Fake News e desinformaçao qual a diferença e sua influência no social

  • 0

Nos tempos atuais em que a notícia é de fácil acesso, em um mundo digital, surge a fake news que nada mais é que um boato com intensão de prejudicar ou abalar desde o presidente de um país, trazendo inumeros trantornos  econômicos e  prejudicando o desenvolvimento social do mesmo  ,até uma atriz de novela em sua vida social ,em contra partida a desinformação é um fato dado de maneira errada ou distorcida fornecendo um desserviço a populaçao, sendo tão destrutivo quanto.Vamos analisar a situação de uma ONG que é vítima de uma fake News, tendo sua reputação colocada em dúvida, ela terá um atraso em suas obras sociais por conta das doações serem suspensa até o esclarecimento da situação prejudicando todos seus projetos sociais. Acredito que uma das   maneira de combater a fake news  seria   através de campanhas patrocinadas por iniciativa privada para consentizaçao da população sobre o assunto , uma vez que a mesma também é ou podera ser vítima, a propria imprensa que é tão vitima quanto vilã  mobilizar campanhas educativas a respeito do assu to.  A fake news e a desinformação  devem ser combatidas igualmente através da União entre ,iniciativa privada ,imprensa e sociedade

Compartilhar

9 Correções

  1. Olá, Edilaine, tudo bem? Me chamo Maria Clara. Não sou profissional em redação, mas faço cursos e vou te ajudar com o que eu sei, ok?
    Vou começar com a parte da escrita de algumas palavras, corrigindo-as para que você possa ver onde a sua escrita está incorreta e desta maneira não cometer o erro novamente.
    1- “Intensão” com “S” pode ser considerado um erro ortográfico ou pode significar “aumento de tensão, ou de energia, de alegria…” já “intenção” com “Ç” significa “um plano, desejo ou ideia…” acredito que foi este significado que você quis utilizar no texto, logo, o correto é INTENÇÃO, com ” Ç “.
    2- Não se esqueça de colocar o plural nas palavras, bem como em “suspensa”, anteriormente existe “doações ” no plural, logo, “suspensas” também deve ficar no plural.
    3- A palavra “maneira” também vai para o plural, pois antes dela existe “uma das” no plural, portanto o correto é ” Uma das maneiras”.
    4- A forma de se escrever Conscientização é desta maneira, e não “Consentização”,tudo bem?
    5- Não se esqueça do “n” antes do “t” em “assunto”.

    • 2
  2. Então, Edilaine. Acredito que você tentou fazer uma redação padrão Enem, que é o texto dissertativo-argumentativo, então irei analisar dessa forma.
    Primeiro ponto, é a sua introdução, a técnica que você utilizou é a de definição, em que o autor do texto define a palavra chave do tema, que no seu caso foi “fake news”. Porém, ao usar essa técnica é indicado que você pegue a definição real, uma maneira que você poderia ter iniciado o seu texto seria assim: “É fato que o mundo vive em uma era digital, em que a notícia é de fácil acesso, o que facilita a propagação de “fake news”. Esse termo, que em português significa “falsa notícia”, nada mais é que informações falsas que são compartilhadas, geralmente, nas redes sociais. Em contrapartida, a desinformação é um acontecimento que é repassado de maneira errônea ou distorcida.”
    Outro ponto, evite utilizar primeira pessoa na redação, apresente seu ponto de vista sem usar “eu acho”, “vamos”, “eu acredito”, é perigoso desenvolver dessa forma. No seu D1, você poderia ter utilizado a um dado, uma citação, e poderia ter falado sobre a fake news, como ela é propagada, as consequências que isso traz. Já no D2, você poderia ter apresentado sobre a desinformação, como ela é apresentada, tais como, suas consequências também.
    Na conclusão você deve apresentar as possíveis soluções para a problemática, bem como, quem irá colocar em prática, utilizar agentes como: Governo, Ministérios, mídia, entre outros, e colocar como eles iriam resolver, para quê, como e sua finalidade.
    Espero ter ajudado💖

    • 2
  3. Olá, tudo bem?
    Acho importante você estudar um pouco sobre como construir a redação do enem, também revisar algumas questões gramáticas e enriquecer seu vocabulário, explorar de conectivos!!
    A própria plataforma oferece isso, veja e você vai sentir diferença na próxima redação, ok?
    Beijoos!!

    • 1
  4. Há falta de coerência em determinar a introdução, desenvolvimento e conclusão. Busque aulas de modelos de redação práticos que você consiga transmitir com clareza o que vai abordar no seu texto. Tenha mais atenção nas norma correta do português . O seu texto trás noticias e fatos legais para sua redação, porém use isso de forma correta. Continue tentando e praticando,. A pratica leva a perfeição! :)

    • 1
  5. Primeiramente, o texto não está escrito em parágrafos, e nem é perceptível onde se localiza a introdução, desenvolvimento e conclusão.
    Além dos muitos erros ortográficos que causam uma certa falta de entendimento, por conta de se assemelharem a outras palavras de sentidos opostos, há uma falta de concordância nas palavras, como a falta de acentuação, vírgulas em lugares inapropriados, falta de plural, entre outros.
    Mas certamente entende-se a maior parte das coisas ditas, só está faltando as normas-padrão da língua portuguesa, bem como palavras iniciadas com letra maiúscula.

    • 0
  6. Olá, Edilaine :) Percebi em sua redação alguns erros ortográficos como foi citado pelo comentário anterior. Muita atenção a respeito desses erros. No trecho ” social do mesmo ,até uma atriz de novela” Você usou a vírgula junto da palavra “até” quando o correto é mantê-la junto da palavra “mesmo”. Sempre ter em mente que as vírgulas ficam juntas com as palavras anteriores. EX: “Nós vamos ao parque, mas antes vamos comer”. “Eu vi meu namorado, porém não falei com ele”.
    Separar a ideia principal introdutória no início da redação, logo depois acrescentar argumentos em seu desenvolvimento (pelo menos uns 2 ou três) que relembrem a ideia principal da introdução. A conclusão deve ser algo enxuto e organizado, dando ênfase a uma lógica “possível de acontecer”, como ações estatais, propagandas, ações comunitárias, movimentos ideológicos e sociais.
    Abraço e te desejo sucesso. ;D

    • 0
  7. Essa correção foi editada.

    Olá, tudo bem? Bom, vou te falar o que eu achei:
    No começo da introdução, você pôs a palavra:” Nos dias atuais”. Isso não é convincente, ademais, não é convincente usar: Primeiramente, Antigamente, Atualmente, Hoje em dia, Nos tempos antigos, Nos dias atuais… etc. Minha proff sempre fala que NUNCA, EM HIPOTESE ALGUMA, use, pense e ate OUSE em pensar em pôr essas palavras, isso pode matar a redação em cheio! Outra coisa: Sempre tenha em mente que os parágrafos, tanto de introdução, desenvolvimento e conclusão, são redações de microestrutura. Tipo, eles tem sua própria introdução, desenvolvimento, e conclusão (embora de forma facultativa). Ou seja, você tem que fazer os parágrafos como se fosse uma mini-redação também. Agora cuidado, que esses parágrafos precisam se relacionar de forma coerente, a partir dos denominados “conectivos”.
    Além do mais, depois de perceber erros tanto da norma padrão como do próprio texto, te recomendo estudar mais um pouquinho. Você exprime sua opinião de forma muito “na cara” e isso não pode. Exemplo, usar “Nós, Eu, Você, Eles, Vós”. e percebi que você usou a palavra “Acredito” e “Vamos” e convenhamos, matou a conclusão e o desenvolvimento.
    Enfim, a pratica sempre leva a perfeição, e com muito treino e esforço, acredito que você e capaz de chegar nos tão sonhados mil! Fé e dedicação! Abraço! :3 e boa sorte!

    • 0
  8. 1)Desenvolva um esqueleto de texto consistente e que respeite as competências do ENEM.Com um bom esqueleto fica mais fácil de escrever e organizar as ideias.
    Além disso, com um bom esqueleto de redação você evita fazer um texto com parágrafos muito longos, como você no texto em questão.
    2)Recomendo estudar um pouco sobre os usos da vírgula, tipologia textual dissertativa argumentativa. coesão e coerência.
    Desculpa os poucos comentários, mas faltam elementos bases na sua redação. Não dá para definir bem cada parte da redação e isso é um problema, que como todos tem soluções. Olhe algum dos meus textos, e vai entender bem o que quero dizer sobre o Tópico 1.
    Caso queira estudar bem esse tópico 1, recomendo o redaçãomáxima(pagina no instagran). Lá tem um post exclusivo sobre estruturação da redação e esqueleto de texto,

    • 0
  9. , Edilaine, tudo bem? Me chamo Maria Clara. Não sou profissional em redação, mas faço cursos e vou te ajudar com o que eu sei, ok?
    Vou começar com a parte da escrita de algumas palavras, corrigindo-as para que você possa ver onde a sua escrita está incorreta e desta maneira não cometer o erro novamente.
    1- “Intensão” com “S” pode ser considerado um erro ortográfico ou pode significar “aumento de tensão, ou de energia, de alegria…” já “intenção” com “Ç” significa “um plano, desejo ou ideia…” acredito que foi este significado que você quis utilizar no texto, logo, o correto é INTENÇÃO, com ” Ç “.
    2- Não se esqueça de colocar o plural nas palavras, bem como em “suspensa”, anteriormente existe “doações ” no plural, logo, “suspensas” também deve ficar no plural.
    3- A palavra “maneira” também vai para o plural, pois antes dela existe “uma das” no plural, portanto o correto é ” Uma das maneiras”.
    4- A forma de se escrever Conscientização é desta maneira, e não “Consentização”,tudo bem?
    5- Não se esqueça do “n” antes do “t” em “assunto”.
    1Comentar Compartilhar
    Você sabia? Quanto maior a qualidade das suas correções, mais chances você terá de receber votos positivos de outros colegas e mesmo de ter sua correção escolhida como a melhor pelo autor da redação. Quando você recebe 1 voto, você ganha 1 ponto. Quando sua correção é escolhida como a melhor, você ganha 15

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.