Iniciante

Êxodo rural e urbanização no Brasil

  • 0

Temos um fator agravante que há anos, vemos se repetir, a urbanização. Não sendo muitas das vezes algo que seja escolhido, mas sim uma causa de necessidade, pois a sustentabilidade de zonas rurais, são insuficientes para famílias, fazendo com que a opção seja ir para as metrópoles. Assim, não necessariamente a cidade se tornou mais atrativa e sim que o campo se tornou menos sustentável – sobretudo para o pequeno produtor. 

A concentração de produção ocorre, em boa parte, devido à modernização da agricultura, constituída pelo uso de maquinários modernos e pela racionalização do processo produtivo. Assim, grandes investidores alcançam lucros estratosféricos, impedindo a existência de concorrentes na mesma escala, ou seja, a falta de investimentos torna-se o pequeno produtor incapaz de manter sua produção agrícola.

Podemos levar em análise o livro O Quinze de Raquel de Queiroz onde ela relata a vida dura dos nordestinos,que tiveram que migrar para as grandes de São Paulo, pois no interior a seca, falta de irrigações a constante falta de investimentos para melhorar a produção, fazendo com que várias famílias fossem destinadas a se afastarem do campo.Isso torna claro que não existe um conflito entre cidade x campo, mas sim falta de meios adequados de subsistência e de incentivo para o pequeno produtor.

Tendo-se visto que são gerados vários conflitos e necessidade a vários fatores da comunidade, poderia-se facilitar o crédito para que o pequeno produtor possa adquirir maquinário agrícola, dando assim, oportunidades para que a estabilidade seja sustentável, não levando a recolocação de famílias. Ser pensado e revogado uma forma de ajudar os pequenos produtores com benefícios que auxiliam no meio produtivo do agricultor.

Compartilhar

1 Correção

  1. 1° parágrafo, a introdução está bem sucinta, eu só sugiro repensar a palavra “sustentabilidade”, que se repete no texto inclusive, causa uma duplicidade de sentindo.
    2° e 3° parágrafos, bom desenvolvimento seguindo o raciocínio levantado na introdução (coesão/coerência). Erros de gramatica/pontuação.
    4° parágrafo: conclusão um pouco vaga, falta um “destrinchar” das ideias ( o quê? porque? para quê? feito por quem? como?)
    Uma análise macroscópica, os erros de gramática e pontuação são os mais aparentes.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.