Estudante

Evasão escolar no Brasil. ( se possível coloquem nota pfv) s2 me ajudará muitoo

  • 1

No seriado ´´Todo Mundo Odeia o Chris´´, o protagonista Chris, é um menino que estuda e trabalha ao mesmo tempo desde cedo, para ajudar sua família, mas acaba passando por muitas dificuldades na escola, devido a correria do seu dia a dia. Fora do mundo fictício, no Brasil, o cenário não é divergente, muitos jovens enfrentam problemáticas em seu processo de aprendizagem, que os fazem optar por um possível abandono de seus estudos, como a falta de condições de suas famílias, que os levam a necessidade de trabalhar, e a ausência de interesse ou de motivação em seu desenvolvimento educacional.

Em primeira análise, convém ressaltar que, segundo a pesquisa feita pelo (FGV), dos alunos entrevistados, 27,1% abandonaram a escola por ter que trabalhar. Diante a este dado, grande parte destes alunos são de classes desfavorecidas, que em meio a necessidade, se veem no dever de contribuir financeiramente na renda de seus familiares. Porém, essa atitude os faz largar a escola, em grande parte ainda no fundamental, por não conseguirem arcar com as duas demandas na sua rotina. Resultando, em consequências em seu futuro como: o despreparo profissional, e consequentemente uma difícil inclusão no mercado de trabalho.

Ademais, diante de inúmeros problemas enfrentados por esses estudantes, a maioria, não se sentem apoiados ou motivados por seus responsáveis e docentes, para continuar frequentando o ambiente escolar, e junto a isso, a falta de interesse destes, contribuem ainda mais para que tenham facilmente um mal rendimento em seus estudos, e como resultado, escolhem deixar suas instituições de ensino, já que não observam vantagens e motivos benéficos para continuar ali.

Em síntese, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Ministério da Educação, em parceria com as escolas, promover projetos que visem adaptar novas práticas pedagógicas, principalmente em escolas públicas, por meio de investimentos tecnológicos que contribuam na evolução do ensino, desenvolvendo, então, a maneira de aprendizagem em sala de aula. Além disso, é responsabilidade do Gestor escolar, manter contato com seus alunos e suas famílias, de maneira que acompanhe seus rendimentos acadêmicos, para dá suporte a esses indivíduos em meio a suas necessidades. Assim, será possível que ocorra uma diminuição nas evasões escolares no país.

Compartilhar

2 Correções

  1. Oiee!

    *Vou fazer algumas observações que encontrei ao decorrer da redação.

    No seriado ´´Todo Mundo Odeia o Chris´´, o protagonista Chris,(1) é um menino que estuda e trabalha ao mesmo tempo desde cedo, para ajudar sua família, mas acaba passando por muitas dificuldades na escola, devido a(2) correria do seu dia a dia. Fora do mundo fictício, no Brasil, o cenário não é divergente, muitos jovens enfrentam problemáticas em seu processo de aprendizagem, que os fazem optar por um possível abandono de seus estudos, como a falta de condições de suas famílias, que os levam a necessidade de trabalhar, e a ausência de interesse ou de motivação em seu desenvolvimento educacional.
    (1) Não há necessidade dessa vírgula aqui
    (2) Faltou crase

    Em primeira análise, convém ressaltar que,(1) segundo a pesquisa feita pelo (2)(FGV), dos alunos entrevistados, 27,1% abandonaram a escola por ter que trabalhar. Diante (3)a este dado, grande parte destes alunos são de classes desfavorecidas, que em meio (4)a necessidade, se veem no dever de contribuir financeiramente na renda de seus familiares. Porém, essa atitude os faz largar a escola, em grande parte ainda no fundamental, por não conseguirem arcar com as duas demandas na sua rotina. Resultando, em consequências em seu futuro como: o despreparo profissional, e consequentemente uma difícil inclusão no mercado de trabalho.
    (1) Não há necessidade dessa vírgula aqui
    (2) Não há necessidade do parênteses
    (3) Crase
    (4) Mesmo que o 3

    Ademais, diante de inúmeros problemas enfrentados por esses estudantes, a maioria, não se sentem apoiados ou motivados por seus responsáveis e docentes(1), para continuar frequentando o ambiente escolar, e junto (2)a isso, a falta de interesse destes, contribuem ainda mais para que tenham facilmente um mal rendimento em seus estudos, e como resultado, escolhem deixar suas instituições de ensino,(3) já que não observam vantagens e motivos benéficos para continuar ali.
    (1) Não há necessidade dessa vírgula
    (2) Crase
    (3) Mesmo que o 1

    […] Além disso, é responsabilidade do Gestor escolar, manter contato com seus alunos e suas famílias, de maneira que acompanhe seus rendimentos acadêmicos, para dá(1) suporte a esses indivíduos em meio (2)a suas necessidades. Assim, será possível que ocorra uma diminuição nas evasões escolares no país.
    (1) dar*
    (2) Crase

    ——————————————————————————————————————————–

    *Você escreve muito bem, parabéns!! A maioria dos errinhos são sobre pontuação, como dica para melhor isso você pode ver algumas vídeo aulas no YouTube, as do Professor Noslen me ajudaram muito!

    1: Domínio da língua portuguesa: Você deve mostrar que possui bons conhecimentos da língua portuguesa na modalidade formal. Nota: 160

    C2: Compreensão da proposta: Você deve demonstrar que compreendeu e definiu o recorte temático apresentado. Nota: 200

    C3: Organização e defesa: Você deve fazer um projeto de texto, que consiste em planejar o que vai ser escrito, que argumentos serão utilizados, o momento de apresentá-los. Nota: 160

    C4: Conhecimentos linguísticos e argumentação: Você deve entender bem os conectivos (conjunções, advérbios, locuções, preposições, etc.) e a função de cada um deles com certeza será proveitoso para deixar seu texto ainda mais coerente. Nota: 160

    C5: Proposta de intervenção: Você deve apresentar soluções para o que foi abordado, isso tudo tendo em conta aspectos como a cidadania, os valores humanos e a diversidade cultural. Nota: 200

    Nota final: 880, a nota é apenas simulação diante à minha opinião, para uma nota exata é necessário um profissional avaliar.

    • 2
  2. HELLO, TUDO BEM?
    TEMA MUITO BOM.

    VAMOS LÁ.

    Sua redação possui:
    Conectivos
    Argumentação articulada
    parágrafos coesos
    não houve tangencia do tema
    Tese apresentada de forma explicita
    Pensamento objetivo nos parágrafos, isso é de grande vália
    Conclusão desenvolvida com êxito
    Elementos estruturais desenvolvidos

    Pontos que merecem atenção:

    No parágrafo introdutório observei que contém apenas dois períodos, cuidado . O correto é conter 3 períodos.

    Desenvolvimento 2, contém apenas 1 período. Cuidado !!!

    ***** Correção por competência : *****

    Competência 1- Domínio da norma culta: 140
    Competência 2- Compreensão da proposta : 200
    Competência 3- Organização de ideias: 140
    Competência 4- mecanismos linguísticos e argumentação : 140
    Competência 5- Proposta de intervenção, respeitando os direitos humanos: 200

    NOTA FINAL: 820

    ——————-CORREÇÃO EDITADA ——————–

    INTRODUÇÃO:
    No seriado ´´Todo Mundo Odeia o [1] Chris´´, o protagonista [1] Chris, é um menino que estuda e trabalha ao [2] mesmo tempo desde cedo, para ajudar sua família, mas acaba passando por muitas dificuldades na escola, [3] devido a correria do seu dia a dia. Fora do mundo fictício, no Brasil, o cenário não é divergente, muitos jovens enfrentam problemáticas em seu processo de aprendizagem, que os fazem optar por um possível abandono de seus estudos, [4] como a falta de condições de suas famílias, que os levam a necessidade de trabalhar, e a ausência de interesse ou de motivação em seu desenvolvimento educacional.

    Correção:
    [1] Possível erro ortográfico. Substitua por Cris
    [2 ] Pontuação. Esta locução deve ser separada por vírgulas. Substituir por: ao mesmo tempo,
    [3] Gramática Geral. Neste contexto utiliza-se a crase. Substituir por: devido à
    [4]Te aconselho a colocar o 3 período aqui, pois pega a tese (problemas expostos), ficando mais coesa.
    SUGESTÃO DE REESCRITA:
    * Nessa perspectiva, salienta-se que devido a falta de condições de suas famílias, que os levam a necessidade de trabalhar, e a ausência de interesse ou de motivação em seu desenvolvimento educacional, são representados como pilares do problema.

    DESENVOLVIMENTO 01:
    Em primeira análise, convém ressaltar que, [1] segundo a pesquisa feita pelo [2] (FGV), dos alunos entrevistados, 27,1% abandonaram a escola por ter que trabalhar. Diante a este dado, grande parte destes alunos são de classes desfavorecidas, que em meio a necessidade, se veem no dever de contribuir financeiramente na renda de seus familiares. Porém, essa atitude os faz largar a escola, em grande parte ainda no fundamental, por não conseguirem arcar com as duas demandas na sua rotina. Resultando, em consequências em seu futuro como: o despreparo profissional, e consequentemente uma difícil inclusão no mercado de trabalho.

    CORREÇÃO:
    [1] Não tem necessidade dessa virgula. A frase fica mais objetiva sem pausa.
    [2] (FGV), quem é esse órgão? Procure especificar se ele não for muito conhecido.

    DESENVOLVIMENTO 2:
    [1] Ademais, diante de inúmeros problemas enfrentados por esses estudantes, a maioria, não se sentem apoiados ou motivados por seus responsáveis e docentes, para continuar frequentando o ambiente escolar, e junto a isso, a falta de interesse destes, contribuem ainda mais para que tenham facilmente um [2] mal rendimento em seus estudos, e como resultado, escolhem deixar suas instituições de ensino, já que não observam vantagens e motivos benéficos para continuar ali. [3]

    [1] Ausência de um tópico frasal.
    [2] Gramática Geral… Confusão do advérbio com o adjetivo. *** Mau é adjetivo (tal como bom—- OPOSTO DE BOM ), mal é advérbio (tal como bem— OPOSTO DE BEM).
    Substituir por: Mau rendimento
    [3] Ausência de dois período. Procure desenvolver melhor esse parágrafo dividindo o mesmo em 3 períodos. TÓPICO FRASAL, em primeiro lugar. Em seguida os demais argumentos. ok?

    CONCLUSÃO:
    Em síntese, medidas são necessárias para resolver o impasse. Portanto, cabe ao Ministério da Educação , em parceria com as escolas , promover projetos que visem adaptar novas práticas pedagógicas, principalmente em escolas públicas, por meio de investimentos tecnológicos que contribuam na evolução do ensino, desenvolvendo, então, a maneira de aprendizagem em sala de aula. Além disso, é responsabilidade do Gestor escolar, manter contato com seus alunos e suas famílias, de maneira que acompanhe seus rendimentos acadêmicos, para dá suporte a esses indivíduos em meio a[1] suas necessidades. Assim, será possível que ocorra uma diminuição nas evasões escolares no país.

    CORREÇÃO:
    *Agente: Ministério da Educação , e escolas. Gestor escolar.
    *Ação: promoverem / ampliarem projetos. Manter contato com seus alunos e suas famílias
    *Meio/ Modo: investimentos tecnológicos.
    * Detalhamento /Finalidade: contribuam na evolução do ensino, desenvolvendo, então, a maneira de aprendizagem em sala de aula. Para dá suporte a esses indivíduos em meio a suas necessidades.
    * Resultado: Assim, será possível que ocorra uma diminuição nas evasões escolares no país.

    [1] Concordância de número. Substitua por: ÁS, Pois irá concordar com “suas necessidades”, estando o mesmo no plural .

    ESPERO TER TE AJUDADO, BOA SORTE NOS ESTUDOS. CONTINUE PRATICANDO E NÃO DESISTA DOS SEUS SONHOS.
    ABRAÇOS ^-^

    • 1

Você precisa fazer login para adicionar uma correção.