É evidente a crença de que fake news são inofensivas, porém, as consequências são graves e envolve desde o aumento de transtornos psicológicos até questões políticas, impactando a todo cidadão do país. Como já dizia Orwell em sua obra de ficção do ano 1984: A função de certas palavras da ”novilingua” não era a de expressar significado, mas de destruí-los.
A grande maioria dos cidadãos encaram fake news como a simples propagação de notícias falsas por pessoas idosas ou pouco familiarizadas com tecnologia, mas os impactos são muito mais sérios do que postagens de mensagem em grupos, já que o mundo virtual pode ter consequências graves no mundo real.
A população é afetada de inúmeras formas, como podemos citar o movimento anti vacinas, que defende o não uso de vacinas em crianças, por estar causando doenças, o que não é plausível pois as vacinas contém antígenos, ou seja, uma parte do material genético causador da doença, morto ou inativo, que estimula a produção de anticorpo natural pelo nosso corpo. Como consequência, tem ocorrido o surto de doenças já erradicadas, como o sarampo.
Além disso, um estudo recente da Universidade de Twente, na Holanda, mostra que atitudes politicas são significativamente influenciadas por fake news, mesmo entre as pessoas mais atentas e bem informadas, assim, a noticia inverossímil afeta a minha e a sua vida, o presente e o futuro de toda uma nação.
Portanto, noticias falsas não são inofensivas, afetam a todos nós e o combate a tais práticas são cada vez mais urgentes. Uma das soluções seria que o MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações) em parceria com empresas da área de inteligência artificial desenvolvesse algoritmos para a detecção e remoção de fake news antes de sua propagação, evitando assim a disseminação de notícias ”perigosas”.
Amanda Natalie de Menezes Alencar
Correções segundo o Enem.
Competência I (160) :,O seu texto está claro e muito bem escrito, há poquissímas questões ortográficas a serem trabalhadas. Isso é realmente muito bom!,Com mais de atenção no momento de digitar o texto e na grafia de certas palavras que podem apresentar dificuldades, você conseguirá alcançar a nota máxima nessa Competência.
Competência II (120) : Para alcançar uma nota maior do que essa, você precisa: desenvolver mais o tema, a partir de uma argumentação consistente e baseada em um repertório sociocultural de amplo acesso, que contenha dados concretos e opiniões de especialistas. Além disso, é importante apresentar um bom domínio da estrutura do texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma proposição sólida e que introduza o tema, desenvolvendo argumentos críticos e profundos. Por fim, não se esqueça da conclusão com proposta de intervenção social.
Competência III (120): As ideias que você apresenta são extremamente pertinentes e relacionadas com o que está sendo proposto. Porém, algumas não estão desenvolvidas por completo. Lembre-se de que há uma linha de raciocínio em um texto dissertativo-argumentativo, e este deve ter todos os argumentos elaborados e concluídos. É importante explicar detalhadamente o porquê da relevância deste argumento e, principalmente, como ele se relaciona com o argumento do parágrafo seguinte ou do anterior. Pense nisso. =]
Competência IV (120): A grande questão dessa competência é o encadeamento entre as ideias do texto. Tanto a estruturação dos parágrafos como a estruturação das sentenças devem se relacionar. Em geral, encontramos esta relação por meio dos conectivos (desta maneira, neste sentido, ademais, ao seguir esta lógica, contudo, em suma, por esta razão etc.). Se analisarmos várias redações nota mil, podemos notar que a maioria das sentenças tem um conectivo que se liga à sentença anterior. Estas redações apresentam, em média, 14 conectivos em um único texto.
Competência V (120): Muito boa, porém esta incompleta e falta informação. basta detalhar melhor como sua proposta irá se concretizar. Relacione as ações propostas com os exemplos e argumentos que você traz ao longo do seu texto. Quanto mais detalhada for sua proposta, e quanto mais relacionada ela estiver com a argumentação, melhor será o desempenho.
Nota: 640