Fake news

  • 1

Durante a Idade Médio,  Joana D`arc , foi morta na fogueira pela Igreja Católica, após falsos boatos de ser uma bruxa.Análogo a isso, no Brasil, as redes sociais servem como o tribunal do “santo ofício” através das “fake news”.Nesse sentido, é possível analisar as causas da problemática.

Inicialmente, segundo o site de notícias   G1, no interior de São Paulo, uma mulher foi assassinada por vizinho, depois de ter a sua foto exposta e compartilhada na internet por várias pessoas, sobre acusação de matar crianças em ritual de magia negra.À vista disso, é inaceitável que a sociedade compartilhem essas notícias sem antes verificar as fontes se são confiáveis.

Além disso, de acordo com o sociólogo, polonês Zygmunt Bauman, as redes sociais apesar de muito útil, também pode tornar-se uma armadilha. Uma prova disso, são as crescentes circulações de fake news oriundas de plataformas as quais disseminam boatos de cunho sensacionalista, por exemplo, mentiras sobre remédios que curam a Covid-19, entre outras.Ademais, é inadmissível que as pessoas dê credibilidade a falsos boatos divulgados nas redes sociais

Portanto, para amenizar essa problemática das fake news, cabe ao governo federal investir, por meio do Ministério da Educação, em uma cartilha que ensinem à sociedade as principais diferenças entre verdades e mentiras  disponível na internet.Assim sendo, com pessoas mais informadas as fake news deixa de ser um problema e com a finalidade das redes sociais ser vista de forma mais critica.Espera-se, com isso, que o tecido social enxerguem as armadilhas das redes sociais como Bauman.

 

Compartilhar

4 Correções

  1. Oii, gostei muito do seu texto e especialmente de sua analogia a Joana D’arc. Parabéns você mostra ter um repertório vasto sobre o tema.
    No entanto, ocorreram alguns erros de português no qual deve estar bem atenta pois eles podem fazer com que se percar pontos .
    No último paragrafo achei que faltou um detalhamento maior de como o problema seria resolvido, nas próximas redações tente delimitar melhor o público para o qual as medidas devem ser direcionadas.
    Você tem muito potencial, continue treinando que você que chegará longe. Parabéns!

    • 0
  2. Bom, na estrutura seu texto esse ótimo. Tem alguns erros gramaticais, cuidado com isso pode perder muitos pontos.Seja menos direta em sua introdução, apresente melhor a tese nela, isso melhoraria muito a sua introdução. Na observei erros nos seus parágrafos de desenvolvimento. Na sua conclusão sentir falta de um melhor detalhamento da ação.
    No mais amei seu texto continue assim,espero ter lhe ajudado e espero ver mais redações sua.

    • 0
  3. Primeiramente, olá e parabéns pela sua redação!
    Você começou o texto bem, porém você não interligou ele ponto a ponto, quero dizer cada parte escrita deve ser uma continuação uma da outra, o texto deve ser como uma receita de bolo que deve ser seguida passo a passo, você não pode passar dos ingredientes para a parte que coloca o bolo ao forno.
    Uma coisa muita boa que colocaste foi citar fontes, dar exemplos e fazer comparações, assim argumentando seu texto.
    Esse trecho me soou confuso: “Nesse sentido, é possível analisar as causas da problemática.”.
    No segundo paragrafo não era necessário o uso do “inicialmente”. Ainda no segundo paragrafo aqui: “verificar as fontes se são confiáveis.”, deveria ser: “verificar se as fontes são confiáveis”. Terceiro paragrafo: “as redes sociais apesar de muito útil”, ao invés “de muito útil” prefira “de serem muito útil”. No terceiro paragrafo ao invés de “dê”, deveria ser “deem”. No ultimo eu não entendi a referência de “Bauman” no final do texto.
    Um erro que cometeu quanto a pontuação foi que ao por o ponto final e continuar a linha não colocaste o espaço entre o ponto e a primeira letra.
    Gostei bastante, você possui um bom conhecimento de vocabulário rebuscado, além de ser clara e objetiva nas ideias e nos argumentos, a solução do problema está perfeita.

    • 0
  4. Olá, sou nova aqui, e sua redação é a primeira que darei minha opinião.
    Gostei bastante da sua escrita e alusões históricas, sua conclusão também foi boa. Porém, ali no terceiro parágrafo, penso que ficaria melhor se tivesse colocado “deem” ao invés de “dê”, visto que o termo tem que concordar com “pessoas”, no plural. E Parabéns pela redação!

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.