Fake news, quem está livre delas?

  • 0

Como já dizia Orwell em sua obra de ficção 1984; função de certas palavras da ”novilíngua” não era de expressar significado, mas de destruí-los. Assim, existe a crença de que fake news  são inofensivas. Porém, as consequências são graves e envolvem desde o aumento de transtornos psicológicos até questões políticas, impactando a todo cidadão do país.

      A grande maioria dos cidadãos encara fake news como a simples propagação de notícias falsas por pessoas idosas ou pouco familiarizadas com tecnologia, mas os impactos são muito mais sérios do que postagens de mensagem em grupos, já que o mundo virtual pode ter consequências graves no mundo real.

             A população é afetada de inúmeras formas, como, por exemplo, no caso do movimento anti-vacinas, que defende o não uso de vacinas em crianças, por causar doenças, o que não é plausível pois as vacinas contêm antígenos, ou seja, uma parte do material genético causador da doença, morto ou inativo, que estimula a produção de anticorpo natural pelo nosso corpo. Como consequência, tem ocorrido o surto de doenças já erradicadas, como o sarampo.

              Além disso, um estudo recente da Universidade de Twente, na Holanda, mostra que atitudes políticas são significativamente influenciadas por fake news, mesmo entre as pessoas mais atentas e bem informadas. Assim, a notícia inverossímil afeta a vida de todos, o presente e o futuro de toda uma nação.

       Portanto, noticias falsas não são inofensivas, afetam a todos nós e o combate a tais práticas é cada vez mais urgente. Uma das soluções seria que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em parceria com empresas da área de inteligência artificial desenvolvesse algorítimos para a detecção e remoção de fake news antes de sua propagação, evitando assim a disseminação de notícias ”perigosas”.

Compartilhar

3 Correções

  1. Gostei muito da sua redação, teve argumentos mas pouca explicação. E na conclusão não mostrou o objetivo do texto, tente acrescentar mostrando a sua opinião na redação e também com argumentos que mostrem que você tem conhecimento sobre o que está escrevendo.
    Notas:
    Competência 1: 100
    Competência 2: 120
    Competência 3: 100
    Competência 4:100
    Competência 5:80
    Nota final: 500
    Espero ter ajudado
    Grande Abraço

    • 0
  2. Você utilizou um parágrafo inteiro para falar sobre a questão das vacinas, isso pode custar muitos pontos, nesse momento você acaba fugindo muito do tema proposto.”A população é afetada de inúmeras formas” a partir disso voce poderia apresentar tais causas. Estou nesse mesmo processo de evolução como você, mas não esqueça que é com os erros que aprendemos.

    • 0
  3. Oi, tudo bem?
    Antes de tudo, é importante que vc entenda a estrutura de um texto estilo Enem (creio que esse seja). Deve ter 4 parágrafos: a introdução, 2 desenvolvimentos e a conclusão. O seu texto tá com 5 parágrafos. Imaginei que sua tese fosse “Porém, as consequências são graves…”, mas vc não defendeu de fato isso. Vc falou sobre a questão política em um dos parágrafos, mas não falou nada sobre os transtornos psicológicos. Você falou sobre as vacinas, porém não foram citadas na introdução. É legal também que vc procure mais conectivos pra usar durantes os desenvolvimentos e no texto todo também. Além disso, vc pode firmar o que vc defende na tese, apresentando dados; argumento de autoridade ou até mesmo citações. Não esqueça também de detalhar mais a conclusão.
    Sou só estudante e estou aprendendo tbm, mas espero que de alguma forma te ajude! ;)

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.