolvimento e conclusão ; contudo tenha cuidado na conclusão , eu não sei muito bem as competências do Enem , mas geralmente as dissertações na conclusão apresentamos soluções aos problemas desenvolvidos , retomando aquilo que você se propôs a desenvolver lá na introdução . Achei bastante interessante você trazer para o seu texto dados percentuais , sempre tendo atenção para não exagera ( não foi teu caso) , pois coloca em cheque a fidedignidade do teu texto , visto que lá na hora você não tem onde consultar os mesmos . No mais , está perfeito , ajustes sempre terão o importante é seguir nesse caminhos
VALEU , DESCULPE QUALQUER COISA : )
Yago42409
Bem, na intro você colocou sistema se saúde 2x, tenha cuidado na repetição e você colocou “gerando”, que é um gerúndio e é recomendado não usá-los, fora isso eu achei sua intro incrível. Seu desenvolvimento 1 ficou muito bom mesmo, gostei bastante, achei detalhado e você pode comprovar seu ponto de vista, seu desenvolvimento 2 eu achei um pouco mais expositivo que argumentativo, mas não acho que isso iria interferir muito na nota, sua Conclusão está bem detalhado, cumpriu o que se espera, as duas propostas respondem as 4 perguntas. Eu não me considero o mais recomendado para corrigir redações, mas acredito que essa redação no Enem alcançaria algo em torno de 860 à 940, acredito que a repetição de “sistema de saúde” atrapalhou um pouco, boa sorte e bons estudos
Vhgujkjkh
Olá , seu texto está muito bom, você argumenta bem, contudo, senti falta de repertórios de outras áreas do conhecimento, sim, você usou alguns dados , mas citações, contextos históricos enriquecem bastante o seu texto, e elevam a sua nota.
Você usa os conectivos corretamente, muito bom.
Entretanto,sua introdução está muito curta se comparada aos outros parágrafos ,deve haver uma semelhança no comprimento,assim, sugiro que você faça uma leve explicação de cada argumento que será desenvolvido, deixa o texto mais rico, e com mais informações ao corretor, mas repito, é só uma sugestão.
Parabéns, ótimo texto.
Espero ter ajudado.
Você pode corrigir meu último texto, por favor?