Funcionando com a primeira lei de Newton, a lei da inércia, a qual afirma que um corpo tende a permanecer em seu movimento até que uma força suficiente atue sobre ele mudando o percurso, as fake news em tempo de pandemia é um problema que está muito presente na sociedade brasileira, atualmente. Com isso, ao invés de funcionar como a força suficientemente capaz de mudar o percurso deste problemática, faz o oposto. A combinação de fatores de atos criminosos e a divulgação de remédios com falsos resultados contribuem para a situação atual.
Em primeira análise, com a pandemia da doença covid-19 o Ministério da Saúde optou com uma das alternativas preventivas sobre esse vírus a quarentena e o isolamento social. Com isso, o governo disponibilizou o auxílio emergencial para aqueles que atendem os critérios e foram atingidos economicamente por essa pandemia. Contudo, grupos criminosos utilizaram dessa situação um meio de plantar fake news na população. Esse grupo ligavam para essas pessoas pedindo informações pessoais documentais, prometendo a retirada desse auxílio após que o cidadão desse essas informações. A fim de prejudicar principalmente, financeiramente a sociedade brasileira. Logo observa -se que as fake news auxiliaram as gangues criminosas a implantar golpes no povo, assim se distanciando mais da força descrita por Newton.
Em segundo lugar, essa doença tem desencadeado várias mortes no mundo, de modo que a população está cada vez mais assustada com a situação atual. Com isso, redes sociais têm pessoas que estão publicando e fabricando notícias falsas sobre remédios que ajudam a fortalecer o sistema imunológico em relação a esse vírus, ora aqueles que curam ou te imunizam da doença. Entretanto, de acordo com os especialistas da área da saúde não existem remédios cientificamente comprovados que fortificam seu sistema imune sobre essa doença, ora curam, ou te deixa imune. Dessa maneira essas informações incorretas podem levar ao leitor acreditar e adquirir esse medicamento e possivelmente prejudicar sua saúde e situação financeira, dando existência a falta desse medicamento nas farmácias, e daqueles que realmente precisam utilizar essa medicação, não poder obter. Em resumo, esse fato se aproxima mais do oposto da força descrita por Newton.
Portanto, a caixa em combinação com o Ministério da Saúde( MS) devem fazer campanhas ao combate das fake news, recorrendo a meios de comunicação, assim, desmentindo as notícias falsas na internet, em adição, o MS deve criar sites e divulgar para que a população possa conferir se as informações apresentadas são verdadeiras, desse modo, impedindo que os cidadãos sejam alvos de atitudes criminosas prejudiciais e de remédios que não auxiliam o povo em nada, pelo ao contrário, podem prejudicar a saúde do indivíduo e nitidamente os próximos. Por conseguinte, o Poder Legislativo penalize aqueles que praticarem de atos que infrinja a lei, evitando que outras pessoas cometa atividades ilegais. Só assim os atos criminosos e divulgação de remédios com falsos resultados funcionarão como a forma descrita por Newton e mudará o percurso das fake news em tempo de pandemia, da persistência para a extinção.
Kathlyn Hartmann
Adorei a relação multidisciplinar que uso para iniciar o texto, ótima colocação da referência de Newton e além disso conseguiu explicar a colocação da citação com o desenrolar do tema. Talvez falte um pouco de conjugação e atenção a algumas palavras para intensificar o texto. Mas ficou explicada a sua idéia.
hugo2007
Ótima dissertação!
Só algumas pontuações para otimizer sua produção textual!
“ora aqueles que curam ou te imunizam da doença. Entretanto, de acordo com os especialistas da área da saúde não existem remédios cientificamente comprovados que fortificam seu sistema imune sobre essa doença, ora curam, ou te deixa imune.” Repetiu a mesma explanação ora curam ou te deixa imune. Repetições deixam o texto mais pobre e desinteressante.
Suas explanações foram ricas em informações, só atente-se ao que já foi exposto anteriormente; visando ser mais objetiva e sucinta.
Continue praticando!!! Faço redações para concurso. A forma de aborda-las é distinta do Enem, pois devemos responder perguntas. Se possível, corrija minha redação.
Die
O primeiro parágrafo está bom! As ideias foram bem apresentadas e o fato de usar a primeira lei de Newton foi muito inteligente. O segundo parágrafo houve uma confusão de ideias e pontuações, foram apresentada muitas ideias, mas nem todas foram explicadas. O terceiro parágrafo ficou bacana, você não precisava retomar a ideia de Newton, porém isso não lhe prejudicou. A proposta de intervenção também está boa, você poderia dar mais detalhes, entretanto isso não é um erro. Em geral, sua redação está boa! Você pecou em colocar muitas ideias e não conseguir argumentar todas, e também seus parágrafos estão grandes.
Cams
A redação está bem clara e explicativa, mas essa repetição da analogia sobre a força relacionado á Newton deixou o texto um pouco cansativo.
Um ponto positivo foi a sua posição sobre os malefícios dessas práticas criminosas e a propagação das fakes e como elas podem afetar diretamente a sociedade brasileira
Heloíza Sathler
Olá!
Achei sua redação bem legal com palavras chaves e tudo mais, mas falta um pouco de organização em relação aos parágrafos, são muito longos e não conseguir visualizar tudo muito bem.
Você tem bons argumentos.
Você pode treinar e ler mais sobre os conectivos, vai tr ajudar bastante.
Treina mais um pouquinho que você vai longe.
Bjs, bons estudos
sofia helena
A redaçãp em si esta muito boa, porèm tive dificuldade em saber onde começavam os paràgrafos e onde terminavam, a proposta de intervenção esta otima e não fere os direitos humanos,os arguentos poderiam ter sidos desenvolvidos de uma maneira melhor, achei legal usar a Lei de Newton no inicio de sua redaçao.Espero ter ajudado