De acordo com a Organização das Nações Unidas(ONU),o acesso a internet é um direito do século XXI,mas infelizmente este direito não é exercido majoritariamente pelos brasileiros, pelo fato de haver uma imensa desigualdade social que juntamente com a exclusão cognitiva torna impossível a ampliação do mundo digital.
Em primeiro lugar,faz-se necessário lembrar que a desigualdade social se agravou consideravelmente durante a pandemia de Covid-19,ela não só deixou desempregados,como também privou muitas crianças de ter seu direito a educação. É neste cenário que percebemos que as indiferenças sociais pode dificultar a vida de numerosos cidadãos em inúmeros âmbitos.De acordo com a IPEA,apenas 42% dos brasileiros de classes sociais entre D e E,têm acesso a internet no Brasil,ou seja nem metade das pessoas de classe baixa tem acesso ao ciberespaço,sendo assim percebemos que os jovens estudantes sofrem e muito com esse desequilíbrio,principalmente no presente em que vivemos,no qual quase tudo tem que ser feito pela web,inúmeras crianças precisam percorrer vários quilômetros para ter acesso a internet e realizar as atividades escolares e mesmo assim conseguem apenas uma rede de qualidade extremamente baixa,atrasando todo o seu ensino e consequentemente levando a repetição do ano letivo.
Além disso, há também a exclusão cognitiva,que é a incapacidade em utilizar ferramentas tecnológicas. Em meio a era digital é quase absurdo pensar que possui pessoas com dificuldade em utilizar o ciberespaço,porém é mais comum do que se imagina,lamentavelmente este problema é pouco trabalhado na sociedade,pois muitos possuem um certo preconceito com os iletrados digitais.Sendo assim,estes leigos são excluídos socialmente, e esta exclusão compromete até mesmo a própria cidadania,pois em um mundo tão globalizado e digital,quem não se ”evolui” é considerado antiquado.
Portanto, é mister que o Governo em conjunto com o Ministério da Ciência,tecnologia e inovação (MCTI),tome atitudes para amenizar o quadro atual.Para a inclusão digital,urge que o MCTI crie,por meio de um projeto em parceria com o Governo,que tem como finalidade democratizar o acesso a internet com maior demanda em regiões rurais e de extrema necessidade,sendo que o projeto fornecera cursos de letramento digital e redes de boa qualidade e baixo custo a população mais necessitada.Esperasse que com está medida,possa frear a exclusão digital,possibilitando assim que o direito estabelecido pela ONU possa ser exercido,criando então uma sociedade mais igualitária e conectada.
Laire
Oii, seu texto tá muito bom mas recomendaria que revesse os parágrafos tentando sintetizar as ideias, assim não deixaria a leitura tao longa e cansativa. Reveja seu modelo de conclusão, pois é bastante comum e acaba que não fica original, mude alguns termos, conectivo, “a ordem das coisas”, assim o corretor vai ver que você tem domínio do texto dissertativo argumentativo sem parecer que você já tinha um “rascunho”, sabe? Mas tá muito bom, parabéns
isabelarod
Olá!!!!!!!
Sua redação está muito boa. Porém tome cuidado com a estética de seu texto, parágrafos longos ou curtos demais.
Notei alguns erros de gramática, principalmente de concordância verbal e nominal.
E também, acho importante retomar a tese na conclusão.
De resto, gostei bastante da sua redação, parabéns.