Iniciante

FAKE NEWS

  • 0

Na obra de ficção 1984, Orwell explica que a função de certas palavras da “novilíngua” não era exatamente a de expressar significados, mas de destruí-los. Logo, relaciona-se este pensamento as Fake News, às quais ainda são vistas como atos inofensivos e sem consequências no cotidiano das pessoas. No entanto, a realidade é que o compartilhamento de notícias falsas resultam em uma série de problemas, como a violência e a repercussão política.

As Fake News têm um impacto muito mais sério e imprevisível do que apenas encher os grupos de mensagens: notícias falsas no mundo virtual podem rapidamente ter consequências graves no mundo real. Em 2014, uma dona de casa, residente no Guarujá, foi confundida com o retrato falado de uma sequestradora de crianças para rituais de magia negra. Lamentavelmente, devido a propagação da notícia sem verificação, a mulher acabou assassinada pelos próprios vizinhos.

Ademais, no cenário político as Fake News se propagam freneticamente no período de eleição, consequente das rivalidades políticas, onde compartilham notícias falsas para promover-se ou desestabilizar o adversário. Um estudo recente da Universidade de Twente, na Holanda, mostra que atitudes políticas são significativamente influenciadas por Fake News, mesmo entre pessoas bem informadas e que estão habituadas a obter informações na mídia tradicional, comprovando que a manipulação torna-se coletiva.

Portanto, conclui-se que as Fake News são um grande problema na sociedade, na qual devem ser resolvidas com uma ação do Governo Federal, em parceria com veículos de notícias de boa reputação e agências de checagem já existentes, para o lançamento da iniciativa de alcance nacional de acesso à informação confiável – por exemplo, um portal oficial de consulta que reúna informações de verificação de todos os veículos – visando reduzir, então, a propagação de notícias falsas. Com isso, não haverá novos casos como o de Guarujá e, também uma nação conseguirá definir o representante através de análises verdadeiras.

Compartilhar

1 Correção

  1. Olá Laura, li sua redação e consegui perceber alguns aspectos importantes na mesma, tais como: seu domínio sobre o assunto e consequentemente sobre demais assuntos relacionados ao tema, isso se configura nos exemplos que citou. Isso enriqueceu seu texto. Pude perceber que sua gramática está em um nível adequado e que seu poder de argumentação e proposta de intervenção ficaram muito bons. Em suma, adorei seu texto e vejo que está evoluindo em suas produções, espero que consiga nota máxima no Exame Nacional e nos vestibulares. Um abraço.

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.