O livro “1984” – escrito por George Orwell – apresenta uma realidade utópica que, explicitamente, é influenciada por notícias falsas, com o intuito de controlar mentalmente a população. Nesse contexto, observa-se que a narrativa não diverge da realidade brasileira, visto que, a problemática se deve à falta de fiscalização presente nas redes sociais e, indubitavelmente, gera a redução da credibilidade das mídias comunicativas.
Mediante ao elencado, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), as redes sociais utilizam, exacerbadamente, de conteúdos falsificados, com o propósito de enganar o leitor e, dessa forma, adquirir a fama. Analogamente, a falta de fiscalização nos assuntos disseminados contribui para a propagação das notícias enganosas e, indubitavelmente, nega o acesso de informação qualificada ao cidadão.
Por conseguinte, a exposição de fatos equivocados e errôneos acarreta, especificadamente, a redução da credibilidade do canal e, desse modo, o intuito de alcançar a fama é afetado, visto que, a confiança do público em novas publicações é perdida. Além disso, a utilização de falsas notícias altera o hábito do leitor, no qual, passa a procurar veículos de informações com melhor confiabilidade e segurança.
Em suma, é imprescindível que o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações em conjunto com mediadores de redes sociais, promova a fiscalização de conteúdos a serem publicados, por meio do envio às redes especializadas tais fontes das matérias informativas ou interativas. Desse modo, a cada assunto publicado, este deve obter as suas fontes, para que o público veja a veracidade dos fatos. Espera-se com essa ação que a divulgação de falsas notícias seja reduzida ou, até mesmo, dissipada.
oliverx10x
Olá, boa tarde.
Irei avaliar o seu texto de acordo com as 5 competências que são utilizadas no ENEM, e essas são:
Competência 1 – Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa;
Você, no geral, apresentou um bom uso da norma culta, mas eu percebi algumas vírgulas faltando.Entretanto não foram erros muito frequentes, o que dá a entender que a norma culta se encontra bem incorporada.(200)
Competência 2 – Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa;
Aqui, especificamente, dá para ver que você compreende o tema da redação, mas eu acredito que você poderia ter trabalhado um aspecto extremamente importante da influência das fake news : O Controle Mental realizado sobre a população, em função da filtragem de informações disponibilizadas a mesma.
Você citou ”1984”, o que se caracteriza como repertório sociocultural, e a citação é coerente com a discussão.(160)
Competência 3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
Na minha opinião, as suas citações acabaram por ficar de difícil entendimento.Por exemplo, você trabalha, aparentemente, como tese a questão da falta de fiscalização das postagens por parte das redes sociais, mas não fala muito sobre ela, limitando a fala sobre a mesma a 2,5 linhas.Eu também não entendi muito bem sobre o modo como as redes sociais adquirem a fama por meio da disseminação das postagens falsas, tipo, é compreensível que algum usuário possa adquirir fama por meio das fake news, mas a rede, em específico, tende a adquirir fama por meio de inovações nos seus serviços.(120).
Competência 4 – Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação;
No que se refere a construção da argumentação, apesar do conteúdo da argumentação não ter ficado consistente, é inegável que você utilizou bem os recursos para trazer uma continuidade ao texto.(200)
Competência 5 – Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos:
A proposta de intervenção tá relacionada com a tese, e está especificada. Eu apenas não dou a nota máxima, em função dela não ser exatamente inovadora.(160)
Nota:840
Roger William
Boa tarde, colega!
Na primeira modalidade, a escrita, você demostrou um bom domínio formal da língua portuguesa com uma ótima ortografia.
Em relação ao tema, você poderia ter aprofundado mais, mostrando as causas e as consequências que levam a fake news, como a necessidade de faturar através dos acessos aos sites que compartilham notícias falsas e também com o intuito político de manipular as massas.
Na coesão você souber usar bem os conectivos, que possibilitou um bom encaixe dos parágrafos.
Agora, a conclusão foi excelente, visto que os meios propostos são viáveis e poderiam ser umas das formas dos agentes intervirem nas propagações das fakes.
Continue praticando!
analuciaa
Olá! Que texto show!!!! Introdução bem apresentada, aliás, ótimo livro pois,( estou lendo ) apresentou um conteúdo de acordo com o tema. Desenvolvimentos, você informação bem contextualizada e conclusão maravilhosa. Acredito que chegaria sim aos 980 ou até 1000.
E uma dica: você não precisa colocar o nome da agencia/ministério/secretaria e depois colocar suas iniciais, um ou outro já está valendo.
Errôneos e equivocados trazem o mesmo significado , ou seja, são sinônimos de erro e engano, então, apenas uma palavra bastava. Otimos estudos!!!!!
RaianaMG
Olá, boa tarde, tudo bom?
Gostei bastante da sua introdução, embasamento em um livro, problematização, apresenta a tese, apresenta os argumentos,muito bom.
Gostei do desenvolvimento, o uso de uma informação de uma empresa, a divisão dos períodos, o que não tornou o texto cansativo.
Eu gostei da sua conclusão, mas gostaria de ver um maior aprofundamento nela.
Parabéns pelo vasto uso de conectivos( e variedade também, vi apenas uma vez repetição de “Indubitavelmente”)e conhecimento linguístico, tornou a redação muito agradável.Continue praticando♡.