Iniciante

êxodo

  • 0

 

O ser humano, sempre teve  tendência a ser hábil em situações de escassez, como os povos  nômades aqueles que não tem habitação fixa, estão permanentemente se mudado á procura de melhores condições de garantir sua sobrevivência ; Tal fato nos persegue  historicamente, moldando o mundo de  diferentes formas para como o conhecemos ,hoje nesse contexto . Ás movimentações de pessoas pelo mundo estão relacionadas às dinâmicas demográficas e são motivadas por diversos fatores. São chamadas de movimentos migratórios. A migração pode ter como fator impulsionador situações de guerra, pobreza, busca por trabalho, entre outros motivos .A migração pode acontecer internacionalmente, de um país para o outro, ou dentro  um mesmo território, como acontece com o êxodo rural, que compreende a movimentação de moradores do campo que vão para a cidade em busca de melhores condições de vida.

O exido tanto rural quanto o urbano descontrolado, gera problemas na cidade no pais que , vai recebe-los em sua terra e atender assim suas necessidades básicas; Saúde , Educação Emprego Moradia  e  alimentação sem, afetar tais cuidados há população já existente na região ou pais . o caso  mais alarmante  aconteceu ,nos Estado Unidos, na Europa. Que temendo não conseguir suprir  a subsistência da sua própria nação  com  a entrada de um contingente  enorme  de habitantes tiveram que negar refugio em seus países . Neste sentido, o refugiado é diferente do imigrante que, geralmente, abandona seu país natal por motivos econômicos ou desastres naturais. Por isso, dizemos todo refugiado é um imigrante, mas nem todo imigrante é refugiado. Refugiado é aquele que deixa seu país de origem e teme voltar ali por causa de suas opiniões políticas, religiosas ou por pertencer a um grupo social perseguido.

O êxodo rural brasileiro teve início na época colonial, quando as pessoas se deslocavam entre engenhos e regiões mais produtivas. A mineração, no século XVIII, também levou muitos camponeses para as regiões de produção mineral. O mesmo aconteceu no século seguinte, com o chamado Ciclo do café. Aqui, o Sudeste já se mostrava como o principal destino dos moradores do campo. No final do século XIX, o movimento voltou-se para a Amazônia, principalmente para as atividades relacionadas à extração de borracha. Entretanto, somente a partir de 1930, as cidades passaram a receber de forma massiva as populações camponesas. Esse período teve como principal motivador o processo de industrialização brasileira. Acelerado até os anos 1950, vem se estabilizando desde então, com tendências de que 90% da população brasileira esteja vivendo em cidades.

O êxodo rural é um movimento migratório muito importante para a dinâmica e a organização social de um país. É por meio dele que se formam e crescem as cidades e grandes centros urbanos, trazendo consigo uma série de problemas estruturais. Cabe a cada nação conseguir oferecer melhores condições de vida para todos, desde os que moram em centros urbanos e, principalmente, camponeses, evitando o esvaziamento do campo.

Compartilhar

3 Correções

  1. OLÁ,BOM PERCEBO QUE NA SUA INTRODUÇÃO VOCÊ DEVERIA EXPLICAR SOBRE UM POUCO DO TEMA,INTRODUZINDO ASPECTOS DOS CONECTIVOS. VOCÊ PODE PESQUISAR NA INTERNET,EM VÁRIOS SITES POSSUI UMA TABELINHA DE CONECTIVOS PARA TEXTOS DISSERTATIVOS,CASO QUEIRA,PODE ENTRAR EM CONTATO COMIGO QUE TE PASSO.
    VEJA UMA SUPOSIÇÃO DE INTRODUÇÃO:
    É DE CONHECIMENTO GERAL QUE… o ser humano, sempre teve tendência a ser hábil em situações de escassez, como os povos nômades aqueles que não tem habitação fixa, estão permanentemente se mudado á procura de melhores condições de garantir sua sobrevivência ;

    • 0
  2. Olá, podemos observar que
    1-Na introdução, tente explicar primeiro o título, não importa o tema, no seu caso, você citou desde antigamente, o que lhe atrasa na desenvoltura da redação. Dica: Introdução pequena e objetiva, redação clara e breve. Tente prender o leitor nesta base.
    2-Poderia começar a introdução por “Às movimentações…”
    3-Ser mais objetiva e trabalhar na organização da redação a partir da tese.
    4-Alguns errinhos de vírgula, apenas ter atenção.
    5-Confusao nos argumentos pela falta da tese.
    6-NUNCA coloque “..aqui..” pois está SE generalizando, o que num critério básico de redação é proibido, Ok?
    7-Trabalhar na conclusão, repetiu ” êxodo” novamente, e a proposta de intervenção está um pouco enrolada pois está junto com parte do desenvolvimento.
    8-Trabalhe nos argumentos, pois no desenvolvimento foi muito extenso e continuou num só argumento.
    9-Quando fala de dois argumentos ( êxodo rural e urbano) citar no titulo: Êxodo-Rural e Urbano.
    10-Quando você quer falar de êxodo tanto rural quanto urbano, tem que planejar o que vai citar em cada parágrafo, não se esquecendo da função de cada um.
    EX.:
    INTRODUÇÃO: 1°P. Breve resumo do êxodo r citar o rural e o urbano.
    DESENVOLVIMENTO: 2° P. Citar o êxodo rural, dar exemplos e breve resumo do urbano.
    3°P. Dar continuidade no êxodo urbano com exemplos e breve resumo da solução ( OPICIONAL)
    CONCLUSÃO: 4°P. Frase conclusiva + proposta de intervenção.
    11- Gostei dos exemplos históricos, tenha apenas precaução para não fugir do tema, não é o seu caso, seja mais breve no contexto histórico, coloque-o em um ou dois parágrafos não os espalhe na redação.
    Espero que tenha ajudado. Parabéns por mergulhar na redação.

    • 0
  3. Olá! tudo bem? espero que sim.
    se você colocasse uma virgula entre CIDADE E NO na frase ” na cidade no pais que ” ficaria melhor para ler.
    assim: “na cidade, no pais que”
    quando for escrever não se esqueça de colocar parágrafo pois é uma coisa muito importante na sua redação.
    espero ter ajudado pois acho que não sou muito boa nisso (:
    até!
    bom estudo pra você! continue tentando e nunca desista, pois tem potencial(:

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.