Exploração trabalhista na sociedade moderna

  • 0

     Desde os séculos passados, que a exploração ou escravidão entre a classe trabalhadora era muito grande. Mais aparte da revolução no governo Getúlio Vargas nas leis trabalhista, que os trabalhadores vem conquistando os seus direitos, apesar disso não significa que ainda nus tempos atuais não exista a exploração trabalhista

     A principio, a população urbana vem crescendo a cada dia que se passa, muitas famílias deixando a zona rural e se mudando para as grandes cidades em busca de trabalhos. E devido a isto, o mercado de trabalho está cada vez  mais saturado devido a grande quantidade de pessoas em busca de trabalho para sustentar as suas famílias.

  Além disso, de acordo com as pesquisas, existe hoje no Brasil aproximadamente 14,4 milhões de pessoas desempregadas. E aqueles que estão com o seu emprego, a maioria com a carga de trabalho alta e a remuneração abaixo do valor exigido por lei. Diante disto os funcionários acabam ficando a mercê dos seus patrões, e muitos sem nem questionar, por precisar do serviço para sobreviver.

         Logo é preciso que o governo, monte estratégias para está realizando fiscalizações que venham verificar a carga horária destes funcionários, e se os patrões estão pagando corretamente de acordo com o que as leis trabalhista exige, buscando também estratégias para está abrindo portas de trabalhos para os desempregados. Aparte daí, conseguintemente terão menos exploração  trabalhista e menos pessoas desempregadas.

 

Povo bom dia, corrija a minha redação e sejam críticos, mim ajudam a conseguir tem uma excelente nota na redação no Enem, bjs e gratidão.

Compartilhar

2 Correções

  1. Tema: Exploração trabalhista na sociedade moderna

    INTRODUÇÃO:

    Desde os séculos passados, (*Sugestão: verifica-se) que a exploração ou escravidão|1| entre a classe trabalhadora era muito grande. Mais aparte|2| da revolução no governo (*de) Getúlio Vargas nas leis trabalhista (*trabalhistas), que os trabalhadores vem (*vêm) conquistando os seus direitos, apesar disso (*usa-se vírgula aqui) não significa que ainda nus (*nos) tempos atuais não|3| exista a exploração trabalhista.

    1 – O uso da conjunção “OU”, nesse caso, ficou inapropriado, visto que a exploração e a escravidão não são palavras sinônimas, aliás aconteciam, naquela época, simultâneamente; portanto seria mais adequado a utilização do “E”.
    2 – “Aparte é uma forma do discurso dramático em que uma personagem fala com o público…”, desse modo, a palavra “aparte” não está coerente com a frase, presumo que você queria algo como: “(…) Mas, a partir da revolução no governo de Getúlio…” né?
    3 – Repetição do advérbio “Não” pode ser considerado marca de oralidade.

    — Vamos lá, essa introdução está estruturada de maneira muito vaga. Irei comentando por partes:
    1º período – temos uma tentativa de contextualização por meio de um fato histórico, porém está muito vago, não nos dá um suporte para a entrada da tese. Você poderia ter sido mais objetiva, citando dados, por exemplo, ou, talvez, contextualizando um tipo de exploração frequente naquela época, como a escravidão.
    2º período – aqui temos uma falha de sentido, justamente pelo uso de uma palavra desconexa “Aparte”.
    3º período – Aqui temos a tese (Os trabalhadores estão conquistando cada vez mais direitos, porém isso não significa, na contemporaneidade, que as explorações acabaram). Porém esse tipo de tese não é muito recomendado, a tese não está completa. Como assim? Não irei desenvolvê-la nos desenvolvimentos? Sim e não, a tese ela será retomada nós desenvolvimento e será defendida, mas, em um texto dissertativo-argumentativo, necessitamos, primeiramente, saber do que vamos tratar exatamente, por isso que a tese precisa ser uma afirmação completa: “Embora os trabalhadores estejam conquistando cada vez mais direitos, observa-se que, hodiernamente, no Brasil, esses direitos não são realmente garantidos, visto que ainda há diversos tipos de explorações que privam os trabalhadores de sua integridade.” entende? Ksksks não sou muito boa explicando.
    Ademais, é muito bom usar um *encaminhamento argumentativo*, ele normalmente está presente no final da introdução e sempre nos dá uma indicativa de que tem mais por vir!
    __________

    DESENVOLVIMENTO 01:

    A principio (*princípio), a população urbana vem crescendo a cada dia que se passa, muitas famílias deixando a zona rural e se mudando para as grandes cidades em busca de trabalhos. E devido a isto, o mercado de trabalho está cada vez|1| mais saturado devido|2| a (*à) grande quantidade de pessoas em busca de trabalho|3| para sustentar as (*a) suas famílias.

    1 – Repetição da expressão “cada vez”, tente usar sinônimos.
    2 – Repetição de “devido”.
    3 – Repetição de “em busca de trabalho”, tente sempre buscar sinônimos ou reescreva a frase.

    — Bem, esse desenvolvimento tem muitas repetições e basicamente não acrescenta muita coisa, não temos um dado que nos permita analisar a situação, além disso, a ideia central desse parágrafo (A população urbana está crescendo e o trabalho está saturado) só temos dados ao decorrer de todo o parágrafo, não temos uma argumentação. Aliás, não temos assimilação entre a ideia desenvolvida neste parágrafo e o tema principal ( Exploração do trabalhador na atualidade), tipo, se ao menos você tivesse falado: “Devido à que o trabalho está cada vez mais saturado, pessoas estão se submetendo aos abusos para assegurar sua mínima subsistência.” sempre tente relacionar seu argumento com o tema.
    __________

    DESENVOLVIMENTO 02:

    Além disso, de acordo com as pesquisas, existe (*existem) hoje no Brasil|1| aproximadamente|2| 14,4 milhões de pessoas desempregadas. E (*use vírgula aqui) aqueles que estão com o seu emprego, a maioria com a carga de trabalho alta e a remuneração abaixo do valor exigido por lei. Diante disto (*use vírgula aqui) os funcionários acabam ficando a (*à) mercê dos seus patrões, e muitos sem nem|3| questionar, por precisar do serviço para sobreviver.

    1 – O adjunto advérbio “No Brasil” está deslocado, portanto, vem entre vírgulas.
    2 – Sugestão: ponha o “aproximadamente” entre vírgulas.
    3 – A expressão “sem nem” é uma marca de oralidade, não avaliada de forma positiva na norma culta.

    — Esse parágrafo de desenvolvimento esteve um pouco mais completo que o anterior.
    Apesar de termos uma “citação de dados”, na realidade, estes não nos dão validade, pois não temos a especificação sobre a fonte dessas pesquisas.
    Não tenha medo de pesquisar se precisar, estamos apenas praticando e sempre é bom ter repertório sobre esses dados!
    _______

    CONCLUSÃO:

    Logo (*vírgula aqui) é preciso que o governo (AGENTE), monte (*Sugestão: “elabore”, em vez de “monte”) estratégias (AÇÃO) para está realizando (*para a realização de…) fiscalizações que venham|1| verificar (*verifiquem) a carga horária destes (*desses) funcionários (OBJETIVO), e se os patrões estão pagando corretamente de acordo com o que as leis trabalhista exige (*trabalhistas exigem), buscando também estratégias para está abrindo portas de trabalhos para os desempregados|2|. Aparte (*A partir) daí, conseguintemente (*usa-se vírgula aqui) terão (*haverá) menos exploração trabalhista e menos pessoas desempregadas.

    1 – Tente evitar o uso de “vem” numa locução verbal, a repetição dele pode levar a diminuir a nota.
    2 – Sugestão reescreva essa parte, para algo do tipo: “Assegurando mais oportunidades aos trabalhadores”, para haver mais sentido.

    — Bom essa conclusão ficou um tanto confusa para a localização de elementos, como o agente, a ação, o meio, o detalhamento e a finalidade. Recomendo a demarcação desses com mais ênfase, como exemplo:
    •AGENTE DEVE…
    •POR MEIO DE….
    •PARA QUE…
    •DE MODO QUE..

    Existem vários métodos de demarcar melhor esses elementos, isso facilita a correção dos corretores.

    Bem, em suma, seu texto tem muito a que melhorar, mas sem desânimo, hein! Afinal de contas, a prática leva ao aprimoramento, sugiro que tente estudar um pouco sobre “Concisão de parágrafo”, entender a estruturação do parágrafo pode lhe ajudar a organizar suas ideias ao decorrer do texto. Além disso, leia redações nota mil, pode usá-las como modelos, adaptá-las e estudá-las. ;3
    Obrigado por ler até aqui, não sou corretora profissional, nem nada do tipo, mas saiba que dei o meu melhor e espero que essa correção lhe sirva de algo!
    Bjs e boa sorte nessa sua jornada!

    • 0
  2. Na sua introdução você deveria ter abordado melhor sua alusão histórica, e ter colocado seus argumentos. Outro detalhe , se atente aos erros de pontuação e concodância verbal.
    No seu D1, eu vi que você abordou, que por conta da alta taxa populacional nas grandes cidades ocorre o desemprego.
    Sua proposta de intervenção está muito vaga, pois no enem o governo não é contado como agente, eu recomendo que você coloque Ministério do trabalho por exemplo.

    Competência 1 – Demonstrar domínio da norma culta(120)
    Competência 2 – Compreensão da proposta (160)

    Competência 3 – Selecionar, relacionar argumentos(160)
    Competência 4 – Demonstração de conhecimento para a construção da argumentação(160)
    Competência 5 – Elaboração de propostas de solução para o problema(120)
    nota:780

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.