Fake News e os limites da liberdade de expressão

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De acordo com a Constituição de 1988 é garantido o direito à liberdade de expressão, contanto que não sejam defendidos crimes e suas incitações. Entretanto, no que concerne ao contexto brasileiro contemporâneo, a disseminação de informações contrárias às leis vigentes perpetuam-se na sociedade de forma massiva, impossibilitando a integridade nacional. Nesse sentido, convém discorrer sobre os fatores que impulsionam a problemática das Fake News, como a ausência de um senso crítico populacional e a inatividade legislativa diante dessa questão.

Em primeiro lugar, vale mencionar que a falta de uma postura crítica dos cidadãos mostra-se um agravante no combate às Fake News. A partir disso, pesquisas realizadas pelo laboratório de segurança da DFNDR apontam que cerca de 96% das notícias falsas são disseminadas pelo WhatsApp. Dessa maneira, evidencia-se a vinculação, quase totalitária, de conteúdo não verificado anteriormente por essa rede, para manipulação, principalmente, da opinião pública. Por conseguinte, há a propagação ininterrupta de informações que deterioram a imagem do cidadão.

Outrossim, cabe destacar a ineficácia das ações governamentais acerca das punições para os criadores de Fake News. Nesse aspecto, segundo a perspectiva do filósofo Stuart Mill, o exercício da liberdade de expressão deve ser punido, caso provoque dano material ou físico a alguém. Ainda assim, parcela significativa dos usuários que manipulam informações não sofrem as consequências de seus atos, muitas vezes pelo seu anonimato na divulgação de notícias ou pelo uso de nomes fictícios em suas páginas. Desse modo, ocorre a contínua divulgação de mentiras e a emersão de um caráter governamental passivo.

Portanto, medidas são imprescindíveis para mitigar o problema das Fake News e do limite da liberdade de expressão. Logo, compete ao Ministério da Educação, em conjunto das plataformas virtuais de acesso populacional, promover como pauta do currículo escolar a educação digital, através de palestras e debates sobre o papel e responsabilidade do indivíduo sobre seus compartilhamentos e a desenvoltura de seu senso crítico no ambiente. Com o fito de que a população possa navegar com segurança nos meios digitais e a constituição seja seguida com excelência.

 

Obs: adicionar nota por competência, se possível. Obrigada!

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1 Correção

  1. oiii, espero que eu possa ajudar :)

    Introdução:
    Muito boa, parabéns!
    Ela apresenta um repertório que conversa com o problema e você apresentou os dois argumentos que formará os seus desenvolvimentos.

    D1
    Eu gostei, eu não notei nenhum erro de estrutura.
    Tópico frasal, um embasamento para o seu argumento e problema que você apontou foi ” falta de uma postura crítica dos cidadãos”, você não respondeu claramente a pergunta “qual o motivo da falta de postura crítica dos cidadãos?”. Você apontou o problema e que o aplicativo ajuda a manter a falta do senso crítico, mas por que que o aplicativo também ajuda na manutenção do problema, entende? Você poderia ter tido que o ato de pesquisar foi deixado de lado ou algo do gênero.

    D2:
    ótima estrutura.
    Tópico frasal, um embasamento para o seu argumento e o problema que você apontou sendo ” ineficácia das ações governamentais”, você respondeu com “usuários que manipulam informações não sofrem as consequências de seus atos, muitas vezes pelo seu anonimato na divulgação de notícias ou pelo uso de nomes fictícios em suas páginas.”.
    Muito bom!

    Intervenção:
    Mostrou que está falando sobre a intervenção.
    AGENTE: Ministério Da Educação e plataformas virtuais.
    AÇÃO: promover como pauta do currículo escolar a educação digital.
    MEIO: através de palestras e debates sobre o papel e responsabilidade do indivíduo sobre seus compartilhamentos e a desenvoltura de seu senso crítico no ambiente.
    FINALIDADE: Com o fito de que a população possa navegar com segurança nos meios digitais e a constituição seja seguida com excelência.
    Conseguiu responder todos os elementos que a intervenção precisa, mas eu não acho que precisava de um ponto final antes do “Com o fito”, porém eu posso estar errada.
    Só faltou uma frase para finalizar a sua redação, mas respondeu corretamente tudo que a competência 5 precisa.

    Eu não sei muito sobre desvios ortográficos, então, não vou atribuir nota a C1.
    C2: 200 , usou o repertórios diversos que provavelmente não estariam na coletânea como Stuart Mill e creio que a Constituição de 1988;
    C3: 180, por não ter respondido claramente o ARGUMENTO 1
    C4: 200, não encontrei erros no uso dos conectivos.
    C5: 200, conteve todos os elementos necessários.

    Espero que eu tenha ajudado você :)

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