Fake News

  • 1

Antes de mais nada, é válido ressaltar que a fake news significa notícias falsas, onde muitos praticam a tal para obterem lucro e publicidades ou até mesmo para a própria satisfação. Infelizmente a fake news ainda são vistas como atos inofensivos e que pouco afetam a rotina das pessoas, mas na realidade a fake news pode trazer sérias consequências físicas e psicológicas no muno em que vivemos.

 

É interessante reiterar que em 2014 uma dona de casa do Guarujá foi confundida com o retrato falado de uma sequestradora de crianças para rituais de magia negra. A informação era completamente falsa, mas a mulher foi “identificada” e assassinada pelos vizinhos.

 

Entretanto antes de compartilhar as notícias tanto por meio de redes sociais quanto nos jornais, é válido verificar se o site é confiável pois, fazendo assim, você evita certos atos de violência. Até porque tem vários métodos de analisar uma notícia se é ou não falsa como, ler a notícia por completo, verificar a fonte, fazer uma pesquisa pra ver se outras imprensas confiáveis colocou a mesma notícia e se caso for falsa pode ocorrer que os veículos de checagem já tenham averiguado como boato, no mais é necessário mesmo estudar as notícias mais a fundo ou seja precaver para evitar coisas ruins.

 

Enfim a fake news vai muito além de atos inofensivos. Assim o Governo, em parceria com veículos de notícias de boa reputação e agências de checagem já existentes, poderia lançar uma iniciativa de alcance nacional de acesso à informação confiável, como por exemplo, um portal oficial de consulta que reúna informações de verificação de todos os veículos, deste modo seria um dos meios da remoção de fake news, antes que elas se propaguem.

 

Compartilhar

3 Correções

  1. – O texto está “solto”, lembre-se dos conectivos;
    – Conectivos usados de maneira errada;
    – Faltou aprofundamento dos seus argumento citados na introdução;
    – Faltou repertório sociocultural;
    – Tem que melhorar a coesão e coerência;
    – A proposta de intervenção sem detalhamento;
    – Evite repetir palavras;
    – Evite períodos longos;
    *Opte por temas mais delimitados. Geralmente os temas são em frases, por exemplo, “fake News no contexto brasileiro”.
    C1: 120
    C2: 120
    C3: 120
    C4: 120
    C5: 120
    Tenha resiliência!

    • 1
  2. Olá, boa noite, tudo bom?
    1.É sempre bom colocar temas mais extensos para facilitar a correção, apenas “Fake News” deixou muito vago, procure fechar seu tema como “Fake News:Uma problemática persistente”, “O impacto das Fake News na era digital”;
    2.Muito bom o começo explicando o que são as Fake News;
    3.Após “Infelizmente” cabe uma vírgula;
    4.Como você usou “Fake news são…” você deveria ter colocado “as fake news” para ter concordância nominal;
    5.Acho que foi erro de digitação em “muno”;
    6.Teve o uso de pessoalidade no final da introdução em “vivemos”;
    7.Caberia uma vírgula após “É interessante reiterar que,…”;
    8.Foi bom o uso do caso da mulher, realmente lamentável o acontecido;
    9.O desenvolvimento 1 ficou muito pequeno e fraco, precisa de mais defesa;
    10.O segundo desenvolvimento ficou maior que o primeiro, isso é perigoso, pois você perde pontos na competência da estrutura, a introdução precisa ser pequena pois, você vai apenas fazer uma alusão, apresentar o tema,sua tese e os argumentos, nos desenvolvimentos você vai utilizar de alusões ,citações, exemplos, fatos e dados para a defesa dos seus argumentos,por isso precisam ser maiores, já conclusão ,ela é muito importante pois ela sozinha pode te garantir 200 pontos, nela você precisa reafirmar a tese e fazer uma intervenção com cinco elementos,além de um detalhamento, por isso ela também precisa ser grande, e os desenvolvimentos precisam ter quantidades similares de linhas para mostrar que você tem conhecimento sobre os dois argumentos que escolheu;
    11.Após “Entretanto” cabe uma vírgula;
    12.No segundo desenvolvimento você ficou um pouco informal;
    13.Você apresenta uma dificuldade na divisão dos períodos, a divisão é importante pois torna seu texto não cansativo;
    11.Após “Enfim” caberia uma vírgula, sempre após conectivos cabe uma vírgula,

    • 1
  3. Olá, espero ajudar.
    Sua redação foge bastante da estrutura dissertativa-argumentativa, que imagino ser a intenção. Por isso vou estar ressaltando alguns pontos:
    -Seu texto está muito solto, por exemplo em seu segundo parágrafo. Citações devem ser usadas como forma de introdução ao tema ou embasamento dos seus argumentos. Ter deixado ela em um parágrafo separado não faz sentido nenhum.
    -Há erros de pontuação, competência 1 do ENEM, principalmente nos usos da vírgula, sugiro dar um estuda sobre seu uso.
    -Sua conclusão foi mal estruturada. Faça respondendo as seguintes perguntas: quem vai fazer? o que vai fazer? como vai fazer? para que vai fazer? e detalhe uma dessas perguntas.
    De mais existe alguns outros erro mais complexos que devem ser corrigidos futuramento com sua evolução, boa sorte nos estudos!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.