Ouve um século onde os únicos que detinham o direito a educação eram a elite, ou seja, aqueles que disponibilizava de capital para pagar, todavia no atual Brasil, e de acordo com a Constituição, todos independente de classe ou gênero tem direito ao ensino escolar. Mas será que os cidadãos tem de fato se valido deste direito?
O abandono no âmbito escolar tornou-se algo rotineiro na vida do brasileiro. A ocorrência em que acontece tornou essa temática algo despreocupante para uma maioria, porém a gravidade dessa decisão tomada por alguns brasileiros pode ser facilmente vista no nível de desempregos no país, não por falta de vagas, mas, por escassez de mão de obra profissional/qualificada.
Podemos então denotar raízes que levaram ao atual estado do país em relação a educação básica, tais como: transporte, gravidez na adolescência, falta de renda, não incentivo por parte da família. Tudo isso leva o aluno à uma instabilidade mental, emocional e física.
Portanto, a evasão escolar no Brasil é um mau que está ligado tanto ao meio social, quanto sóciocultural e econômico do indivíduo. O governo deveria então investir na educação nas escolas, e promover uma conscientização aos discente para garantir a permanência na área escolar.
Vinnicius
COMPETÊNCIA 1 : 160 PONTOS.
OBS.: Há um erro no último parágrafo- a palavra “discente” deve estar no plural. No penúltimo parágrafo encontra-se um erro- tudo isso leva o aluno à uma…- a crase não deve estar presente pois há uma preposição mais um artigo definido (a) e um indefinido( uma). No primeiro parágrafo, a palavra “disponibilizava” deveria estar concordando com a palavra anterior no passado. Logo, ela deveria estar dessa forma: disponibilizavam.
COMPETÊNCIA 5 : 120 PONTOS.
OBS.: Faltou explicar como o “governo” irá fazer a solução para o problema, tanto para a primeira sugestão quanto para a segunda. Também faltou detalhamento( ressaltar o impacto positivo acerca da permanência na escola).
_________________________________
IBELLAFR
Competência 1 (domínio na escrita formal) – 160
Competência 2 (compreender a proposta e aplicar conceitos de outras áreas do conhecimento) – 80
Competência 3 (relacionar e organizar argumentos/coerência) – 120
Competência 4 (conhecimento de mecanismos para argumentação/coesão) – 120
Competência 5 (elaborar uma proposta de intervenção) – 120
NOTA: 600
Olá, Loma. Tudo bem?
Obs.1: Ao ler sua redação não identifiquei a tese (sua opinião sobre o tema). Atente-se a conectivos, são eles que fortalecem sua escrita e sua redação. Outro ponto, cuidado com erros ortográficos e de pontuação, no início você errou ao colocar “ouve” no que deveria ser “houve”. O enem tira ponto de mínimos erros. Depois, com calma, analise sua redação e veja alguns erros que você cometeu e não os repita na próxima (aqui te damos um suporte, mas no enem a pontuação baixa sem dó).
Obs.2: No mais, gostei da sua redação, continue treinando redação para arrasar com a nota mil em 2020! :)