Exploração sexual infantil

  • 1

A exploração sexual é caracterizada por qualquer relação sexual entre menores de idade e adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro, favores, presentes, entre outros. Nesse contexto, crianças e adolescentes são tratados como objetos sexuais ou mercadorias, na qual, a maioria das vezes, são influenciados pela família ou pela cultura da pedofilia.

Segundo dados da Unicef, no Brasil, a cada ano, cerca de 2,5 milhões de crianças são submetidas a exploração sexual, sendo desses, 70% dos casos ocorridos no âmbito familiar. O abuso dentro de casa é praticado por primos, tios mais velhos e até mesmo pelos próprios pais. Esses utilizam-se de várias formas de intimidação através do medo e da violência física, fazendo com que as crianças não façam as devidas denúncias.

Além disso, a situação se agrava mais quando essas crianças são vítimas da normalização da pedofilia. Segundo pesquisas, no Brasil, 20 a cada 30 crianças sofrem com assédio na rua sendo a maioria meninas de 11 a 14 anos que, ao irem para a escola ou a lugares de lazer acabam sendo assediadas por homens mais velhos que dizem ser atraídos pela maneira que as mesmas se vestem. Esses atos são consequências da normalização da pedofilia, na qual a sociedade afirma que a culpa é da criança por sair com roupas curtas.

Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que o abuso infantil deixe de existir. Para tanto, o Ministério da Educação deve investir em projetos didáticos por meio das escolas para que as crianças tenham acesso à educação sexual, em que visa ensinar os alunos a se protegerem e denunciarem atos de abuso sexual. Outrossim, o Ministério da Justiça deve implementar leis mais rígidas através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ( SNDCA) para que as pessoas que pratiquem pedofilia ou assédio com menores de idade sejam penalizadas devidamente. Somente assim, será possível combater a exploração sexual infantil no Brasil.

Compartilhar

5 Correções

  1. Oi Jeniiffer, tudo bem?
    O tema da sua redação é interessante, porém ao longo do texto você fugiu do tema e o deixou com um aspecto mais expositivo, o que vai contra a proposta da redação do ENEM que é fazer um texto dissertativo-argumentativo.
    No primeiro parágrafo, seria melhor colocar a fonte da definição que foi usada (de qual livro ou site você pegou aquele trecho). Também é viável expor sua opinião sobre o tema para que o corretor saiba seu posicionamento e o que você estará defendendo ao longo da redação.
    No terceiro parágrafo, aos invés de colocar “segundo pesquisas”, seja específica e cite uma pesquisa que ajude a justificar o posicionamento que você apoiou no primeiro parágrafo.
    Tanto no segundo como no terceiro parágrafo, é interessante que sejam utilizados argumentos para validar a sua opinião sobre o tema e assim, no ultimo parágrafo, seja escrita a sua proposta de intervenção. Com relação a ela, acredito que está bem formulada e completa.

    • 0
  2. Sua conclusão ficou boa, porém eu notei que no desenvolvimento você repetiu várias vezes as mesmas palavras. Seria interessante substituir essas palavras por sinônimos, ou seja , por palavras com o mesmo significado. Se você está tendo dificuldade, uma dica é ler mais, pois dessa forma você vai expandir seu vocabulário e escrever redações se tornará mais fácil.
    Cuidado também com erros na escrita e lembre-se de sempre respeitar os direitos humanos. Caso você não respeite os direitos humanos sua redação vai ser zerada.

    • 0
  3. Olá Jeniffer, sua redação ficou muito expositiva, fugindo do gênero exigido pelo Enem, por esse motivo o risco de ela ser zerada é muito alto, recomendo que você reescreva a mesma fazendo as alterações necessárias para que ela se torne uma redação dissertativa argumentativa.
    Em relação a proposta de intervenção, na minha opinião ela está muito satisfatória, atende aos critérios exigidos pelo ENEM e, portanto, obteria nota total na C5. Em relação as demais competências, é necessário que você reescreva a redação.
    Abaixo está a sua redação com comentários, entre parenteses, do que eu acho que você deveria corrigir.
    A exploração sexual é caracterizada por qualquer relação sexual entre menores de idade e adultos, mediada pelo pagamento em dinheiro, favores, presentes, entre outros. Nesse contexto, crianças e adolescentes são tratados como objetos sexuais ou mercadorias, na qual, a maioria das vezes, são influenciados pela família ou pela cultura da pedofilia. (A sua introdução não está completa, faltou repertório. A definição de exploração sexual não conta como repertório nesse caso. Além disso faltou a tese, sem ela o corretor não sabe o seu posicionamento em relação ao problema, se você é a favor ou contra, por isso sempre explicite seu posicionamento por meio da tese)
    (faltou conectivo, nunca comece um parágrafo sem conectivo. Sugestão: A princípio, Inicialmente, Em primeira análise. Além disso você não deve iniciar sua argumentação com dados, isso deixa o seu texto expositivo, o que pode acabar zerando a sua nota por fugir do gênero exigido, que para o ENEM é o dissertativo ARGUMENTATIVO) Segundo dados da Unicef, no Brasil, a cada ano, cerca de 2,5 milhões de crianças são submetidas a exploração sexual, sendo desses, 70% dos casos ocorridos no âmbito familiar. O abuso dentro de casa é praticado por primos, tios mais velhos e até mesmo pelos próprios pais. Esses utilizam-se de várias formas de intimidação através do medo e da violência física, fazendo com que as crianças não façam as devidas denúncias.(Ao longo do parágrafo você não desenvolveu a sua argumentação, só expos dados, como eu já disse isso torna o seu texto expositivo e o risco de ter sua nota zerada é muito alto, tome cuidado!)
    Além disso, a situação se agrava mais quando essas crianças são vítimas da normalização da pedofilia. Segundo pesquisas, no Brasil, 20 a cada 30 crianças sofrem com assédio na rua sendo a maioria meninas de 11 a 14 anos que, ao irem para a escola ou a lugares de lazer acabam sendo assediadas por homens mais velhos que dizem ser atraídos pela maneira que as mesmas se vestem. Esses atos são consequências da normalização da pedofilia, na qual a sociedade afirma que a culpa é da criança por sair com roupas curtas. (Você desenvolveu de forma insatisfatória a sua argumentação. Articule melhor as suas ideias.)
    Portanto, uma série de medidas devem ser tomadas para que o abuso infantil deixe de existir. Para tanto,( Sendo assim, nesse caso seria um conectivo mais adequado) o Ministério da Educação deve investir em projetos didáticos por meio das escolas para que as crianças tenham acesso à educação sexual, em que visa ensinar os alunos a se protegerem e denunciarem atos de abuso sexual. Outrossim, o Ministério da Justiça deve implementar leis mais rígidas através da Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente ( SNDCA) para que as pessoas que pratiquem pedofilia ou assédio com menores de idade sejam penalizadas devidamente. Somente assim, será possível combater a exploração sexual infantil no Brasil

    • 0
  4. Boa noite!
    A sua redação esta escrita de acordo com a norma padrão, ela tem coesão e coerência, porem consta com erros de ortografia e algumas repetições de palavras.
    A introdução poderia ter pontuado mais algumas coisas sobre o tema, as palavras criança e exploração sexual foram repetidas algumas vezes e poderiam ter sido substituídas por algum outro sinônimo.

    • 0
  5. boa tarde!
    espero te ajudar!
    seu texto tem pouca coesão e coerência, argumento não articulado e erros ortográficos, alem de ter dificuldade de compreender seu argumento.
    continue praticando!
    da uma olhadinha nisso↓↓↓↓↓↓
    ♣objetivo na INTRODUÇÃO:
    -mostrar para a banca que vc reconheceu o tema (use tropico frasal, pode ser uma Alusão histórica, comparativo, afirmação….e muitos outros)
    – mostrar sua posição diante do tema, sua tese (oq vc acha)
    – finalizar com um projeto de texto, seus argumentos (caminhamento argumentativo ou já mostrar oq vc vai falar no seu desenvolvimento)
    dica: seja clara e breve, use conectivos, +ou- 7 linha
    ♣objetivo no DESENVOLVIMENTO:
    – retornar os elementos que vc usou na introdução e se aprofundar em cada um deles
    – tem existir uma relação dos parágrafos com a introdução e a relação com os parágrafos entre se
    – mostrar sua opinião (marca de autoria)
    dica: use conectivos para fazer uma ligação, comprove seu argumento (usa dados, frases, comparação…..), seja critica, antes de começar seu desenvolvimento pergunta a se mesmo: oq deu origem a esse problema? o governo? a família? a mídia? as empresas?…., no fim faça um encaminhamento conclusivo
    ♣objetivo da CONCLUSÃO:
    -respeitar os direitos humanos (não pode erradicar, exemplo: todos os políticos são corruptos)
    – tem q ter O AGENTE ( quem vai fazer?) AÇÃO (oq ele vai fazer?) MEIO ou MODO (como ela vai fazer?) FINALIDADE DA AÇÃO (para q serve?) EXPLICAÇÃO (detalhação do projeto)
    dica: leia bastante sobre os direitos humanos, a ONU, algumas constituições…. seja preve
    exemplo de um esqueleto: Sendo assim , o ( Agente ) deve ……. , por meio de ….. , com ….. , afim de que ….Dessa forma , (Ae vc contextualiza sua ideia na qual vc citou nas áreas de conhecimento).
    DICA SUPREMA: Leia mais redações nota mil, isso irá te ajudar a desenvolver sua linguagem e vocabulário, estude conectivos e use em grande quantia no próximo texto. Evite o GERÚNDIO e expressões COTIDIANAS.
    Se esforce e continue escrevendo, organize melhor suas ideias ao longo do texto, sem muitas repetições, quanto mais objeva melhor. Você tem potencial.
    Um texto ideal Enem conta com 4 parágrafos : introdução, desenvolvimento 1, desenvolvimento 2 e conclusão. veja também videos no youtube “filipe arraujo, debora miranda(ela é incrível, canal: heydebee), debora aladim….”
    espero te ajudado! qualquer duvida é só chamar kkk boa sorte

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.