FAKE NEWS: UMA DOENÇA VIRTUAL QUE PRECISA SER COMBATIDA NO BRASIL

  • 1

Em 1937, sob o falso informe de uma ação comunista contrária ao governo vigente, Getúlio Vargas justificou o fechamento do Congresso Nacional e assegurou sua permanência no poder até 1945, ano em que a farsa foi descoberta. Na atualidade, é notório que, de forma consoante à década de 30, as notícias falsas comprometem a liberdade de escolha do povo, na medida em que são compartilhadas por autoridades, e acarretam a difusão de ideias controversas, uma vez que parte da população não verifica o conteúdo que lhe foi apresentado.

Primordialmente, vale ressaltar que o compartilhamento de falsas informações por parte de autoridades é aspecto danoso à liberdade de escolha do cidadão. De acordo com o filósofo sistemático Aristóteles, a liberdade plena de escolha ocorre quando não há fatores que impeçam ou influenciem as decisões tomadas pelos indivíduos. Sob essa ótica, é possível perceber que a realidade do Brasil contraria o conceito aristotélico, haja vista que autoridades, pessoas prestigiadas e que conferem maior veracidade aos informes, compartilham conteúdos inverídicos em prol da garantia de seus interesses, como observado na farsa arquitetada por Getúlio Vargas em 1937. Dessa forma, a população é induzida a tomar determinado posicionamento e abre mão de seu poder de decisão, acreditando fielmente nos Ídolos do Teatro outrora desmascarados por Bacon.

Em segunda análise, cabe enfatizar que a passividade da população diante dos informes falsos é fator prejudicial ao bom funcionamento da sociedade. O filósofo Sócrates, em sua busca pela verdade, defendia a indagação constante e o questionar dos conhecimentos adquiridos. Nesse sentido, percebe-se que a realidade brasileira difere da tese proposta por Sócrates, tendo em vista que a população se mostra passiva diante dos conteúdos falsos que lhe são apresentados e, consecutivamente, defende posicionamentos muitas vezes incoerentes, como o antissemitismo adotado por Getúlio Vargas durante a ditadura do Estado Novo. Dessa forma, a alienação popular perante as falsas notícias permite a proliferação de ideais controversos e deve, pois, ser combatida.

Portanto, faz-se necessário que o Estado intervenha para que o cenário atual seja alterado. A fim de conscientizar a população sobre os perigos das falsas informações e sobre como evitar sua proliferação, o Ministério da Educação deve, por meio de verbas governamentais, fornecer, às comunidades, materiais didáticos que contenham formas de atestar a veracidade dos informes, sugerindo aos habitantes que pesquisem as fontes do conteúdo compartilhado e o posicionamento do veículo responsável pela publicação. Destarte, a liberdade de escolha do povo será respeitada e situações como a presenciada em 1937 dissociar-se-ão da sociedade brasileira.

Compartilhar

4 Correções

  1. E aí!!! Tudo bom?
    Bom, vou tentar corrigir sua redação, cuidado com a pontuação tá.
    Vamos lá???
    COMPETÊNCIA I: 160
    COMPETÊNCIA II: 160
    COMPETÊNCIA III: 120
    COMPETÊNCIA IV: 140
    COMPETÊNCIA V: 200
    Total: 800
    Espero ter ajudado, se puder corrigir a minha eu agradeceria muito. Boa quarentena, xeruuuuuuuu. Adorei o contexto histórico que vc trouxe na introdução e reforçou no desenvolvimento, os corretores amam isso.

    • 1
  2. adorei sua redaçao, voce foi bastante preciso e detalhou muito bem os argumentos.
    seu desenvolvimento esta bom mas no terceiro achei um pouco repetido, mas nada que outra ideia nao o substitua. sua intervençao esta otima e muito bem detalhada, certeza que tiraria nota maxima nessa competencia. Parabens pela redaçao, voce tem bastante potencial

    • 1
  3. Oii,irei comentar a sua redação.
    .Amei a alusão feita na introdução.Sua tese está impecável.
    .Desvio de pontuação (aplicação de vírgula).
    .O seu segundo parágrafo está ótimo.No entanto; eu fecharia no trecho:”…E abre mão de seu poder de decisão…” .Tiraria a outra oração.
    .O terceiro parágrafo ficou repetitivo,pois você novamente contextualizou com o Governo de Vargas.Tente contextualizar com outro assunto,mas continue com o mesmo fluxo de ideia.
    .A sua proposta de intervenção está excelente,tiraria 200 pontos facilmente.
    Parabéns, você escreve muito bem,continue assim.E foque mais no que você está errando,os erros são muito importantes para o processo de evolução.

    • 1
  4. Olá sixthero!
    Gostei bastante da sua redação,ao longo do seu texto utilizou várias referencias importantes..
    Sua conclusão também está muito boa,você deixou claro “QUEM” promoverá a ação, “O QUE” será feito para sanar a questão,”COMO” será feito, e o mais importante, os objetivos “PARA QUÊ” será feito
    P A R A B É N S!!
    Ficou muito boa mesmo hein

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.