Segundo o dicionário Merriam-Webster, essa expressão é usada desde o final do século XIX com a intuição de denominar informações falsas que são publicadas, principalmente, em redes sociais. No entanto, além da finalidade puramente comercial, as fake news podem ser usadas apenas para criar boatos e reforçar um pensamento, por meio de mentiras e da disseminação de ódio.
Percebe-se que, em uma época de rápidas mudanças, constantes transformações, até mesmo os fatos perderam a solidez. Especialmente, nos últimos anos as pessoas vem acreditando naquilo que elas querem, passam a selecionar a verdade. Se uma informação que anda circulando nas redes socias se chocar com aquilo que a pessoa acredita, independentemente de pesquisas, da qualidade da informação, passa a ser metirosa. A verdade e a mentira passam a ser seletivas.
Basta olhar para um passado próximo, um caso que ficou muito conhecido e chegou ao extremo foi o da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, que morreu após ter sido espancada por dezenas de moradores de Guarujá, no litoral de São Paulo, em 2014. A revolta dos moradores foi em virtude de informações publicadas em uma rede social, com um retrato falado de uma possível sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A dona de casa foi confundida com a criminosa e acabou linchada por moradores.
Em vista da atual situação, com o tamanho volume de disseminação de conteúdos, pessoas reais ficam vulneráveis às fake news e acabam compartilhando essas informações. Dessa forma, está criada uma rede de mentiras com pessoas reais. Qualquer tipo de informação falsa, da mais simples à mais descabida, induz as pessoas ao erro. É principalmente nessas situações que estão escondidos os perigos das fake news.
Yasmin_Mendes
Sugiro que trabalhe mais na sua estrutura textual, tipo fazer 3 períodos em cada parágrafo. Também seria legal desenvolver mais os seu parágrafos de argumentação, usar conectivos nobre também fará uma grande diferença em seu texto!!
Eu não entendi direto qual eram seus argumentos.
Não gostei muito da sua conclusão pois você não concluiu nada, deixou em aberto e se parece mais com um parágrafo de introdução.
Espero ter ajudado
malurista
Bom dia, Gabriela é notável seu desempenho na redação. Contudo também é possível perceber que você não sabe a estrutura básica de uma redação. Aconselho uma pesquisa, ou algumas vídeo aulas no yt.
Dicas: trabalhe com argumentação, contextualize, apresente os problemas e elabore uma tentativa de solução na proposta de intervenção.
espero ter ajudado de alguma forma.