Exploração trabalhista em condições de trabalho

  • 0

No Brasil, em seu período histórico de colonização é visto que os índios e os negros eram colocados em minoria devido a exploração escravista. Entretanto, a exploração trabalhista ainda é um fator muito presente no país, na qual, algumas pessoas se encontram em situação de vulnerabilidade. Sendo assim, esse problema passado continua sendo discutido nos dias atuais, entre eles a exploração do trabalho infantil.

A princípio, a exploração do trabalho infantil, é um problema causado pela necessidades de crianças que trabalham desde cedo para ajudar os pais em casa, sendo assim, as formas de trabalho infantil varia de cada localidade. Na zona rural, esse trabalho é presente em lavouras e já na zona urbana, em setores públicos. Com isso, muitas crianças perdem fases de suas infâncias, por não aproveitar de fato como deveriam, causando problemas psicológicos, é importante garantir que as crianças aproveitem sua infância brincando e estudando, para que não haja problemas futuros.

Em segundo plano, é importante ressaltar a exploração do trabalho como um outro problema a ser abordado, na qual, as pessoas trabalham de forma desigual a seu esforço físico. Isso acontece, devido as manipulações de seus proprietários, fazendo – os acreditar que tudo está conforme a lei trabalhista. Como diz Karl Marx, em seu pensamento marxista, trabalhadores colocados em situação de exploração no trabalho é chamado de alienado. Por isso, é importante conhecer as leis da constituição Federal de 1988, para compreender seus direitos.

Contudo, não há dúvidas de que a exploração infantil e trabalhista precisa ser resolvida. Para isso, é preciso que o governo, fiscalize as empresas responsáveis por essas explorações, e que por meio de depoimentos garanta a igualdade salarial de acordo com o esforço físico, com direito a momentos de lazer. Ademais, juntamente com a polícia, punindo os responsáveis com pressão e confiscação de bens, com apoio das ONGS, garantindo a educação por meio de aulas interativas para as crianças, a fim de assegurar melhoria nas condições de trabalho e uma infância digna para as crianças.

Compartilhar

2 Correções

  1. Foi interessante a sua abordagem ao trabalho infantil, mas acredito eu que você poderia ter se aprofundado um pouco mais no tema, porém ficou muito bom!
    Para melhorar ainda mais a sua redação, é preciso colocar citações e colocar dados estimativas que englobe o tema.
    Outra coisa: você trocou o verbo confiscação pelo verbo: confissão. Fique atento(a)

    • 1
  2. ■ Competência I
    Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
    ■ Competência II
    Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das varias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
    ■Competência III
    Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
    ■Competência IV
    Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. —- repetição de palavras ou expressões/ organização do parágrafo/conectivo
    ■ Competência V
    Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.