Aprendiz

Evolução e Involução

  • 1

De fato, foi grande o acesso à informação que a globalização proporcionou, com a internet e os outros meios de comunicação. No entanto, a maneira como é utilizada é que determina sua eficácia ou não para o usuário conseguir elaborar uma opinião acerca do fato que lhe é transmitido. Nessa perspectiva, o historiador Leandro Karnal afirma que “A internet deu voz aos idiotas”, e esse pensamento pode ser visto por dois lados, por um a responsabilidade cai sobre os divulgadores da informação, pelo outro o indivíduo que a consulta é quem deve se certificar da sua validade e veracidade.

Em relação à divulgação de fatos há bastante pessimismo, tendo em vista que as falsas notícias propagam-se às vezes até mais que as verdadeiras. Em meio a tanta informação, distinguir a verdade da mentira se torna uma tarefa bem complexa, ainda mais para a grande massa que, por sua vez, pode não ter recursos intelectuais para perceber contradições e omissões por parte dos reprodutores de conteúdo. Pode-se sugerir que essas medidas são reflexos do interesse da classe midiática e de seus patrocinadores, com intuitos sociais, econômicos, culturais e políticos.

Com isso, é evidente que o outro polo, o da população, fica quase à mercê das vontades da elite, já que lhe é transmitida a informação fragmentada ou distorcida dos fatos. Exemplo disso são os diversos sites que colhem dados dos usuários e os selecionam a fim de que o divulgado para eles seja somente o coerente ao seu gosto. Nesse sentido, pode haver uma padronização do que o indivíduo consulta, partindo de uma afunilação a um estilo musical até uma influência a uma opinião política. E isto é possível, pois, se há como limitar o acesso à informação para facilitar o caminho do indivíduo até ela, difícil não seria desvia-lo desse caminho.

Desse modo, vê-se que não só os que divulgam, mas também os que consultam a informação são partes responsáveis na formação de opinião dos cidadãos. Sendo assim, torna-se necessária uma postura de conscientização por ambos os lados, para que ocorra uma melhora tanto na qualidade dos fatos propagados como na expertise para analisa-los e assim contribuir para evolução da sociedade como um todo.

Compartilhar

2 Correções

  1. Boa noite!! belezinha?
    A redação no geral ficou esplêndida, conseguiu fazer associação com a realidade.
    Conclusão objetiva e eficiente, minha única sugestão seria o uso de frases prontas que enriqueceriam a redação. Como no início da conclusão.

    continue assim que você tem muito potencial!!

    • 1
  2. boa noite!!
    primeiro quero ressaltar que não sou profissional, vou corrigir de acordo com meus conhecimentos
    C1: 180
    C2: 160
    C3: 180
    C4: 160
    C5: 120
    total: 800
    comentários:
    * você apresenta boas ideias, mas é necessário trazer algum conhecimento de outra área para embasar seu desenvolvimento (sua argumentação), pode ser um dado, uma citação, fato historico etc
    * trabalhe mais na sua proposta de intervenção!! lembre-se que ela precisa responder as perguntas: quem? faz o que? como? para que? +detalhamento para solucionar os problemas abordados no desenvolvimento
    *seu texto está bom e vc tem boas ideias! continue praticando :*

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.