“Fake News”: a disseminação de notícias falsas pela internet em destaque no Brasil

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Com o avanço das tecnologias e mídias sociais, era esperado que, cada vez mais, notícias verdadeiras e de qualidade fossem circuladas. No entanto, apesar da existência de noticiários e sites que realmente se comprometem com a verdade, é perceptível o aumento no número de notícias que não compactuam ou distorcem os fatos. Levando à um processo de alienação social e dificuldade de enfrentamento do real problema vivenciado pela sociedade.

O termo “fake news” foi criado justamente para designar essas notícias falsas que, por muitas vezes, atingem um grande numero de pessoas. Esse compartilhamento de informações mentirosas, geralmente sem  o mínimo de de consulta adequada à fontes confiáveis, acarreta uma série de problemas. Dentre eles: a influência na tomada de decisões políticas, o uso indevido de medicamentos, o ataque à ciência, dentre outros.

Essas problemáticas se tornaram ainda mais frequentes com o início da pandemia de Corona vírus. Afinal, muitas correntes negacionistas sobre a ineficácia da vacina e o uso de remédios no confrontamento da doença fossem espalhadas. Dessa maneira, fez com que a sociedade ficasse dividida e os profissionais e especialistas no vírus tivessem mais um problema a ser resolvido além do próprio enfrentamento da doença. O da ignorância humana.

Diante do contexto vivenciado, se faz necessária a ação das redes educacionais. Através do oferecimento de palestras para o público infanto-juvenil, a fim e conscientizá-los quanto às “fake news”. Aliado á isso, que os próprios ornais e fontes midiáticas possam oferecer semanalmente as noticias falsas que mais estão sendo compartilhadas e desmenti-las. Para que, assim, os indivíduos possam ter acesso a informações de fato seguras.

Ps: foram poucas linhas, pois digitado consome menos. Mas fiz escrito e deu 30  linhas. Se puderem, deem uma nota.

 

 

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3 Correções

  1. Com o avanço das tecnologias e mídias sociais, era esperado que, cada vez mais, notícias verdadeiras e de qualidade fossem circuladas. No entanto, apesar da existência de noticiários e sites que realmente se comprometem com a verdade, é perceptível o aumento no número de notícias que não compactuam ou distorcem os fatos [1]. Levando à [2] um processo de alienação social e dificuldade de enfrentamento do real problema vivenciado pela sociedade.*

    1 – Regência: o verbo compactuar é transitivo indireto, ou seja, é acompanhado por preposição (compactuar com) e distorcer é transitivo direto, sem preposição. No seu texto, você colocou os dois concordando juntos, mas a regência deles é diferente (não compactuam COM os fatos ou distorcem os fatos).

    2 – Não tem crase aqui.

    *Só uma observação: a última frase parece um pouquinho solta no texto – se você ler ela sozinha, fica um pouco sem sentido (quem/o que está levando a um processo?). Se você unir ela com a anterior ou colocar um sujeito na frase, já resolve.
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    O termo “fake news” foi criado justamente para designar essas notícias falsas que, por muitas vezes, atingem um grande numero [3] de pessoas. Esse compartilhamento de informações mentirosas, geralmente sem o mínimo de consulta adequada à [4] fontes confiáveis, acarreta [5] uma série de problemas [6]. Dentre eles: a influência na tomada de decisões políticas, o uso indevido de medicamentos, o ataque à ciência, dentre outros.

    3 – número
    4 – sem crase
    5 – acarreta EM
    6 – Eu sugeriria você tirar esse ponto final e trocar por uma vírgula, vai deixar o seu texto mais fluido
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    Essas problemáticas se tornaram ainda mais frequentes com o início da pandemia de Corona vírus. Afinal, muitas correntes negacionistas sobre a ineficácia da vacina e o uso de remédios no confrontamento [7] da doença fossem [8] espalhadas. Dessa maneira, fez com que a sociedade ficasse dividida e os profissionais e especialistas no vírus tivessem mais um problema a ser resolvido além do próprio enfrentamento da doença, o da ignorância humana [9].

    7 – enfrentamento
    8 – foram
    9 – Na introdução, você falou sobre alienação mas não mencionou isso nos desenvolvimentos. Não deixe lacunas na sua redação. E se seu texto for estilo ENEM, você precisa colocar pelo menos 1 repertório sociocultural. Você pode entender mais sobre isso aqui (https://www.youtube.com/watch?v=b0Bxh3_CAi8).
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    Diante do contexto vivenciado, se faz necessária a ação das redes educacionais. Através do oferecimento de palestras para o público infanto-juvenil, a fim e [10] conscientizá-los quanto às “fake news”. Aliado á [11] isso, que os próprios ornais e fontes midiáticas possam [12] oferecer semanalmente as noticias falsas que mais estão sendo compartilhadas e desmenti-las [13]. Para que, assim, os indivíduos possam ter acesso a informações de fato seguras.*

    10 – a fim de
    11 – sem crase
    12 – podem
    13 – Aqui eu sugiro também tirar esse ponto final e trocar por uma vírgula, vai deixar o seu texto mais fluido.
    *Na proposta de intervenção para o ENEM são exigidos 5 tópicos: ação (?), agente (?), modo/meio (através do oferecimento de palestras para o público infanto-juvenil), finalidade (a fim de conscientizá-los quanto às “fake news”) e detalhamento (?). Se você quiser se aprofundar nesse assunto, eu te sugiro esse vídeo aqui (https://www.youtube.com/watch?v=1JvXtFGJGv0).
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    Obs: Você já tem uma argumentação boa. Só precisa se atentar com o uso da crase (tenta procurar sobre as regras) e a construção das frases. Parabéns pelo texto :)

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  2. Em suma sua redação está com o repertório bom, em que vc exterioriza certos pontoa de vista. Mas é importante se aprofundar nos assuntos como, por exemplo, vc poderia falar sobre o marco civil da internet e casos em que as ´´Fake New´´ foram levadas ao extremo resultando na morte de pessoas e em outros casos levadas à justiça. Além das plataformas que permitem que notícias apócrifa estejam circulando.

    Nesse 1° parágrafo:
    > não se separa sujeito de seu verbo: ´´Com o avanço das tecnologias e mídias sociais era esperado que, cada vez mais, notícias verdadeiras e de qualidade fossem circuladas. > ´´o avanço´´ é suj. do verbo ´´era´´.
    >Levando à um processo de…> nao há crase pois ´´um´´ é um artigo e ´´processo´´ é masculino.

    2° parágrafo: geralmente sem o mínimo de de consulta. >a repetição do (de) acho que foi erro do teclado.
    >crase não deve ser empregada junto a nomes apresentados na forma plural. (à fontes confiáveis)> o certo é: (a fontes confiáveis)

    3°parágrafo: (doença. O da ignorância humana.) > ficaria melhor o uso dos dois ponto , porque vc está explicando na próxima sentença aquilo que foi falado na anterior.

    4° parágrafo: acho que ficaria melhor assim: Diante do contexto vivenciado, se faz necessária a ação das redes educacionais, através do oferecimento de palestras para o público infanto-juvenil, nas quais serão abordadas as formas de procurar sites seguros e confiáveis para as notícias, além de checar se as mesmas são verídicas . Ademais, é importante que os próprios jornais e fontes midiáticas possam oferecer ,semanalmente, às notícias falsas, que mais estão sendo compartilhadas e desmenti-las. A fim de que os indivíduos possam ter acesso às informações de fato seguras.
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    Qualquer erro , por favor, me desculpe.

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  3. GRAMÁTICA) Eu percebi alguns errinhos de pontuação (as que vão em letras, pq os pontos e vírgulas eu sou péssima kkkkk) e escrita básicos que acho que foi mais por falta de atenção mesmo. Legal lembrar de no dia da prova assim que vc terminar o rascunho dar uma relaxada na mente e focar em outra coisa. pq quando vc voltar para corrigir os erros antes de passar a limpo vai conseguir enxergar eles com mais facilidade ;)

    INTRO) Arrasou muitão nos dois argumentos que vc trouxe na intro (aumento de noticias que distorcem os fatos e alienação social) muito inteligentes e bacanas de se trabalhar ao longo da redação.

    DESENVOLVIMENTO) Me ajuda muito em cada paragrafo do desenvolvimento voltar com a frase igualzinha de como apresentei cada argumento na intro para focar no que já tinha pensado no começo e não fugir deles.

    CONCLUSÃO) Coloquei detalhado cada ponto obrigatório pra tenta te ajudar da melhor forma possível, Layssa ;))

    Ação: “se faz necessária a ação das redes educacionais” Qual ação? A nossa ação precisa ser escrita de maneira superficial, para darmos espaço ao detalhamento, mas precisa ser escrita na hora que vc fala “ação”, senão eu acredito que fica um pouco confuso;

    Agente: Bacana lembrar que os agentes mais válidos pelos corretores são: ministérios, secretarias, tribunais, conselhos, as organizações não governamentais e as empresas privadas, mídia, família e a escola são boas opções apenas quando envolvem parceiras com os outros agentes mencionados;

    Meio/Modo: Palestras e divulgação de fake news nas mídias (arrasouu);

    Detalhamento: Particularmente acho o ponto mais difícil em escrever a conclusão. Acho que poderíamos dar mais uma esticada depois da parte em que vc fala sobre a conscientização quanto as fake news;

    Efeito: Acesso a informações seguras (achei perfeitonn, mas parece que esse efeito foi direcionado apenas a sua segunda proposta – divulgação de notícias falsas pelas mídias – não tendo muita ligação com a sua primeira proposta – palestra nas escolas para conscientização dos alunos)

    To longe de ser profissa, mas fiz um modelo com base na maravilha que vc já tinha escrito pra vc ir comparando e pegar algum ponto interessante para essa e outras redações

    “Diante do contexto vivenciado, infere-se medidas necessárias para resolvermos a disseminação de ‘Fake News’ pela internet (relembrando o tema da redação). Para isso, o Ministério da educação (agente principal) em parceria com as redes educacionais (*agente secundário, se quiser*), devem construir projetos pedagógicos (ação) por meio de palestras (meio) para o público infanto-juvenil que tenham como foco o debate em conscientizar e informar a importância que disseminar assuntos pela internet envolvem (detalhamento). Com isso, garantindo uma reflexão quanto à responsabilidade que cingem compartilhar notícias de forma digital desde a infância (efeito).”

    Pra mim vc arrasou demaiss, desculpa qlqr coisa e espero ter ajudar de alguma forma!!

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