Regente

Fake News e seus impactos na sociedade brasileira.

  • 1

Com o advento e a evolução da comunicação via internet, proporcionado pelo processo de globalização, as notícias e a circulação de informações aumentou nos últimos anos. No entanto, devido a essa tão grande facilidade de expor informações, aumentou em grandes proporções a divulgação de notícias falsas (Fake News ), por meio das redes sociais, causando impactos negativos na sociedade.

Em primeira análise vale destacar que, como aumento dos usuários das redes sociais, os aplicativos e as mensagens instantâneas são os principais responsáveis pela distribuição de conteúdos falsos. Na sequência, é evidentemente que nesse tipo de prática, existem diversas pessoas interessadas, favorecendo a disseminação de Fake News. Um estudo realizado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), apontam que as notícias falsas se espalham 70% mais rápido que as verdadeiras, sendo a mesma exposta por aproximadamente 8,8 milhões de usuários em todo o mundo.

Além disso, por mais que o tema Fake News seja atual, a disseminação de notícias falsas é uma prática muito antiga. Até meados do SÉC. XX, as histórias contadas para uma determinada ação e/ou objetivo, contava com o apoio e uma certa manipulação das Fake News . Atualmente, as notícias falsas viralizam mais rápido devido ao poder de compartilhamento das redes sociais. Dessa forma as Fake News se tornam uma ferramenta da pós-verdade, ou seja, uma vez que os veículos de comunicação obedece a certos direcionamentos sejam eles — políticos, sociais, culturais e /ou pessoais —, pode haver uma manipulação em alto nível, do que se compreende por verdade.

Portanto, a prática da Fake News é um pouco complexa e requer soluções não só do poder público, mas também das pessoas e usuários das redes sociais. É de suma importância, a criação de projetos desenvolvidos pelo Governo Brasileiro, que visem a exposição de leis, que venham com o objetivo penalizar os criadores da Fake News, incluindo na mesma, a divulgação de projetos de conscientização social através das redes sociais, favorecendo assim, a liberdade de expressão e o uso da internet de forma positiva, a todos da sociedade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite!
    Gostei bastante da sua redação, achei bem desenvolvida e os pensamentos bem conectados pelas termos conectivos. Bem legal tbm a proposta de intervenção, mas talvez vc poderia colocar só mais um agente. Outra coisa, dps do termo conclusivo na conclusão ficaria legal se vc trouxesse novamente a tua tese. Além disso, no segundo parágrafo onde vc disse: “existem muitas pessoas interessadas” achei não ficou tão clara a ideia, talvez vc poderia substituir por “existem diversas pessoas interessadas na divulgação”. E no terceiro parágrafo este fragmento: ” as histórias contadas para uma determinada ação e/ou objetivo,” acho q ficaria legal se vc especificasse q histórias, não ficou muito claro quais seriam as histórias. E neste outro: ” contava com o apoio e uma certa manipulação das Fake News” acho q manipulação não seria a palavra, mas talvez uso quem sabe, pq gerou uma certa incoerência. Mas, ótima estrutura, estruturação de ideias, parabéns!!!

    • 1
  2. Olá!
    Sua introdução não apresenta a tese que será discutida nos parágrafos argumentativos. Trabalhe nisso, pois ela é fundamental.
    Quanto aos parágrafos argumentativos estão bons, pois apresentem uso de repertório sociocultural produtivo.
    Já na conclusão, eu sugiro a escolhe de agentes mais específicos, uma vez que “Governo Brasileiro” é algo amplo, o que acaba tornando a proposta vaga.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.