Na série Control Z da Netflix, a atriz principal Sofia é contextualizada como uma adolescente introvertida e sozinha que deve desvendar o crime cibernético que desmoraliza inúmeros estudantes, nela o disseminador de discrepâncias trata a rede tecnológica como uma arma para fazer justiça, livre de qualquer penalização por suas ações. Fora da arte, a realidade enfrentada é de grande preocupação, isso se deve a exposição gratuita dos usuários, sem necessidade de averiguação das informações.
Primeiramente é de suma-importância entender que com o avanço tecnológico, os usuários se tornam mais libertos para criarem perfis anônimos e utiliza-los para transmitir seus pensamentos e dissipar verdades pessoais de senso comum como teorias absolutas. Isso porque diversos meios de comunicação possibilitaram o livre acesso, como o Whatsapp, aplicativo no qual diariamente milhares de mensagens são disparadas e constam ideias que através de diferentes usuários cria uma ponte para a explanação.
Infelizmente a proporção dessas atitudes levam as vítimas a receberem linchamento virtual e sofrer a cultura do cancelamento, em que o mesmo é atacado de forma grosseira por inúmeras pessoas que contrariam as ideias inverídicas destacadas, o que está longe de acabar pois a rede social é de fácil ingresso e dita terra sem lei, onde tudo aquilo que é postado, não se transforma em penalização ou passa por fiscalização.
Para resolução dessas vicissitudes, o Ministério Público deve criar um edital para admissão de profissionais fiscais virtuais e instrumentaliza-los com treinamentos do departamento pessoal para que esses que esses se certifiquem de que situações como essa não ocorram, fazendo diariamente uma limpeza em dados grotescos sem estatísticas e embasamentos que difamam terceiros. Além disso, as redes sociais devem solicitar obrigatoriamente documentos emitidos em órgãos oficiais associados às contas ativas no momento da inscrição, finalizando assim os meios de anonimato dos propagadores de injúrias e exclusão de situações como essa vivenciada em control Z e na vida real.
MaluSilwa
Olá! Boa tarde! Eu li a sua redação e vou dar o feedback:
Ao usar uma série tão popular na atualidade como Control Z, você contextualiza muito bem para o leitor, isso deixa o seu texto bem rico, mas não deixa bem claro onde você quer chegar ao citar a série.
Por exemplo, a sua tese, que é o fundamental basicamente da redação, não ficou claro. Seja mais direta da próxima.
O desenvolvimento, tanto 1 quando 2, estão bons, mas falta prática e também explicar mais sobre algumas coisas que você cita neles.
Boa sorte! Sucesso!
Raquel Dionísio
A redação está boa, só precisa melhorar em alguns quesitos que são bastante cobrados no Enem. Um dos quesitos nos quais me refiro, é a apresentação da tese. A sua tese, foi bem rica em argumentos e em citações pois você citou uma série bastante conhecida entre os jovens e isso, faz o leitor entender que a autora no caso você, é bastante ligada na vida moderna. Porém, não entendi muito o que você quer passar através da mesma e, não ficou explicito a explicação da série em si. Outro quesito, é a pontuação, pois está meio sem coerência e, por fim, as frases estão longas e isso dificulta o entendimento. Fora isso, você fez uma boa redação. Parabéns!♥️
alineps
Olá, tudo bem? primeiro, parabéns pelo texto :)) aqui algumas observações que pude fazer:
A primeira coisa é que suas frases estão enormes. o seu 3º parágrafo por exemplo só tem um ponto final. Isso dificulta o entendimento, o leitor ‘se perde’ no meio da frase. Tente manter as frases com 2 ou no máximo 3 linhas.
Sobre sua introdução, coloque o nome da série entre aspas, e não consegui entender muito bem o que acontece na série, e nem como esse problema se da na realidade.Minha dica é ser mais objetiva na referência, fale da ideia central, da problemática, imagine que o leitor nunca ouviu falar dessa série. E depois contextualize melhor como esse problema da série está na sociedade. Na sua tese só tem 1 argumento, e de fato lendo o texto percebo que só tem ele. Lembre que é preciso ter 2.
* Sobre seus desenvolvimentos: não há tópico frasal, e nem referência. Tudo que você escreve é apenas sua argumentação, seu ponto de vista.Você expõe sua opinião, mas com base em que? deixe isso claro para o leitor, lembre que a C2 avalia o repertório.
*E como eu disse antes, você só tem 1 argumento, que é alta exibição dos usuários, e não ficou claro como as fake news (que é o tema) está relacionado com isso.
* Outra coisa, no seu D2 você fala de “cultura de cancelamento”, isso é algo novo no mundo virtual, muitas pessoas podem não saber o que é, por isso deve haver uma explicação.
*De forma geral, vejo que falta planejamento dos seus argumentos, tente fazer isso antes de começar a escrever.
*Na sua conclusão, você traz 2 propostas, e nenhuma está com detalhamento, nem finalidade. “…finalizando assim os meios de anonimato ….” explique melhor como isso vai ajudar a sociedade. “.. com treinamentos do departamento pessoal…” que treinamento é esse? como vai ser feito?
Lembre que o corretor só avalia 1 proposta, por isso não faça duas ‘atoa’, invista em uma bem detalhada!
Então é isso, também notei falta de vírgula em alguns pontos. Minha nota ficaria em torno de 640. Espero ter te ajudado, e desculpe por tanta coisa, bons estudos, sei que você pode avançar muito ainda :))