“No meio do caminho tinha uma pedra, tinha uma pedra no meio do caminho”. Analogamente ao trecho de Carlos Drummond de Andrade, é possível associar as pedras com as falhas no sistema educacional. Nesse contexto, a omissão governamental e a ineficiência do padrão de ensino, são agentes responsáveis no impasse à garantia da educação de qualidade.
Em primeira análise, a negligência do poder executivo no sistema educacional é um obstáculo. De acordo com Thomas Hobbes, o papel do Estado é garantir o bem estar social. No entanto, observa -se tal inadimplência na infraestrutura escolar pública, já que não há salas e equipamentos necessários para a prática das ciências da natureza, como laboratórios de química e biologia, como também, há pouca disponibilidade de verbas destinadas às saídas de campo, como: museus, zoológicos, universidades, dentre outros âmbitos que auxiliam na aprendizagem. Logo, os alunos são desprovidos das dinâmicas escolares, fomentando as controversas da educação particular em detrimento à pública.
Outrossim, a ineficiente metodologia aplicada nas escolas é uma entrave. Segundo dados da UNESCO, revela que a taxa de reprovação do Ensino Fundamental é de 18,7%. Nessa ótica, percebe-se que o padrão de ensino baseado em quadros e trabalhos extensos, no qual os alunos aderem notas bimestrais, não são funcionais, posto que a preocupação do estudante consiste no alcance da média anual para passar de série, tão pouco para aprender. Ademais, muitos ex-alunos que terminaram o colegial carecem do ensino básico como: multiplicar e dividir. Portanto, o padrão nas apresentações escolares, refletem no mercado de trabalho do jovem e na falta de interesse pelos estudos, remetente ,à evasão escolar.
Em suma, vale salientar que medidas políticas e da organização escolar sejam avaliadas perante à problemática. Logo, cabe ao Governo, poder executivo estatal, investir em reformas nas instituições escolares e na prática dinâmica dos estudos, por meio de novas salas e da disponibilização de verbas. Além disso, os diretores e coordenadores das escolas, devem introduzir novos métodos para a aprendizagem, através do uso da sala invertida, que visa a participação ativa do aluno, a fim de estabelecer melhoria no atendimento ao estudante, evitando à evasão nas escolas. Retiradando assim, as pedras no caminho.
Agradeço qualquer avaliação que vier, se possível com nota, por favor.
Limax
Top mano…
…..
…………….
………………….
…………………..
…………………….
…………………………………
……………………………………
……………………………………….
Continua assim kkk …………
………… ………………………………….
………………………………….,…………
Ca_melito
Ótima redação! Sou apenas aluna porém acredito que tenha alcançado nota máxima em todas as competências.
Deixo apenas uma sugestão: Na proposta de intervenção você usou como método o uso da sala invertida, poderia explicar melhor o que é esse método, como funciona.
Espero ter ajudado. :)
16588751761
Olá!
Não encontrei erros em sua redação, ela poderia na minha opinião, perfeitamente ter nota 1000.
Sendo assim, te dou algumas sugestões para agregar ainda mais aos seus textos.
Procure usar legislações de acordo com o tema, por exemplo, você falou sobre educação, poderia falar da LDB. Quando o tema for de alguma outra área, fale dos órgãos responsáveis, como Ministério da Saúde, da Cidadania, etc.