Êxodo rural é o deslocamento ou migração de trabalhadores rurais que vão em direção aos centros urbanos. No Brasil, esse fenômeno populacional foi causado pelo crescimento da indústria e vida urbana, pois o processo de mecanização do campo tirou vários postos de trabalho. Entretanto quando essa migração chega á metropoles, onde esperam encontrar oportunidades de emprego, percebem que a luta pela sobrevivência depende da conquista de um espaço .
O intenso deslocamento populacional que transformou o Brasil em um país urbano.O êxodo rural corresponde ao processo de migração em massa da populaçao do campo para as cidades, fenômeno que costuma ocorrer em um período de tempo considerado curto, como o prazo de algumas décadas. Trata-se de um elemento diretamente associado a várias dinâmicas socioespaciais, tais como a urbanização, a industrialização, a concentração fundiária e a mecanização do campo. Sua ocorrência foi a grande responsável pela aceleração do processo de urbanização em curso no país, que aconteceu mais por valores repulsivos do que atrativos, isto é, mais pela saída de pessoas do campo do que pelo grau de atratividade social e financeira das cidades brasileiras.
O êxodo rural no Brasil ocorreu, de forma mais intensa, em apenas duas décadas: entre 1960 e 1980, mantendo patamares relativamente elevados nas décadas seguintes e perdendo força total na entrada dos anos 2000. Segundo estudos publicados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o êxodo rural, nas duas primeiras décadas citadas, contribuiu com quase 20% de toda a urbanização do país, passando para 3,5% entre os anos 2000 e 2010. Aceleração da urbanização, que ocorreu concentrada, sobretudo, nas grandes metrópoles do país, sobretudo as da região sudeste ao longo do século XX. Essa concentração ocorreu, principalmente, porque o êxodo rural foi acompanhado de uma migração interna, em direção aos polos de maiores atratividades econômicas e com mais acentuada industrialização;
De acordo com o Censo Demográfico de 2010 divulgado pelo IBGE, o êxodo rural é, realmente, desacelerado nos tempos atuais. Os principais fatores responsáveis pela queda do êxodo rural no Brasil são: a quantidade já escassa de trabalhadores rurais no país, exceto o Nordeste, que ainda possui uma relativa reserva de migrantes; e os investimentos, mesmo que tímidos, para os pequenos produtores e agricultores familiares. Segundo estudos publicados pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), o êxodo rural, nas duas primeiras décadas citadas, contribuiu com quase 20% de toda a urbanização do país, passando para 3,5% entre os anos 2000 e 2010.
A mecanização do campo, com a substituição dos trabalhadores rurais por maquinários, gerando menos empregos no setor primário e forçando a saída da população do campo para as cidades, gerando assim uma expansão desmedida das periferias urbanas, com a formação de habitações irregulares e o crescimento das favelas em várias metrópoles do país.
Medidas já foram tomadas para atenuar a vida no campo ,sendo que o governo dispõe de programas sociais embora esses investimentos não sejam considerados tão expressivos. A Aprovação do projeto de Lei 9263 de 2007, que facilita a permanência dos jovens ,filhos das famílias que vivem da agricultura familiar nas atividades do campo(Política de Juventude e Sucessão Rural), seria um meio eficaz de manter o trabalhador em sua região. O principal programa de incentivo à agricultura familiar é o PRONAF (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), que financia projetos ao pequeno produtor rural, com baixas taxas de juros.
Dessa forma é necessário garantir que mesmo com tantos incentivos na maioria das famílias de pequenos agricultores, o agricultor familiar é carente de políticas públicas eficazes.
Jffgg
Oi espero ajuda.
Olha sua redação, esta muito longa redações desse tipo cansa o leito, no seu caso o coretor. Eu não vou corrigi parágrafo por parágrafo, por que como disse, gigante, mas no geral primeira coisa diminuir o tamanho, erros de vírgulas (estude mais sobre isso), não sei se é para o enem, mas se for tem que ter proposta de intervenção (também pesquise sobre isso), concordancia (não preciso fala né)
Isso é tudo diminui o seu texto, ate por que um texto desse tamanho quase ninguem vai querer corrigir