Na obra “Utopia” do escritor inglês Thomas More, é retratado uma sociedade perfeita, na qual o corpo social padroniza-se pela ausência de conflitos e problemas. No entanto o que se observa na realidade contemporânea é o oposto do que o autor prega, uma vez que as fake news apresentam barreiras, as quais dificultam a concretização dos planos de More. Esse cenário antagônico é fruto da ausência de diferenciação entre informações falsas e verdadeiras, quanto da desinformação da sociedade. Diante disso torna-se fundamental a discussão desses aspectos, a fim do pleno funcionamento da sociedade.
Precipuamente, é fundamental pontuar que as fake news derivam dá baixa atuação dos setores governamentais, no que concerne à recriação de mecanismos que coíbam tais recorrências. Segundo o pensador Thomas Hobbes, o estado é responsável por garantir o bem-estar da população, entretanto isso não ocorre no Brasil. Devido a falta de atuação das autoridades a desinformação tem causado diversos problemas na sociedade e em alguns casos mais graves acabam denegrindo a imagem das vítimas desses boatos. Desse modo faz-se mister a reformulação dessa postura estatal de forma urgente.
Ademais, é essencial ressaltar as propagandas eleitorais como promotor do problema. Partindo desse pressuposto alguns políticos utilizam das fake news para denegrir a imagem dos candidatos adversários, com o intuito de prejudicá-los. Todos esses fatores sociais e governamentais retardam a resolução do empecilho, já que as propagandas eleitorais contribuem para a perpetuação desse quadro deletério.
Assim, possíveis medidas são necessárias para conter o avanço da problemática na sociedade brasileira. Dessa forma com o intuito de mitigar essa problemática, necessita-se, urgentemente, que o Tribunal de Contas da União direcione capital que por intermédio do Ministério da Mídia e Tecnologia, será convertido na criação de leis onde proíbam a publicação de informações falsas na internet. Desse modo, diminuirá em médio e longo prazo, o impacto nocivo das fake news e a coletividade alcançará a Utopia de More.
FAKE NEWS
Compartilhar
Sofia De Lemos Giló
sua redação foi muito bem argumentada, estruturada. O único problema que encontrei foi o último trecho da introducao: “”diante disso…..”, ele simplesmente nao era necessário, pois vc ja estaria argumentando antes de comecar o desenvolvimento e com o isso da expressao “diante disso” o leitor sente que a redacao comecou na conclusão. So isso q nao estava preciso, o resto muito bom parabéns!
Leeema
Sua redação está em ótima, a forma como a abordou, usando boas referências, e concluiu o assunto é excelente. Entretanto, gramaticalmente tem alguns erros como o uso de muitos substativos iguais, procure usar pronomes para que deixe o texto mais limpo sem tantas palavras iguais na mesma frase. Seu modo de estruturar a redação, na minha opinião, ficou muito bom também, com um pouco mais de estudo e treinamento sei que ira melhorar muito o que já está ótimo.