Fake News no Brasil

  • 1

Na série de televisão ” Grey’s Anatomy”, Meredith Grey utiliza seu conhecimento para gerar Mini fígado e essa descoberta foi publicada em várias redes sociais, fazendo com que a doutora fosse indicada a uma premiação. Trazendo para a realidade muitas conquistas científicas são divulgadas através da internet, porém, há obstáculos a serem enfrentados devido a essa decisão. Alguns problemas a serem solucionados são: a publicação de informações falsas e as consequências causadas pela aplicação de técnicas inapropriadas divulgadas nas mídias sociais.

Diante desse cenário, é perceptível que a divulgação de fake News colabora de forma negativa para a democratização do conhecimento científico. Segundo o escritor brasileiro Luiz Inácio Veríssimo,” às vezes, a única coisa verdadeira em um jornal é a data”. Análogo ao pensamento do autor, diversas pessoas propagam dados não verídicos relacionados a descobertas científicas,como a implantação de chips por meio da vacinação contra a covid 19 e grande parte da população acredita que essas fake News são verdadeiras, fazendo com que elas sejam compartilhadas. Logo enquanto essas informações falsas ainda permanecerem nas mídias sociais a população será prejudicada.

Observa-se, outrossim, as consequências originadas a partir da execução de técnicas impróprias como responsável pelo agravamento do problema. Segundo Albert Einstein,” se os homens não mudarem sua maneira de pensar, não serão capazes de resolverem os problemas causados por eles mesmos”. Desse modo, é possível associar a fala do cientísta alemão com o fato de que vários doutores pesquisam novos estudos relacionados à saúde e realizam procedimentos de forma incorreta , ocasionando graves danos a saúde do paciente. Assim, se não houver a extinção deste problema, as mídias sociais continuarão sendo fontes de pesquisas erradas.

Portanto, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de softwares, desenvolva um programa que detecta informações falsas e as elimines da internet. Além disso, o Ministério da Educação, junto com instituições de ensino devem ministrar palestras sobre matérias publicadas nas redes sociais . Tudo isso com o intuito de sanar os problemas da divulgação inapropriada de descobertas científicas.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá, Lucas! Irei tentar fazer um breve relato sobre sua dissertação, ok?
    Bora lá!

    “Na série de televisão ” Grey’s Anatomy”, Meredith Grey utiliza seu conhecimento para gerar Mini fígado e essa descoberta foi publicada em várias redes sociais, fazendo com que a doutora fosse indicada a uma premiação. Trazendo para a realidade muitas conquistas científicas são divulgadas através da internet, porém, há obstáculos a serem enfrentados devido a essa decisão. Alguns problemas a serem solucionados são: a publicação de informações falsas e as consequências causadas pela aplicação de técnicas inapropriadas divulgadas nas mídias sociais”.

    1) Você poderia ter mencionado quem é a Meredith, afinal o corretor (caso não seja fã da série) não saberá de quem se trata. Você nem sequer disse se ela é protagonista ou não, e como ela imprimiu o fígado é que a tornou famosa nas redes, por ter usado uma impressora 3D.
    2) Sua introdução tem repertório e define os problemas, porém ficou extensa demais e os problemas receberam um destaque de responsabilidade ao ser usado dois pontos os antecedendo (geraria melhor expectativa se você tivesse utilizado essa pontuação, de alguma forma, no repertório).

    “Diante desse cenário, é perceptível que a divulgação de fake News colabora de forma negativa para a democratização do conhecimento científico. Segundo o escritor brasileiro Luiz Inácio Veríssimo,” às vezes, a única coisa verdadeira em um jornal é a data”. Análogo ao pensamento do autor, diversas pessoas propagam dados não verídicos relacionados a descobertas científicas,como a implantação de chips por meio da vacinação contra a covid 19 e grande parte da população acredita que essas fake News são verdadeiras, fazendo com que elas sejam compartilhadas. Logo enquanto essas informações falsas ainda permanecerem nas mídias sociais a população será prejudicada”.

    1) Utilização de linguagem informal depois da citação (que foi excelente), além do mais o que foi dito após as aspas não encaixou tão bem com eu (leitora) esperava.
    Você estava vindo acelerado e de repente desacelerou, ou “quebrou o clima”, ao tecer um comentário de forma prolixa.

    “Observa-se, outrossim, as consequências originadas a partir da execução de técnicas impróprias como responsável pelo agravamento do problema. Segundo Albert Einstein,” se os homens não mudarem sua maneira de pensar, não serão capazes de resolverem os problemas causados por eles mesmos”. Desse modo, é possível associar a fala do cientísta alemão com o fato de que vários doutores pesquisam novos estudos relacionados à saúde e realizam procedimentos de forma incorreta , ocasionando graves danos a saúde do paciente. Assim, se não houver a extinção deste problema, as mídias sociais continuarão sendo fontes de pesquisas erradas”.

    1) Ou você usaria “outrossim”, ou “observa-se”. E entre vírgulas o que era conectivo passou a ser aposto.
    2) Parágrafo contraditório: no 1 você falou que os cientistas estavam sendo mai interpretados ao quererem salvar vidas, mas as fakes acabavam atrapalhando. Agora, nesse D2, você diz que os cientistas fazem “execução de técnicas impróprias”, logo a desinformação viraria informação por parte de quem propaga a notícia.

    “Portanto, é necessário que o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, por meio de softwares, desenvolva um programa que detecta informações falsas e as elimines da internet. Além disso, o Ministério da Educação, junto com instituições de ensino devem ministrar palestras sobre matérias publicadas nas redes sociais . Tudo isso com o intuito de sanar os problemas da divulgação inapropriada de descobertas científicas”.

    1) “…informações falsas e as elimines da internet…” Aqui você dá pluralidade ao verbo ELIMINAR.
    2) Suas propostas são boas, mas ministrar palestras sobre tudo o que se produz nas redes? Ficou abrangente. Você conseguiria ter afunilado melhor.
    Muitas vezes, uma só proposta já basta e não que seja regra, mas a depender do tema, facilita muito.

    Nota: 820 <<<<<

    *Você tem potencial, Lucas. Ajeitando alguns detalhes e aperfeiçoando seu desenvolvimento, logo chegará ao mil.
    Eu, também, tenho muita dificuldade em desenvolver: ou fica longo demais ou curto demais. Daí, vou te passar o que estou fazendo: imagino uma conclusão e cito dois problemas, daí só disserto sobre eles. Foi assim que consegui aprender propostas de intervenção e melhorei minha introdução (ainda falta muito, mas…). Então, deixo como dica pra ti.

    Abraço, Lucas!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.