Evasão Escolar: Realmente uma escolha do aluno?

  • 2

Atualmente o cenário educacional brasileiro passa por muitas mudanças que podem desencadear grandes dificuldades aos alunos. Entre elas, o mais preocupante ao futuro do país é o alto índice de estudantes que largam os estudos antes do necessário. Essa evasão afeta tanto o desenvolvimento profissional como social das crianças, pois estas, infelizmente,muitas vezes não tem culpa por largar os estudos, mas na realidade são uma vítima do sistema.

Primeiramente deve-se ressaltar que o Brasil teve uma pequena melhora nos índices de educação, porém ainda longe do ideal. O alto número de pessoas que não terminam o Ensino Médio é preocupante, pois ao analisar dados e estatísticas, o perfil de jovens submetidos a tal situação são os que  estudam em escolas públicas, não tem apoio da família, entram no mercado de trabalho cedo, problemas de bullying e sentimentos de incapacidade. Essa desistência da formação acadêmica é muito prejudicial ao futuro do jovem e do País.

Em segundo lugar, a perda dos jovens é um prejuízo enorme ao governo, porém a falta de investimentos na área de educação é a principal culpada. O Motivo principal é a falta de capacitar professores e coordenadores a agirem da melhor forma possível mediante a problemas que possam motivar alunos pararem de frequentar a escola.

Sendo assim, tal realidade precisa ser mudada. É necessário que o Governo Federal abra os olhos para esse mal, e tome medidas cabíveis para acabá-lo. O Ministério da Educação deve criar cursos para a capacitação profissional da educação em ajuda psicológica para crianças e adolescentes, trazer para as escolas cursos e encontros onde os estudantes tenham interesse em continuar os estudos e explorem as áreas que mais dominam, oferecer aulas de reforço e por fim inserir a família dos estudante, para que estes tenham o apoio necessário. Somente assim o Brasil terá uma educação de qualidade.

Compartilhar

2 Correções

  1. Olá! Irei analisar com base nas competências do ENEM.
    C1- Demonstrar conhecimento da norma culta da língua escrita: você tem uma escrita muito boa, no entanto, percebi o uso do sentido conotativo (tente usar as palavras no seu próprio sentindo evitando expressões como “abrir os olhos para tal situação”)

    C2 – Compreender a proposta da redação e aplicar conceitos de várias áreas do conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo: sua redação está bem estruturada, porém senti uma carência da aplicação dos conceitos de várias áreas (alusão histórica, citações filosófica, dados estatísticos, etc)

    C3 – Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista: sua argumentação está espetacular com uma ótima defesa de um ponto de vista.

    C4 – Demonstrar conhecimentos dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação: sua coesão está excelente com um ótimo uso de conectivos, sempre tenha em mente que os conectivos são importantíssimos para dar as ligações no texto :)

    C5 – elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, demonstrando respeito aos direitos humanos: você apresentou uma proposta de intervenção, mas faltou especificar mais o objetivo dando um detalhamento da proposta.

    Sua redação está excelente! Com poucos erros e uma ótima estrutura.

    • 0
  2. Boa noite!!!
    Primeiramente parabéns pelo texto!
    Não sei se a redação é modelo Enem, se sim o modelo exigido pelo Enem é o dissertativo e seu texto está um tanto quanto expositivo. Você sabe do que está falando só precisa se aprofundar mais na argumentação. O repertório sociocultural é muito importante para o texto pesquisas, dados, filmes, músicas…
    Tome cuidado com a estrutura do texto tem períodos muito longos e outros muito curtos.
    Na conclusão você deve apresentar um agente, uma ação, um meio, uma finalidade, + um detalhamento.

    • 0

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.