Iniciante

EXPLORAÇÃO TRABALHISTA NA SOCIEDADE MODERNA

  • 0

Em seu livro “A Revolução dos Bichos”, George Orwell retrata, de forma fictícia, a exploração que animais trabalhadores de uma fazenda sofrem de seu líder. Não tão distante da ficção, nos dias de hoje também é possível vislumbrar situações de vários profissionais que se assemelham a problemas vistos no livro. Sob esse raciocínio, entende-se que a exploração trabalhista no Brasil moderno, ocorre tanto em razão do mercado competitivo, marcado pelo desemprego, quanto pela falta de percepção dessa problemática por parte dos trabalhadores.

Inicialmente, a questão da competitividade do trabalho, causada em sua grande maioria pelo desemprego, demonstra a necessidade dos indivíduos em possuir alguma fonte de renda. Como visto na vida do entregador de aplicativo Gabriel Guimarães, que em uma pesquisa feita pelo “El País”, revelou que chega a trabalhar cerca de 15 horas todos os dias. Assim como ele, pessoas são feitas reféns da tecnologia no seu trabalho, extrapolando muitas vezes a jornada diária recomendada, para garantir o emprego que precisam para se manter.

Ademais, no momento em que os empregados não refletem sobre essa causa, passam a tratá-la com certa naturalidade. Situação essa que pode ser associada ao conceito de alienação do economista Karl Marx, o qual explicita que o trabalhador dominado, sem recursos para criticar sua posição, não percebe o seu estado de exploração. Assim, ofuscado pela competitividade e pela necessidade de renda, o indivíduo é obrigado a permanecer em seu lugar de dominação.

Portanto, é preciso medidas que minimizem os entraves da situação explorativa do trabalho na sociedade moderna. Para isso, é cabível à Câmara dos Deputados, a proposição de uma emenda constitucional que vise a fiscalização dos trabalhadores, por meio da criação de um aplicativo apropriado que monitore as atividades realizadas fora do ambiente de trabalho de cada empregado. Para que haja, assim, apesar da tecnologia, uma regulamentação precisa das condições trabalhistas, e, expressões retratadas na fábula de Orwell, não se repitam na realidade brasileira.

Compartilhar

1 Correção

  1. Começo lhe parabenizando pela redação!!!
    A introdução foi bem articulada.
    As teses condizem no que foi dito na redação.
    E a introdução foi defendido seu ponto de vista de maneira objetiva.
    Mostra também que você tem domínio da língua portuguesa e que pontua muito bem sei texto, e usa de maneira correta os conectivos, mantendo o texto estruturado e coeso.
    Minha nota séria 880

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.