Exclusão digital

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Tema: analfabetismo digital
A Constituição Cidadã de 1988 assegura que a educação é um direito básico de todos os cidadãos. Contudo, tal artigo não se faz presente na sociedade brasileira hodierna, visto o grande número de analfabetos e um número ainda mais expressivo de analfabetos digitais, ampliando assim a desigualdade social, uma vez que retira-se a inclusão digital, além da omissão do Estado frente às cidades mais carentes do país que não são incluídas na era digital.
Diante desse cenário, é possível notar que o distanciamento entre os mais ricos e os mais pobres não é uma problemática do século atual. No século XVI, início do Brasil Colonial a educação era restrita à elite, sendo também o voto restrito a essa minoria. Logo, os dados alarmantes de analfabetos digitais no país são fruto da exclusão primária do povo brasileiro durante o Período Colonial.
Em segundo plano, devido à extensão territorial brasileira muitos municípios sofrem com a falta de acesso à tecnologias e omissão governamental. A Terceira Revolução Industrial se desenvolveu com o princípio de conectar o mundo, porém essa prática não foi realizada, pois o Estado incentivou o desenvolvimento prioritariamente nas capitais e centros urbanos, desagregando os indivíduos do interior brasileiro.
Portanto, é preciso políticas públicas para mudar o panorama brasileiro frente o analfabetismo digital. Sendo assim, cabe ao Ministério da Educação atuar ativamente em áreas mais precárias do Brasil e levar a tecnologia para as escolas desde os primeiros anos de formação, a fim de que as crianças já se familiarizem com as tecnologias. Ademais, o Governo Estadual deve garantir cursos para adultos conhecerem as novas formas de comunicação com intuito de serem inseridos na sociedade. Para assim, a Constituição de 88 passar a ser uma realidade brasileira.

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3 Correções

  1. Boa tarde, Beatriz! Espero que esteja tudo bem.
    Falarei alguns tópicos em relação ao meu ponto de vista, mas asseguro à você que gostei bastante do seu texto. Percebe-se que você tem um certo domínio do que está falando e soube desenvolver.

    *Em relação à introdução, eu senti falta de um período que marcasse mais o problema, a tese em si. Eu percebi que você quis retratar as causas, entre elas a inclusão digital e a omissão do Estado, mas faltou deixar claro que essas são algumas das causas que você ia abordar. Desculpa se fugi do que você queria retratar.
    Outro ponto na introdução foi a questão da expressão “tal artigo”, eu acharia legal colocar “tal artigo presente nessa Constituição” ou deixar claro no período anterior: “assegura com o artigo…” e assim colocar essa expressão sem problemas.
    Outro ponto também é em relação à repetição da palavra “digital” e seu plural na introdução. Com isso, sempre é legal buscarmos sinônimos e você demonstrou ter domínio sobre isso no decorrer do seu texto. Então, por exemplo, no final eu substituiria por “nessa era tecnológica”.

    *Gostei muito do fato de você citar a omissão do Estado na tese e retomar e desenvolver ela no segundo desenvolvimento. Visto isso, eu acho que seria interessante você colocar em algum lugar no desenvolvimento 1 a expressão “inclusão digital” para ela não ficar solta na introdução.

    *Alguns casos da vírgula que eu acho interessante, aplicarei nos seus próprios trechos para você perceber, ok?
    “No século XVI, início do Brasil Colonial, a educação era restrita à elite…”
    “Em segundo plano, devido à extensão territorial brasileira, muitos municípios sofrem com a falta de acesso à tecnologias…”

    Desculpa qualquer coisa e espero que eu tenha ajudado. Abraço e bons estudos!

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  2. C1: demonstrar domínio da norma culta da língua portuguesa – 160
    C2: compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo – 200
    C3: selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista – 200
    C4: demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação – 200
    C5: elaborar proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural – 200

    Seu texto está muito bem construído ao meu ver, único deslize seu foi na repetição da palavra ”digital” na introdução e alguns erros gramaticais leves.
    Creio que se continuar assim, está perto de alcançar os sonhados mil pontos. :)

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  3. você mostrou muito bem sua ponto de vista, quanto à gramática, acredito que tenham sido erros simples, como uso de virgula, o posicionamento está muito bom mas eu especificaria mais a proposta de intervenção, como quais cursos o governo proporcionaria e no final escreveria “Para que, como a lei assegura, a educação seja um direito garantido à todos e assim o futuro de jovens brasileiros melhore ao longo dos anos.”

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