Na novela Cheias de Charme da rede Globo, as personagens principais são retratadas como empregadas domésticas que prestam serviços a uma cantora famosa que às agride verbalmente e exerce o preconceito de forma diária. Nesse sentido, a narrativa mostra a trajetória individual de cada uma delas em busca da quebra do prejulgamento e abusos diários. Fora da ficção, a exploração é real segundo o levantamento do site Reporter Brasil, mesmo após a assinatura da Lei Áurea, trabalhos informais e irregulares são rotineiramente descobertos pelos orgãos de segurança pública responsáveis.
Em primeiro lugar, é imprescíndivel observar que no Brasil com o passar dos anos, o desemprego se acentua mais e segundo dados do IBGE como consequência, os candidatos para a inserção no mercado de trabalho aceitam a prestação de serviços com benefícios cada vez menores, visando o desespero e o sustento da própria família.
Além disso, com a queda do sindicato em 2020 no governo Bolsonaro, os atuais colaboradores de organizações realizam às negociações diretamente com seus supervisores, sem intermédio de uma corporação defensora. Por conseguinte, acabam aceitando a retirada dos próprios direitos, temendo a exclusão do mesmo na empresa e levando em consideração a dificuldade para se realocar na sociedade.
Segundo Aristóteles, o homem intelectual não deve realizar trabalho braçal, porém no contexto em que o mesmo se insere, o direito a escolha não está em questão. Com a acentuação do corte de vagas, o índividuo se limita no bloco capitalista a ser agente passivo de grandes e pequenos contratos, como em Cheias de Charme, onde acontece o assédio moral e o descaso com os funcionários fazendo com que assim parte da liberdade e necessidades do contratado sejam extintas. Há quem diga que a escravidão acabou, porém o sistema trabalhista está mais próximo desse fator do que da sua própria idealização.
Portanto, é necessário que os orgãos Legislativo, Judiciário e Administrativo se reunam para em consenso formular por meio de decretos a exerção da garantia ao direito às necessidades básicas dos trabalhadores tais como auxílio alimentação, transporte, plano de saúde e salário adequado, a implementação de penas em acordo com os direitos humanos e principalmente as complementações necessárias para garantir que cada orgão de âmbito estadual e municipal repasse o projeto de lei aos prestadores de serviços. Somente assim, será possível estourar a bolha da exploração e garantir que a lei áurea deixe de ser idealizada e se torne um plano real na vida de cada cidadão.
CeciliaSantanaC
Olá, boa noite. Primeiramente, gostaria de te parabenizar pela redação, está ótima!!! Na meus humildes conhecimentos sobre redação, uma coisa que posso opinar é para se atentar ao uso da vírgula. Há frases que podem estar muito longas, então seria bom colocar mais algumas vírgulas, para até facilitar a leitura de quem vai ler e corrigir!! Mais uma vez, parabéns pela sua redação tá muito boa!!
mechamo_italo
Boa noite Thaina!
Bem se aceita minhas ponderações…
Em suma: Quando eu comecei a ler, no inicio, vi logo a novela da globo e isso prendeu a minha atenção, mas ai fui da uma olhada por cima e cara 4 parágrafos é chão… Pra você fazer uma redação no enem ou vestibulares em 30 linhas com 4 parágrafos tem que orar muito pra caber viu… Então de certa forma eu achei todo parágrafo desconstruído com partes soltas, falou e falou mas não senti firmeza…
INTRODUÇÃO(4 a 6 linhas)
CONTEXTUALIZAÇÃO+TESE+DIRECIONAMENTO
Sua contextualização da novela levou 5 linhas, isso é quase o máximo de linhas padrão de uma introdução.
A tese ficou confusa, não que esteja ruim mas poderia ser bem mais simples… Porque ela daria o norte para todo o texto. exemplo:
Tema: EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NO CONTEXTO ATUAL
TESE: Todavia, emerge o quesito, que permeia hodiernamente a exploração trabalhista socialmente.
Faltou um direcionamento do que vai ser falado
Olhando por cima repetiu umas 4 vezes ”de” e ”a”
DESENVOLVIMENTO
Não que seja errado 3 parágrafos no desenvolvimento, mas já é dificil estruturar 2, então mantenha sempre o padrão porque isso já poderia tirar muita pontuação sua.
Apresentou as consequências no 1 parágrafo! Isso não pode! Tem por obrigação ser somente as causas…
1 DESENVOLVIMENTO – CAUSAS
2 DESENVOLVIMENTO – CONSEQUENCIAS
O ultimo parágrafo do desenvolvimento até que ate que ta aceitável porém não está deixando claro as consequencias que foram ditas nos parágrafos anteriores
O 2 e o 3 parágrafo poderiam ser resumidos e ser 1 só, muito melhor e mais simples
Olhando por cima vi o artigo ”o” repetido umas 5 vezes no ultimo parágrafo e nem vi os outros mas com certeza tem tbm
CONCLUSÃO
Apresentou 3 agentes em uma frase só.
Isso que os agentes fariam são mesmo as necessidades dos trabalhadores, ou de cidadão da constituição de 1988 que aliás já existe? Então a intervenção já seria cortada por ai.
E o fechamento da conclusão está voltado a lei Áurea que teve na tese.
Ok… Minha opinião pessoal o texto com 4 parágrafos ficou bem cansativo e um corretor não teria paciencia. Que alias não já tem em um texto padrão.
Competência 1: 50 (cada parágrafo ouve repetição de artigo… Um corretor tolera o erro 1 ou 2 vezes, mas depois que exagera conta muito, falta de virgula e pontuação)
Competência 2: 120
Competência 3: 130
Competência 4: 50(desconstrução do texto e pontos destacados de cada parágrafo que faltou)
Competência 5: 80(desconstrução padrão da conclusão e proposta de intervenção que não é tão eficaz)
kevinstein29
Gramática
-“às agride” não vai crase
-visando é VTI então pede a preposição “a”= “visando ao desespero e ao sustento”
-“realizaram” é VTD, então não necessita de preposição = não vai crase
Foram esses os erros mais relevantes que eu vi, mas pode ou não ter mais. Todos são erros em regência verbal e nominal.
Sintaxe
Achei que não faltou conectivos entre orações, mas o quarto parágrafo ficou muito confuso, com orações difusas e sem coesão entre elas, apesar dos conectivos.
-;-
Era possível juntar o segundo com o terceiro parágrafo. Ficava mais harmonioso.
-;-
Não precisava da citação do Jornal Repórter, você já havia contextualizado.
-;-
Quase todas as notas 1000 que eu vi, propõe uma intervenção não só em relação às atitudes do estado, mas também uma intervenção em relação a sociedade. A solução que você desenvolveu está boa.
Sobre a crítica da conclusão vai faltar linhas caso siga o meu conselho. Mas escrevendo a mão e dependendo do tamanho da letra talvez consiga completar em até 9 linhas de parágrafo
Daria minha nota entre 680-780
thainadutral
Oi Kevin, gostei da sua correção! Costumo seguir as indicações que colocam aqui geralmente e acredito que com a sua vou conseguir melhorar ainda mais a minha produção! Obrigada.