[Deleted User]
  • 0

FAKE NEWS EM TEMPO DE PANDEMIA NO BRASIL

  • 0

Funcionando com a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o percurso, as fake news em tempo de pandemia é um problema que está muito presente na sociedade brasileira, atualmente. Com isso, ao invés de funcionar como a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problemática, faz o oposto. A combinação de fatores de atos criminosos e a divulgação de remédios com falsos resultados contribuem para a situação atual.

Em primeira análise, com a pandemia da doença covid-19 o Ministério da Saúde optou com uma das alternativas preventivas sobre esse vírus a quarentena e o isolamento social. Com isso, o governo disponibilizou o auxílio emergencial para aqueles que atendem os critérios e foram atingidos economicamente por essa pandemia. Contudo, grupos criminosos utilizaram dessa situação um meio de plantar fake news na população. Esse grupo ligavam para essas pessoas pedindo informações pessoais documentais, prometendo a retirada desse auxílio após que o cidadão desse essas informações. A fim de prejudicar principalmente, financeiramente a sociedade brasileira. Logo observa -se que as fake news auxiliaram as gangues criminosas a implantar golpes no povo, assim se distanciando mais da força descrita por Newton.

Em segundo lugar, essa doença tem desencadeado várias mortes no mundo, de modo que a população está cada vez mais assustada com a situação atual. Com isso, redes sociais têm pessoas que estão publicando e fabricando notícias falsas sobre remédios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico em relação a esse vírus, ora aqueles que curam ou te imunizam da doença. Entretanto, de acordo com os especialistas da área da saúde não existem remédios cientificamente comprovados que fortificam seu sistema imune sobre essa doença, ora curam, ou te deixa imune. Dessa maneira essas informações incorretas podem levar ao leitor acreditar e adquirir esse medicamento e possivelmente prejudicar sua saúde e situação financeira, dando existência a falta desse medicamento nas farmácias, e daqueles que realmente precisam utilizar essa medicação, não poder obter. Em resumo, esse fato se aproxima mais do oposto da força descrita por Newton.

Portanto, a caixa em combinação com o Ministério da Saúde( MS) devem fazer campanhas ao combate das fake news, recorrendo a meios de comunicação, assim, desmentindo as notícias falsas na internet, em adição, o MS deve criar sites e divulgar para que a população possa conferir se as informações apresentadas são verdadeiras, desse modo, impedindo que os cidadãos sejam alvos de atitudes criminosas prejudiciais e de remédios que não auxiliam o povo em nada, pelo ao contrário, podem prejudicar a saúde do indivíduo e nitidamente os próximos. Por conseguinte, o Poder Legislativo penalize aqueles que praticarem de atos que infrinja a lei, evitando que outras pessoas cometa atividades ilegais. Só assim os atos criminosos e divulgação de remédios com falsos resultados funcionarão como a forma descrita por Newton e mudará o percurso das fake news em tempo de pandemia, da persistência para a extinção.

(Se possível coloquem nota de cada critério )

Compartilhar

5 Correções

  1. Olá Priscila!! O seu texto trata de um assunto bem atual até no intato estamos vivendo isso tudo, e principalmente tratasse de um problema de nível mundial. O que é muito interessante e tem um imensa possibilidade de cair em uma redação de ENEM.
    Porém por ser um assunto que trás um grande nível de informações em forma de dados originais e atuais a cada hora, você acabou colocando em seu texto, um excesso de opiniões próprias, então só tenta melhorar um pouco esse ponto muito importante para um texto dissertativo. =)

    • 1
  2. Competência I: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa
    NOTA: 120
    domínio mediano, alguns desvios gramaticais, morfossintaticos.
    Competência II: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo
    NOTA: 200 parabéns
    Competência III: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista
    NOTA: 120, faltou dados algo que comprove que você disse D1 e D2
    Competência IV: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
    NOTA: 120, articula de forma mediana, e apresente repertório pouco diversificado de recursos coesivos
    Competência V: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural
    NOTA 200
    NOTA FINAL:760

    • 0
  3. No geral, ao meu ver, sua redação tem bons pontos a serem abordados. Contudo, vale ressaltar que, há partes do texto que não se encaixam.
    Não sou um especialista, é só uma opinião. Segue o exposto:
    Introdução: gostei do repertório, achei inovador, e tenho que dizer que não esperava. Entretanto, acho que você poderia fazer a comparação da “força” diretamente com a “fale news”. Ou seja, dizendo que as pessoas estão seguindo as recomendações (corpo em movimento) até que a fale news (força) altere esse percurso. Creio que seria mais coeso.
    Desenvolvimento 1: nesse caso, acho que faltou uma melhor elaboração, haja vista que esse parágrafo traz erros de concordância e pouca organização de ideias.
    Desenvolvimento 2: esse parágrafo também não está muito bom. Os erros de concordância e gramática foram recorrentes. As ideias eram boas, mas faltou organizá-las, para que as mesmas trouxessem clareza. Também senti falta do uso da vírgula em alguns casos.
    Intervenção: pude observar na maioria das intervenções apresentadas você usou quase todos os quatro pontos (o que, como, quem, pra que). Contudo, ainda ocorreram erros de concordância e gramática. Uma dica que eu posso dar também, é não tentar impor algo, ou seja, evite dizer “deve fazer…”, tente supor algo como “deveria fazer…” ou então “espera-se que…”.
    Ademais, você tem boas ideias para enriquecer seu texto, porém você deve ter mais atenção nos dois pontos que você mais pecou, concordância e gramática. Ah, não tente fazer algo muito elaborado, jogando várias informações, isso pode fazer você tangenciar. Espero ter ajudado.

    • 0
  4. Olá, logo de início pude perceber que se trata de um texto muito grande, o que ultrapassa o limite de 30 linhas previstos pelo MEC. Tendo em vista que, uma redação deve ser clara e direta ao tema. O fato de se fazer uma redação muito grande também pode fazer com que seja cansativa a quem irá avaliá-la, fazendo com que perca alguns pontos com o avaliador. Também vi que trouxe muitas informações o que pode acabar fazendo com que seu texto se torne um pouco confuso de ler, o recomendado é que opte pelas informações mais relevantes e então organize seu texto. Em observação eu também concordo com a opinião dada pela Nicolly.
    Creio que seja somente isso, e no entanto, é uma ótima redação que traz consigo ótimos fatos. E eu adorei a citação a Newton kkk. Espero ter ajudado, e me desculpe pois não tenho conhecimento suficiente para dar a nota ao seu texto.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.